domingo, 19 de outubro de 2014


                             QUAL O PROJETO DA ESCOLA II

LEMA DA ESCOLA PARCEIRA: “Promover a união e cooperação na comunidade para juntos fazermos a educação”

                       Nesta primeira visita relacionada ao estágio de gestão, na escola parceira, estivemos conversando com a diretora Sra. Lisiane, conversamos sobre muitos dos pontos relacionados abaixo e também recebemos cópias do PPP que servirá de guia em todos nossos passos neste estágio.

                       A Escola Eulália Irion tem entre seus objetivos melhorar a qualidade da educação, a inclusão social com a construção de uma cultura de paz, promovendo a integração da família com a escola, oportunizando a professores e funcionários momentos de estudo e reflexão tendo assim uma formação continua em áreas especificas, com ênfase na educação especial, criando com isso condições de ampliar o conhecimento do aluno, despertando seu interesse pela preservação da natureza, pela convivência social e o respeito à cultura, artes e esporte. Visa também estabelecer procedimentos  de desenvolvimento da cultura, de sociedade inclusiva por meio de praticas educacionais  que respeitem e valorizem as diferenças, como meio de enriquecimento cultural de pessoas e grupos sociais.

                      Temos na escola uma organização democrática  e participativa, com a direção e CPM (conselho de pais e mestres) eleitos de forma direta pelo voto da comunidade escolar, sendo o CE (conselho escolar) escolhido em assembleia com a participação de todos os segmentos, estes segmentos se organizam através de um plano de desenvolvimento e estratégias. A escola recebe a merenda escolar, material administrativo e pedagógico através da Secretaria Municipal de Educação, portanto não administra financeiramente, e as verbas que chegam à escola são através do CPM, de projetos como o PDE interativo com verba do governo federal.   

                      A escola busca incentivar a participação de pais e comunidade em geral através das eleições da direção da escola e CPM, da assembleia para escolha do CE e de festas comemorativas como dia das mães, dos pais, festa junina, dia das crianças e comemorações natalinas bem como em palestras e entrega de boletins. A escola tem como método a formação de fila para entrada em  e sala de aula no inicio e volta do recreio, sendo que toda a segunda-feira  no inicio é executado o hino nacional, o hino Rio-grandense e o hino da escola de maneira alternada, tendo o recreio 15 minutos de duração e a merenda é distribuída nas salas de aula antes desse.

                      A direção tem como desafio o rendimento e a falta de interesse dos alunos, junto com o pouco comprometimento dos pais e isto ocasionam o pouco respeito e a falta de valores dos alunos, enfrenta ainda o pouco espaço físico e sendo a escola formada por pavilhões a falta de cobertura do pátio, e de um espaço apropriado  a prática da educação física.

                      Em seu espaço físico  existem oito (8) salas de aula, uma (1) secretaria, um (1) laboratório, uma (1) biblioteca, uma (1) cozinha, uma (1) sala para os professores com banheiro, um (1) banheiro feminino e um (1) masculino, um (1) banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais, um (1) laboratório de informática, uma (1) sala para educação infantil com banheiros e uma (1) sala de acessibilidade, todos estes ambientes tem a finalidade de proporcionar o bem estar, com isso facilitar o desenvolvimento dos professores e alunos no desempenho de suas funções.

                      Sabemos que a gestão democrática  foi prevista na constituição de 1988 em seu artigo 288, no PNE, lei 10.172 de 2001 e na LDB, lei 9.394 de 1996 e esta inserida em muitos PPP, todo esse aparato legal tinha por objetivo dar autonomia financeira, administrativa e pedagógica e com isso melhorar o desempenho, pois a escola poderia se adaptar melhor no meio ao qual está inserida, acontece que houve uma inversão com praticas administrativas equivocadas que estavam deixando a educação dependente do mercado. A gestão para ser realmente democrática deve ter a participação de todos, não só em atos, mas das estâncias colegiadas como COM, CE, indicando rumos e planos da gestão e isso garante a participação na edificação de métodos de participação e implantação de modelos de gestão.

                      Como podemos ver a gestão democrática é um processo que pode se desenvolver de diversas maneiras, com muitas possibilidades de administração, é um processo que busca tomar suas decisões com a participação de todas as partes envolvidas.  

FILOSOFIA DA ESCOLA: “Pretende  através dos objetivos propostos, a intenção de criar um quadro de educadores críticos, atuantes, conscientes, comprometidos com seu papel político cultural  e educacional, permitindo assim a formação de um aluno que se torne um cidadão livre, fraterno, participante, crítico atuante, reflexivo e solidário, integrado em sua comunidade e disposto a trabalhar pelo desenvolvimento desta.

                      Nossa intenção é que os alunos tornem-se homens conscientes de seu papel na história, amantes de sua cultura e da natureza.”

             Referencias: Conversas com a diretora da EMEF Eulália Irion

                                   Projeto Político Pedagógico da escola parceira

                                       Caderno Temático Gestão Democrática da Universidade Estadual de Londrina.

                             Job da Silveira Gomes /Licenciatura em Pedagogia a distancia

                            UAB/UFPEL Cacequi - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário