Educar
significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem
orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento
das capacidades infantis.
Em busca de
melhoria da prática pedagógica os professores se sentem responsáveis por
mudanças na organização do planejamento da escola. Por isso a escola parceira
desenvolve um trabalho onde torna acessível uma educação onde as crianças que a
freqüentam enriqueçam o seu desenvolvimento, oferecendo às crianças condições
para aprendizagem, que ocorrem nas brincadeiras e também nas aprendizagens
orientadas pela professora, isso ocorre de maneira integrada no processo de
desenvolvimento infantil.
Sabemos que
ensinar e educar na sociedade do conhecimento é desafiador tanto para o
professor quanto para o aluno que aprende. O papel do professor deve ser sempre
de um orientador da aprendizagem, fazendo assim a diferença na prática
pedagógica, saindo do espaço da sala de aula, ocupando de modo mais assíduo não
apenas os laboratórios e os espaços sociais da escola, como também os
disponíveis na comunidade, realizar atividades que privilegiam a dinâmica de
projetos, que possibilitem o aluno
responsabilidade ante o seu aprendizado.
A escola deve
propor que o aluno se sinta participante dela e da comunidade e que ele perceba
sua verdadeira importância dentro dela. Cabe as escolas, portanto desempenhar
esse papel juntamente com seus professores, funcionários , pais e comunidade.
Em meu estágio
com a Educação Infantil pude perceber que os alunos apesar de pouca idade são
bastante comprometidos, interessados pela escola, cada um com sua realidade, e
tempo de aprendizagem, a professora procura realizar atividades que incentivem aos
alunos a realizá-las, percebi também que família esta sempre presente na escola
e acompanhando o trabalho da professora e dos seus filhos. Já no primeiro ano,
onde fiz meu estágio e sou professora, noto desde o inicio do ano que a turma
veio da Pré escola não muito preparada estou enfrentando dificuldades com
alguns alunos, mas procuro de todas as formas solucionar todas essas
dificuldades e aos poucos os resultados estão aparecendo, pois cada aluno
precisa de seu tempo para desenvolver seu aprendizado enquanto uns estão além
outros estão começando e ai cabe ao professor desenvolver trabalhos que
incentive ambos e também fazer
atividades diferenciadas .
Proporcionar a
socialização e vivência de novas situações, desenvolvimento integral da criança,
em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social é fundamental para
o processo de ensino aprendizagem.
O professor
deve atuar de forma consciente, sempre planejando de acordo com a realidade do
aluno, a interação professor/ aluno, cria condições favoráveis para que os
conhecimentos levem o aluno a desenvolver a capacidade de realizar
aprendizagens significativas.
Postado por Maristela Kurkowski Prates
Postado por Maristela Kurkowski Prates
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