UMA
PERSPECTIVA CURRICULAR
Segundo
o texto de Delia Lerner, a laboração do currículo traduz-se em um caminho
problemático, de ordem didática, o qual só será solucionado através da própria
didática da língua. Ao se propor transformações didáticas é preciso considerar
e prever a articulação da proposta com as necessidades e pressões da
instituição escolar, pois o problema enfrentado sobre o currículo deve
preservar o sentido do saber ou das práticas que estão sendo ensinadas.
De acordo com a autora, elaborar um currículo não é fácil, além das
dificuldades didáticas, assume-se também a responsabilidade dessa elaboração,
tendo ainda de enfrentar as situações que surgem quanto às adversidades
existentes nas escolas.
Quem planeja os currículos deve fazer escolhas a partir do que já existe,
que já está elaborado, definindo critérios de utilização. As alterações e
mudanças curriculares na se fazem sem problemas e levam a criar novos desafios
para os educadores. Isto significa que currículos (o que ensinamos e o modo
como ensinamos), são respostas ao nosso modo de aprender o mundo, suas
exigências e suas modificações.
Nesse sentido, é necessário buscar soluções didáticas que possam
resolver os problemas curriculares e neste ponto, deve-se incluir não apenas os
currículos oriundos da escola, mas considerar os saberes trazidos do meio em
que vive, considerando que as mudanças devem ser feitas com o coletivo,
avaliando o que a escola já ensina e quais as consequências diante da
sociedade.
A escola tem de oferecer uma proposta que preserve a cultura vivida e
vivenciada do aluno e, através de estratégias de mudanças, integrá-la ao
currículo escolar.
O crescimento excessivo de conteúdos curriculares faz com os professores
tenham dificuldades de definir o que priorizar num determinado momento do
processo ensino aprendizagem e isso causa limitações e fragilidade para estabelecer
um processo contínuo de aprimoramento.
A autora destaca a importância de certos cuidados na organização da
proposta e do planejamento do professor para evitar o distanciamento do objeto
de conhecimento e a sua utilização pelo aluno no seu cotidiano.
Coloca a negligência das escolas, entre outros pontos importantes, que
devem ser discutidos e trabalhados com o mesmo valor dado às demais disciplinas
e não somente Matemática e Português. Cita ainda a necessidade e importância de
uma reflexão sobre as práticas de leitura dentro das escolas, as quais devem
ser trabalhadas com o objetivo de ler para a vida e não para a escola e que os
sujeitos consigam interpretar os vários sentidos que um texto propõe, com
possibilidades de usar, levando em conta os sentidos contidos no mesmo.
De acordo com Delia, é importante que o professor crie condições para
que o aluno participe ativamente da escrita a partir do início da alfabetização,
uma vez que hoje, os professores estão mais comprometidos com o ensino
aprendizagem enquanto que os alunos crescem dentro do mundo informatizado –
comunicação e informação, e para efetivar o processo de aprendizagem é
necessário que a leitura faça sentido para o aluno.
Conclui-se, portanto que é importante pensar o currículo como um
processo dinâmico, que continuamente propõe novos desafios aos educadores, que
as finalidades do currículo sejam discutidas pelas escolas, assegurando que o
aluno seja capaz de utilizar a leitura e a escrita para dar prosseguimento à
sua aprendizagem escolar, conseguindo com autonomia e independência produzir
textos escritos utilizados para as diversas aprendizagens.
Dentro deste contexto, acredita-se que muitas escolas já estão
trabalhando em função do desenvolvimento de projetos que venham de encontro com
as especificações legais e exigidas pela sociedade. Porém, ainda existe uma
preocupação em se criar situações significativas para os alunos, sendo que
através da postura do professor em ouvir o aluno e observar em que situação ele
se mobiliza para realizar com entusiasmo as atividades é possível criar
estratégias específicas de ensino da leitura e escrita.
Como consequência dessa proposta curricular é necessária a preparação
efetiva da escola e das práticas necessárias para a aprendizagem através de um
planejamento criterioso do trabalho do professor em consonância com os métodos
utilizados, sendo estes um conjunto de procedimentos e de decisões responsáveis
pela tarefa de alfabetizar, de ensinar a ler e a escrever, de dar letramento os
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário