CURRÍCULO ESCOLAR
Segundo a autora Délia Lener, todos os
problemas que se enfrentam-na produção curricular são didáticos , e que somente
a didática da língua pode contribuir para resolver, os saberes outras
disciplinas proporcionam não são suficientes para resolverem os problemas
curriculares.
O problema didático fundamental que se deve
enfrentar é o da preservação do sentido do saber ou das práticas que estão se
ensinando. Em relação ao projeto curricular deve-se preservar o sentido do
objeto de ensino( leitura e escrita) gerando uma certa fidelidade a forma como
eles são ensinados e aprendidos, por outro lado a preservação do sentido deve
ser considerado simultâneo e articulado do ponto de vista do conhecimento e da
perspectiva do sujeito que está tentando construir este conhecimento, o ideal é
que cada conteúdo seja apresentado para a criança de tal modo que ele consiga
interpretá-lo com os conhecimentos prévios que eleja possui e ao mesmo tempo
torne necessário a construção do conhecimento que se deseja ensinar.
Segundo a autora elaborar currículos é um
desafio e uma responsabilidade muito grande, porque certas decisões afetam
muito as escolas, sendo que cada uma possui uma realidade e problemas
diferenciados e nem tudo que é bom para uma serve para a outra.
Por isso se espera, de quem elabora os
currículos, é que tomem decisões levando em conta as diferenças sociais e
culturais dos alunos, currículos estes que devem valorizar os saberes que os
alunos adquirem antes de chegar a escola e a partir disso construir seus
conhecimentos.
Uma transformação no ensino da leitura e da
escrita favoreceria uma aprendizagem significativa, diminuindo a desigualdade
que existe entre as classes sociais.
É imprescindível construir condições
favoráveis para, assim, formar cidadãos
leitores e escritores, para que possam tornarem-se sujeitos capazes e
conscientes do seu poder social.
Portanto, o que percebi nas por onde
trabalhei é que existem alguns profissionais que não estão muito abertos a
inovações e a valorização do saber que o aluno adquiriu antes de entrar na
escola, profissionais estes que deveriam passar por uma reciclagem, revendo a
sua prática de ensinar, porque já foi o tempo em que o professor era para
ensinar e o aluno para aprender.
Mas também percebi que existem
profissionais comprometidos com sua classe, com seus alunos, profissionais que
não hesitam em mudar de estratégia quando percebem que o resultado não está
sendo satisfatório, professores que estão sempre buscando o melhor para seus
alunos e assim formando “cidadãos” que é o verdadeiro papel da escola.
Classic Earrings - Titanium Arts
ResponderExcluirClassic Earrings titanium 170 welder - Titanium Arts, T-shirts and titanium frames Accessories. micro touch trimmer Classic titanium apple watch band earrings. Classic earrings. T. titanium dioxide sunscreen Shoes.