domingo, 19 de outubro de 2014


             Das situações limites ao inédito viável

 

O estagio em gestão escolar tem por objetivo mostrar como funciona uma escola, vimos sua forma administrativa e pedagógica, suas dificuldades e providências adotadas para sana-las, o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar (RE), como são feitos e atualizados. Seus sujeitos, como participam e com que frequência.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Eulália Irion está localizada a Rua Duque de Caxias s/n nos altos da Vila Iponã tendo ao fundo um dos pontos mais característicos do lugar, a velha antena, pioneira na emissão de sinais televisivos e teve seu inicio através do decreto nº 50 de 28 de Fevereiro de 1956. O educandário está sob a direção da Prof. Lisiane Soares Urrutia que também preside o Conselho Escolar, tem como coordenadora pedagógica a Prof. Jurema Sabino e como presidente do CPM a Sra. Cristiane Souto Cesar, a escola tem em seu quadro 20 (vinte) professores e 5 (cinco) funcionários que trabalham com 189 (cento e oitenta e nove) alunos distribuídos do 1º ano a 8ª série e o EJA, que são filhos de servidores públicos, agricultores, trabalhadores do campo, tendo um numero significativo de alunos com pais subempregados. Seu prédio conta com 8 (oito) salas de aula, secretaria, laboratório, biblioteca, cozinha, sala de professores, laboratório de informática, 5 (cinco) banheiros, sendo um adaptado para pessoas com necessidades especiais e outro para a pré-escola, mas ressente-se da falta de um refeitório, de lugar adequado a práticas esportivas e de mais espaço na biblioteca, mas seu maior desafio é vencer a falta de interesse dos alunos, principalmente daqueles que estão na fase da adolescência e o não comprometimento dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, e para isso aparecem desculpas, como falta de tempo e dificuldade no transporte para aqueles que moram no interior do município.

A instituição mantém algumas parcerias como: Atleta na escola, Mais cultura, Inglês sem fronteira e União faz a vida, embora sua administração financeira seja responsabilidade da Secretaria de Educação do Município, a escola recebe verbas de projetos dos governos federal e estadual através do Circulo de Pais e Mestres (CPM) e tem liberdade de implantar suas políticas pedagógicas e administrativas através da participação aberta a todos que queiram contribuir para

que atinja uma educação de qualidade, restaurando o senso critico e estabeleça uma hierarquia de valores.

As instituições escola e família são frutos da sociedade que, por meio delas, educa, socializa e civiliza os cidadãos em prol de seu desenvolvimento. Como produções sociais, tanto a escola como a família, são instituições educativas e sofrem, constantemente, modificações de acordo com as finalidades e exigências do contexto socioeconômico, político e cultural que as produzem. (Ana Paula Oliveira Rescia/João Augusto Gentilini em Integração escola e família mediada pela gestão escolar: um estudo de caso).

No Projeto político pedagógico consta como Lema “Promover a união e cooperação na comunidade para juntos fazermos a educação” e este foi composto após um amplo debate entre os segmentos que a compõem e nele estão contemplados os anseios de alunos, professores, pais, funcionários e a comunidade da Vila Iponã, mas continua sem um caráter definitivo, pois no decorrer do ano letivo estará sendo acompanhado e avaliado pelo grupo, portanto este é o referencial que da o parâmetro a educação que queremos, com fundamentos políticos, sociais e econômicos apontando um futuro melhor. Conforme palavras da professora Sirlei a “concepção da escola é baseada no Plano Político pedagógico” e a diretora Lisiane diz que é ele que “determina a proposta pedagógica, pois nele consta que a escola deve promover a integração família/escola, oportunizando a professores e funcionários momentos de estudo e reflexão para que tenham uma formação continua em áreas especificas do conhecimento em particular na educação especial. Nele estão contidas as metas da escola, como: qualidade do ensino, saúde e nutrição, redução de evasão e repetência e palestras, sua programação anual de aulas e comemorações.

O Projeto Político Pedagógico define a identidade da escola e indica caminhos para o ensino com qualidade (Noemia Lopes)

No regimento escolar consta que a entidade mantenedora é a Prefeitura Municipal/Secretária Municipal de Educação, contendo sua organização pedagógica, forma de avaliação com estudos de recuperação, determinando direitos e deveres dos componentes da escola com as devidas normas de convivência.

É o Regimento Escolar, o legitimador e legalizador dos atos escolares, consoante legislação vigente. É o resultado do pacto celebrado entre todos que fazem a escola, visando à normatização das relações, direitos e deveres. (Portal SIEP).

Lembro que em uma das visitas em um bate papo com os funcionários da escola, quando um deles disse que trabalhar na escola “representa a vida profissional e a dignidade como pessoa e encaminha a formação de alunos para a vida em todos os seus aspectos sendo uma extensão da família criando laços afetivos entre as pessoas ”, outro disse que “antes de trabalhar ali não tinha a noção de quanto era importante e o quanto aprendeu convivendo com alunos e professores

, aprendizado esse que em muito melhorou seu modo de ver a vida e de conviver com pessoas”, foi ai que eu senti que tem muita gente comprometida com a educação e o saber, que nem vale a pena falar daqueles poucos que estão “se lixando” para o que possa acontecer com aqueles estudantes.

Para resolver o problema da falta de interesse dos alunos deve a escola investir em diferentes práticas, criando oficinas e palestras que atraiam os alunos e desperte neles o interesse pelo aprendizado, sendo essas debatidas e combinadas com estes. A “falta de tempo” desculpa muito usada pelos pais pode ser contornada com horários e dias alternativos e nunca desistir de mostrar a importância de seus acompanhamentos para o desenvolvimento de seus filhos e combater a falta de interesse antes citada. Proporcionar aos professores cursos de atualização, para que estes se mantenham comprometidos e atualizados na condução de suas aulas, e criar mecanismos para que os participantes do grupo não sintam-se desmotivados ou desvalorizados.

Uma das categorias mais importantes porque provocativa de reflexões nos escritos da Pedagogia do Oprimido é o “inédito viável”. Pouco comentada e arrisco dizer pouco estudada, essa categoria encerra nela toda uma crença no sonho possível e na utopia que virá, desde que os que fazem a sua história assim queiram, esperanças bem próprias de Freire. (Ana Maria Araújo Freire em nota 1 do livro Pedagogia do Oprimido).

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