Das situações limites ao inédito viável
O estagio em gestão escolar tem
por objetivo mostrar como funciona uma escola, vimos sua forma administrativa e
pedagógica, suas dificuldades e providências adotadas para sana-las, o Projeto
Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar (RE), como são feitos e
atualizados. Seus sujeitos, como participam e com que frequência.
A Escola Municipal de Ensino
Fundamental Eulália Irion está localizada a Rua Duque de Caxias s/n nos altos
da Vila Iponã tendo ao fundo um dos pontos mais característicos do lugar, a
velha antena, pioneira na emissão de sinais televisivos e teve seu inicio
através do decreto nº 50 de 28 de Fevereiro de 1956. O educandário está sob a
direção da Prof. Lisiane Soares Urrutia que também preside o Conselho Escolar,
tem como coordenadora pedagógica a Prof. Jurema Sabino e como presidente do CPM
a Sra. Cristiane Souto Cesar, a escola tem em seu quadro 20 (vinte) professores
e 5 (cinco) funcionários que trabalham com 189 (cento e oitenta e nove) alunos
distribuídos do 1º ano a 8ª série e o EJA, que são filhos de servidores
públicos, agricultores, trabalhadores do campo, tendo um numero significativo
de alunos com pais subempregados. Seu prédio conta com 8 (oito) salas de aula,
secretaria, laboratório, biblioteca, cozinha, sala de professores, laboratório
de informática, 5 (cinco) banheiros, sendo um adaptado para pessoas com
necessidades especiais e outro para a pré-escola, mas ressente-se da falta de
um refeitório, de lugar adequado a práticas esportivas e de mais espaço na
biblioteca, mas seu maior desafio é vencer a falta de interesse dos alunos,
principalmente daqueles que estão na fase da adolescência e o não
comprometimento dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, e
para isso aparecem desculpas, como falta de tempo e dificuldade no transporte
para aqueles que moram no interior do município.
A instituição mantém algumas
parcerias como: Atleta na escola, Mais cultura, Inglês sem fronteira e União
faz a vida, embora sua administração financeira seja responsabilidade da
Secretaria de Educação do Município, a escola recebe verbas de projetos dos
governos federal e estadual através do Circulo de Pais e Mestres (CPM) e tem
liberdade de implantar suas políticas pedagógicas e administrativas através da
participação aberta a todos que queiram contribuir para
que
atinja uma educação de qualidade, restaurando o senso critico e estabeleça uma
hierarquia de valores.
As instituições escola e
família são frutos da sociedade que, por meio delas, educa, socializa e
civiliza os cidadãos em prol de seu desenvolvimento. Como produções sociais,
tanto a escola como a família, são instituições educativas e sofrem,
constantemente, modificações de acordo com as finalidades e exigências do
contexto socioeconômico, político e cultural que as produzem. (Ana Paula
Oliveira Rescia/João Augusto Gentilini em Integração escola e família mediada
pela gestão escolar: um estudo de caso).
No Projeto político pedagógico
consta como Lema “Promover a união e cooperação na comunidade para juntos
fazermos a educação” e este foi composto após um amplo debate entre os
segmentos que a compõem e nele estão contemplados os anseios de alunos,
professores, pais, funcionários e a comunidade da Vila Iponã, mas continua sem
um caráter definitivo, pois no decorrer do ano letivo estará sendo acompanhado
e avaliado pelo grupo, portanto este é o referencial que da o parâmetro a
educação que queremos, com fundamentos políticos, sociais e econômicos
apontando um futuro melhor. Conforme palavras da professora Sirlei a “concepção
da escola é baseada no Plano Político pedagógico” e a diretora Lisiane diz que
é ele que “determina a proposta pedagógica, pois nele consta que a escola deve
promover a integração família/escola, oportunizando a professores e
funcionários momentos de estudo e reflexão para que tenham uma formação
continua em áreas especificas do conhecimento em particular na educação
especial. Nele estão contidas as metas da escola, como: qualidade do ensino,
saúde e nutrição, redução de evasão e repetência e palestras, sua programação
anual de aulas e comemorações.
O Projeto Político
Pedagógico define a identidade da escola e indica caminhos para o ensino com
qualidade (Noemia Lopes)
No regimento escolar consta que
a entidade mantenedora é a Prefeitura Municipal/Secretária Municipal de
Educação, contendo sua organização pedagógica, forma de avaliação com estudos
de recuperação, determinando direitos e deveres dos componentes da escola com
as devidas normas de convivência.
É o Regimento Escolar, o
legitimador e legalizador dos atos escolares, consoante legislação vigente. É o
resultado do pacto celebrado entre todos que fazem a escola, visando à
normatização das relações, direitos e deveres. (Portal SIEP).
Lembro
que em uma das visitas em um bate papo com os funcionários da escola, quando um
deles disse que trabalhar na escola “representa a vida profissional e a
dignidade como pessoa e encaminha a formação de alunos para a vida em todos os
seus aspectos sendo uma extensão da família criando laços afetivos entre as
pessoas ”, outro disse que “antes de trabalhar ali não tinha a noção de quanto
era importante e o quanto aprendeu convivendo com alunos e professores
, aprendizado esse que em muito
melhorou seu modo de ver a vida e de conviver com pessoas”, foi ai que eu senti
que tem muita gente comprometida com a educação e o saber, que nem vale a pena
falar daqueles poucos que estão “se lixando” para o que possa acontecer com
aqueles estudantes.
Para resolver o problema da
falta de interesse dos alunos deve a escola investir em diferentes práticas,
criando oficinas e palestras que atraiam os alunos e desperte neles o interesse
pelo aprendizado, sendo essas debatidas e combinadas com estes. A “falta de
tempo” desculpa muito usada pelos pais pode ser contornada com horários e dias
alternativos e nunca desistir de mostrar a importância de seus acompanhamentos
para o desenvolvimento de seus filhos e combater a falta de interesse antes
citada. Proporcionar aos professores cursos de atualização, para que estes se
mantenham comprometidos e atualizados na condução de suas aulas, e criar
mecanismos para que os participantes do grupo não sintam-se desmotivados ou
desvalorizados.
Uma das
categorias mais importantes porque provocativa de reflexões nos escritos da
Pedagogia do Oprimido é o “inédito viável”. Pouco comentada e arrisco dizer
pouco estudada, essa categoria encerra nela toda uma crença no sonho possível e
na utopia que virá, desde que os que fazem a sua história assim queiram,
esperanças bem próprias de Freire. (Ana Maria Araújo Freire em nota 1 do livro
Pedagogia do Oprimido).
Nenhum comentário:
Postar um comentário