1-
A
FUNÇÃO DO EDUCADOR
Sabe-se
que todo exercício profissional, prima pela qualidade, quanto mais experiência
for comprovada, bem como preparar-se para nela atuar com tarefas que conduzam
para uma melhor preparação e domínio de habilidades e competências necessárias
para seu desempenho, pois somente assim gerará o desenvolvimento de diversas
qualidades inerentes à prática e totalmente indispensáveis à sua realização.
Na
sua prática pedagógica o conteúdo, aluno e a realidade familiar estão sempre em
sintonia, acreditando que trabalhando os valores humanos e fraternos teremos
alunos preparados para a vida.
Os
professores tem a esperança que a escola faça diferença na vida de seus alunos,
que consigam discernir o que é certo e errado. Privilegiando não apenas o
espaço da sala de aula, mas todas as dimensões e oportunidades de aprendizagem
que possam ser explorados e desenvolvidos.
É
necessário articular o saber da escola com a comunidade, num relacionamento que
deva promover o desenvolvimento pleno do aluno, como pessoa, cidadão,
trabalhador, etc. Isto requer convívio democrático, para que haja troca
incessante de experiências entre todos os envolvidos neste processo, dentro e
fora dela.
Ensinar a aprender é ensinar estratégias de aprendizagem,
portanto, é fazer aprender a aprender, de modo que o modelo pedagógico seja
capaz de desenvolver os processos de pensamento para construir o conhecimento,
que não é exclusividade de quem ensina ou aprende.
Enfrentar
desafios e as dificuldades, diante da necessidade de aprender a trabalhar com
elementos que não fizeram parte de sua formação acadêmica e nem tampouco de sua
geração, requer muita persistência para vencer os obstáculos.
2 A ARTE DE ENSINAR
A educação (o ensino) pode
ser mais prazerosa e significativa através de atividades lúdicas e
brincadeiras. O importante é que a criança se envolva mais e sua infância seja
respeitada.
De acordo com KISHIMOTO
(1999,p.54):
Os jogos e os
brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem num mundo de
fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde realidade e faz de conta
se confundem.
O
mais importante na prática docente é avaliar sua atuação e rever muitos
posicionamentos, acompanhar a evolução tecnológica, situar-se e contextualmente
modificar sua prática como resposta a problemas apresentados, depois de
comprovar a eficácia de como resolvê-los. Através de sua avaliação, a
compreensão inicial do professor sobre o problema que se transforma.
Portanto,
a decisão de adotar estratégia de mudança, precede o desenvolvimento da
compreensão. A ação inicia a reflexão, que só se reflete e refaz aquilo que já
foi experimentado, como a experiência profissional.
A
fase da experiência que se inicia com o
estágio e se prolonga durante toda a vida profissional, deve propiciar a
complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados,
avaliados, a fim de se constituírem instrumentos de integração, treinamento,
prático de aperfeiçoamento técnico e cultural, bem como o aprimoramento
interpessoal indispensável para um bom desempenho docente.
3
NECESSIDADE
DE APRENDIZAGEM
Com relação à ludicidade,
Wallon traz uma contribuição importante para o desenvolvimento da criança. Para
ele, a compreensão infantil é uma simulação que vai do outro a si mesmo, e de
si mesmo ao outro.
Com relação à aprendizagem
da criança, assimila que quanto maior é o número de possibilidades, tanto maior
é sua indeterminação, e quanto maior for a indeterminação tanto maior será a
margem dos progressos. Isso estabelece de certo modo o duplo sentido do
desenvolvimento, posto que a motivação orgânica, determinada a prioridade por
aspectos biológicos, também pode ser favorecida pelos estímulos do meio.
Dessa
forma, o professor deve ser cheio de esperança, acreditar que o caminho para a
educação dependerá da escolha. Formar cidadãos passivos diante do mundo e da
sua própria realidade é isso que esta escola pretende e está realizando.
A
profissão de professor é sem dúvida, uma dádiva de Deus, é a produção de um
saber dinâmico, reflexivo, progressivo, que através de sua própria
investigação, descobre o processo educativo. A meta principal de um educador
quanto de um professor principiante que busca a experiência e o domínio
necessário dos saberes que lhe permitirão o seu sucesso profissional.
É indispensável para uma boa
atuação docente o domínio das informações relativas ao seu campo de atuação, à
escola, sua estrutura, sua clientela, seu corpo docente, parte física, recursos
que dispõe relacionamento professor-aluno, do professor e da escola com as
famílias e colegas, projetos que desenvolve, para que saiba onde está inserido
e o que pode contribuir para uma nova realidade educacional.
4
CONSTRUÇÃO
DO CONHECIMENTO
Quando se está na busca do
aperfeiçoamento, estamos abertos para o conhecimento e desenvolvimento
intelectual. Estamos buscando mais e mais conhecimentos para realizar melhor a prática do ensino e não apenas
ensinar teorias,devemos buscar o conhecimento como uma utopia.
No momento em que as ações
do educador possam refletir sobre a vida dos educandos, há a necessidade de
rever a prática educativa através de uma reflexão crítica de hoje, assumir-se
como ser e estar educador, capaz de mudar, promover-se, sair do estado de
ingenuidade para a curiosidade, ser sujeito do seu próprio conhecimento, tendo
consciência de que construir o saber junto ao educando dependerá da relevância
dada ao contexto social, á comunidade onde está inserida,as suas
tradições,aproximando dos conteúdos à realidade vivida,mostrando através do
diálogo a razão do conhecimento, colaborando com o interesse do educando e do
educador.
O docente deve estar
comprometido com uma educação digna, com uma prática educativa coerente,
tornando-se um ser que se motiva e anima através da esperança,que tolera e
ensina, aprende estando em busca do conhecimento teórico-prático (capacitação e
formação pesquisa),da relação decente-discente, portanto, uma educação
discente.
CONCLUSÃO
Ao
concluir este relatório foi descrito algumas informações de várias referências
bibliográficas, bem como reflexões a respeito das mesmas. Tornando o educar uma
especificidade humana que envolve sentimentos, independente da faixa etária que
atue o docente tem consigo a responsabilidade ética do sonho, dos valores, da
busca e da transformação, da certeza que a tarefa que exerce é uma tarefa
alegre por natureza.
Acredita-se
que para os educadores o que é mais relevante na prática pedagógica cotidiana é
o resgate da auto-estima do professor e a alegria de ensinar, bem como o
desempenho e o aprendizado do aluno, dentre outros como o conhecimento social
do meio onde se atua e a diversidade de recursos e metodologias adequadas a
cada caso, aliados aos conhecimentos inerentes dos componentes curriculares e
dos fins gerais da educação.
Enfim,
educador é aquele que sabe fazer da prática educativa um elo da corrente da
transformação da realidade elitista de hoje no futuro igualitário de amanhã que
fundamenta sua docência na prática do amor que rompe todas as barreiras da
ignorância e da utopia, é um mensageiro da esperança, de um mundo na qual todos
tem o seu espaço, sua voz e sua vez.
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