terça-feira, 4 de novembro de 2014

Gestão escolar democrática

A gestão escolar, tem como desafio envolver, articular e promover a ação das pessoas nos processos de planejamento e tomada de decisões e a avaliação dos resultados alcançados, na concepção de educação como formação na aprendizagem dos alunos. Transformar a escola num lugar onde se desenvolvam novas experiências, igualdade de condições para acesso dos alunos e sua permanência é um desafio não só do gestor , mas dos professores, pais, funcionários e alunos, para assim tornar realidade uma educação básica de qualidade.
A gestão democrática participativa da minha escola parceira busca, pelo diálogo e também pela mobilização das pessoas, tendo um projeto pedagógico como base, e a valorização dos profissionais. A organização da gestão de uma escola é melhor quando o trabalho ocorre em equipe. As equipes gestoras precisam articular-se com pais, alunos, e professores, conselho escolar, CPM, e grêmio estudantil, essas equipes fazem o acompanhamento e a ficalização dos recursos públicos aplicadas na escola.
Cada sistema de ensino tem autonomia para a elaboração de normas de gestão democrática, essas normas, tem a participação dos profissionais da educação e são elaboradas através do projeto pedagógico da escola, assim como a das comunidades escolares.

Postado por Maristela kurkowski Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário