QUAL O PROJETO DA ESCOLA II
LEMA
DA ESCOLA PARCEIRA: “Promover a união e cooperação na comunidade para juntos
fazermos a educação”
Nesta
primeira visita relacionada ao estágio de gestão, na escola parceira, estivemos
conversando com a diretora Sra. Lisiane, conversamos sobre muitos dos pontos
relacionados abaixo e também recebemos cópias do PPP que servirá de guia em
todos nossos passos neste estágio.
A
Escola Eulália Irion tem entre seus objetivos melhorar a qualidade da educação,
a inclusão social com a construção de uma cultura de paz, promovendo a
integração da família com a escola, oportunizando a professores e funcionários
momentos de estudo e reflexão tendo assim uma formação continua em áreas
especificas, com ênfase na educação especial, criando com isso condições de
ampliar o conhecimento do aluno, despertando seu interesse pela preservação da
natureza, pela convivência social e o respeito à cultura, artes e esporte. Visa
também estabelecer procedimentos de
desenvolvimento da cultura, de sociedade inclusiva por meio de praticas
educacionais que respeitem e valorizem
as diferenças, como meio de enriquecimento cultural de pessoas e grupos
sociais.
Temos na escola uma
organização democrática e participativa,
com a direção e CPM (conselho de pais e mestres) eleitos de forma direta pelo
voto da comunidade escolar, sendo o CE (conselho escolar) escolhido em
assembleia com a participação de todos os segmentos, estes segmentos se
organizam através de um plano de desenvolvimento e estratégias. A escola recebe
a merenda escolar, material administrativo e pedagógico através da Secretaria
Municipal de Educação, portanto não administra financeiramente, e as verbas que
chegam à escola são através do CPM, de projetos como o PDE interativo com verba
do governo federal.
A escola busca incentivar
a participação de pais e comunidade em geral através das eleições da direção da
escola e CPM, da assembleia para escolha do CE e de festas comemorativas como
dia das mães, dos pais, festa junina, dia das crianças e comemorações natalinas
bem como em palestras e entrega de boletins. A escola tem como método a
formação de fila para entrada em e sala
de aula no inicio e volta do recreio, sendo que toda a segunda-feira no inicio é executado o hino nacional, o hino Rio-grandense
e o hino da escola de maneira alternada, tendo o recreio 15 minutos de duração
e a merenda é distribuída nas salas de aula antes desse.
A direção tem como
desafio o rendimento e a falta de interesse dos alunos, junto com o pouco
comprometimento dos pais e isto ocasionam o pouco respeito e a falta de valores
dos alunos, enfrenta ainda o pouco espaço físico e sendo a escola formada por
pavilhões a falta de cobertura do pátio, e de um espaço apropriado a prática da educação física.
Em seu espaço físico existem oito (8) salas de aula, uma (1)
secretaria, um (1) laboratório, uma (1) biblioteca, uma (1) cozinha, uma (1)
sala para os professores com banheiro, um (1) banheiro feminino e um (1)
masculino, um (1) banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais, um
(1) laboratório de informática, uma (1) sala para educação infantil com
banheiros e uma (1) sala de acessibilidade, todos estes ambientes tem a
finalidade de proporcionar o bem estar, com isso facilitar o desenvolvimento
dos professores e alunos no desempenho de suas funções.
Sabemos que a gestão
democrática foi prevista na constituição
de 1988 em seu artigo 288, no PNE, lei 10.172 de 2001 e na LDB, lei 9.394 de
1996 e esta inserida em muitos PPP, todo esse aparato legal tinha por objetivo
dar autonomia financeira, administrativa e pedagógica e com isso melhorar o
desempenho, pois a escola poderia se adaptar melhor no meio ao qual está inserida,
acontece que houve uma inversão com praticas administrativas equivocadas que
estavam deixando a educação dependente do mercado. A gestão para ser realmente
democrática deve ter a participação de todos, não só em atos, mas das estâncias
colegiadas como COM, CE, indicando rumos e planos da gestão e isso garante a
participação na edificação de métodos de participação e implantação de modelos
de gestão.
Como podemos ver a gestão
democrática é um processo que pode se desenvolver de diversas maneiras, com
muitas possibilidades de administração, é um processo que busca tomar suas
decisões com a participação de todas as partes envolvidas.
FILOSOFIA DA ESCOLA: “Pretende através dos objetivos propostos, a intenção de
criar um quadro de educadores críticos, atuantes, conscientes, comprometidos
com seu papel político cultural e
educacional, permitindo assim a formação de um aluno que se torne um cidadão
livre, fraterno, participante, crítico atuante, reflexivo e solidário,
integrado em sua comunidade e disposto a trabalhar pelo desenvolvimento desta.
Nossa intenção é que os alunos tornem-se homens conscientes de seu papel
na história, amantes de sua cultura e da natureza.”
Referencias: Conversas com a
diretora da EMEF Eulália Irion
Projeto Político Pedagógico da escola parceira
Caderno Temático
Gestão Democrática da Universidade Estadual de Londrina.
Job da Silveira
Gomes /Licenciatura em Pedagogia a distancia
UAB/UFPEL Cacequi -
RS
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