terça-feira, 4 de novembro de 2014

Estratégias metodológicas para ensino de alunos surdos

Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos

          A construção de um caminho pedagógico para alunos com surdez, numa perspectiva inclusiva, tem encontrado dificuldades para se efetivar, em virtude de problemas relacionados a decisões político-filosóficas, pedagógicas, metodológicas e de gestão, e planejamento da escola.
           A intenção é esclarecer que o ato educativo referente a escola para o aluno       com surdez , diz respeito ao cotidiano pedagógico , e precisa ser redirecionado construindo novas e infinitas possibilidades que levem o aluno a uma aprendizagem contextualizada e significativa, valorizando o seu potencial e desenvolvendo suas habilidades cognitivas, lingüísticas e sócio-afetivas.  
           As escolas comuns ou especiais visam à capacitação a capacitação de alunos com surdez para a utilização da língua na modalidade oral, o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola.
           É necessário reinventar as formas de trabalhar na escola e suas práticas pedagógicas, rompendo com os modos lineares do pensar e agir no que se refere à escolarização.
          Muitos desafios precisam ser enfrentados e as propostas educacionais revistas, para que resulte em novas práticas de ensino aprendizagem consistentes e produtivas para a educação de alunos com surdez nas escolas.
          Os alunos com surdez não podem ser reduzidos ao chamado mundo surdo, com uma identidade e uma cultura surda, os alunos com surdez são capaz de, produzir conhecimento, são capazes de adquirirem e desenvolverem não somente os processos visuais-gestuais, mas também de leitura e escrita, e de fala se desejarem. 
          A escola deve estar preparada e voltada para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos surdos, compreenderem cada aluno em suas singularidades e diferenças.
          As práticas de sala de aula devem ser articuladas por metodologias que estimulem vivencias e que levem o aluno a aprender a aprender, propiciando condições essenciais de aprendizagem, através dessa metodologia o aluno aprende a desenvolver a linguagem e a língua, o pensamento, as aptidões, as habilidades e os talentos, o professor com sua prática pedagógica deve realizar pesquisa sobre o assunto a ser estudado e elaborar um plano de trabalho envolvendo os conteúdos curriculares, desenvolvendo atividades complementares com os alunos com surdez esse trabalho contribui para que o aluno participe das aulas, compreendendo o que é ensinado pelo professor e interagindo com os colegas, esse trabalho possibilita a ampliação da relação dos alunos com o conhecimento, levando-os a formular idéias, questionamentos, para que construam conhecimentos, as aulas devem ser planejadas pelos professores das diferentes áreas.
        As línguas de sinais , assim como as línguas orais , possibilitam aos seus usuários discutir, avaliar e relacionar temas, a língua de sinais não é universal e cada país possui a sua própria língua de sinais com variações regionais.
      O uso de libras nas escolas desenvolve práticas pedagógicas, que favorecem o ensino da língua para os alunos com surdez, todo o aluno com surdez tem o direito de ter acesso ao aprendizado de libras desde a educação infantil, para sua apropriação de maneira natural e ao longo das etapas de educação básica.

      O respeito e o oferecimento do atendimento educacional especializado para aluno com surdez é direito do aluno, e não deve ser questionado, pois é a aceitação de sua diferença que assegurará a sua aprendizagem.  

Postado por Maristela kurkowski Prates

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