EXPERIÊNCIA DOCENTE DE ESTÁGIO
Trabalho apresentado à Cultura,
Processos de Ensino e Prática Docente- Estudos Integradores (EI) II, no Curso
Licenciatura em Pedagogia, modalidade à distância, da Universidade Federal de
Pelotas.
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RESUMO
O
presente artigo tem por objetivo principal criar uma reflexão se o estágio da
prática docente contribuiu para o aprendizado dos alunos, se os planejamentos
foram desenvolvidos conforme combinado e qual a importância da prática
pedagógica do professor nesse processo. Neste artigo veremos algumas teorias de
aprendizagem da prática docente que foram importantes, pois além de reconhecer
à dinâmica e o desenvolvimento envolvidas nos atos de ensinar e aprender
facilitou ao professor adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes que
permitirá alcançar os objetivos de ensino. O aluno é um individuo ativo na
busca e no desenvolvimento da aprendizagem e o docente é o mediador desse
processo tão importante para a constituição do ser humano. O docente estagiário
precisa motivar seus alunos para que se sintam estimulados para o seu
desenvolvimento em sala de aula, proporcionando um ambiente que o aluno possa
criar comparar, discutir e perguntar, ou seja, aplicar os conhecimentos.
Palavras-chave: reflexão- estágio- prática pedagógica
INTRODUÇÃO
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O
estágio realizou-se na Escola Estadual de Ensino Médio e Politécnico Nossa
Senhora das Vitórias, em Cacequi, na turma do EJA, turno noite.
Após as
observações e planejamentos, foi possível entender melhor o que a turma
necessitava aprender e de que forma poderia atraí-la para a sala de aula.
O docente de hoje em dia
muitas vezes tem a ideia de que ensinar é apenas apresentar e explicar o
conteúdo proposto, mas pelo contrario devemos contextualizar o assunto trabalhado
de acordo com a realidade do aluno. A aprendizagem não é apenas inteligência e
conhecimento, mas também uma interação entre as pessoas para a identificação
pessoal.
Os docentes estão cada vez
mais preocupados com o desenvolvimento da aprendizagem e procuram aprofundar
suas praticas pedagógicas nas diversas teorias. Para uma boa aprendizagem
escolar e para o sucesso do seu desenvolvimento, é necessária a presença de
três elementos: o aluno, o professor e a situação de aprendizagem. A principal
função do professor no processo ensino-aprendizagem é a de orientar de forma
ativa e desenvolver um papel de guia para o aluno, de forma a estabelecer um
apoio cognitivo.
A
escola da qual foi feita a observação e regência em sala de aula, após ter
passado por vários processos, hoje denomina-se como Escola Estadual de Ensino
Médio Nossa Senhora das Vitórias, localizada na rua Rui Barbosa, n° 130- Vila
Cândido, Cacequi-RS. Sua equipe pedagógica administrativa compõe-se por uma (1)
diretora, três (3) vice-diretoras, três (3) coordenadores de turno, uma (1)
orientadora educacional, funcionando em turno integral.
As
modalidades de ensino ofertadas abrangem ensino fundamental, EJA (ensino
fundamental) e ensino médio e politécnico. Sua infra-estrutura constitui-se por
um (1) prédio administrativo, quatro (4) pavilhões que comportam entre si doze
(12) salas, biblioteca, sala de áudio visual, sala de informática, laboratório,
cozinha, nove (9) banheiros, uma (1) área coberta, quadra poli esportiva e
pracinha.
A
referida escola tem como missão oferecer uma educação de qualidade, desenvolver
o processo de planejamento para que haja o comprometimento de todos envolvidos
com o ato educativo, construindo uma escola voltada para a valorização do
pedagógico, humano e social do aluno como um todo, seu potencial como um espaço
de elaboração de inovações constante integrando assim a ação de todos os
segmentos da comunidade escolar agindo na construção de um significado
democrático, participativo, social, atuante e modificador.
Sua
ação social está inserida na escola aberta que desenvolve vários tipos de
atividades e nas campanhas de agasalho e alimentos desenvolvidos pela escola.
1.1
Cronograma de atividades
A turma que se realizou o
estágio foi totalidade 1e 2 do EJA (educação de jovens e adultos), turno noite,
com 12 alunos.
Ao deparar-se na sala onde
iríamos fazer o estágio percebeu-se um número pequeno de alunos, que apesar disso
foi possível dedicar total atenção a eles de uma forma especial, sanando todas
as dúvidas existentes. A escola é muito agradável e a recepção e acolhida foram
satisfatórias, a professora sempre simpática e se pondo a disposição para o que
fosse preciso. Os alunos são idosos e todos merecem a máxima atenção
necessária, as atividades foram desenvolvidas rapidamente pelos alunos, eles se
mostraram muito inteligentes, sempre questionando o que não entendiam.
Não foi encontrada nenhuma
dificuldade que não pudesse ser resolvida no momento. Os alunos pela idade
avançada nos ensinaram muita coisa, conversando e relembrando de histórias já
vividas por eles em anos atrás. Foram momentos de descontração e aprendizado
nas duas situações (aluno e professoras).
Em relação ao aprendizado,
alguns alunos necessitam de ajuda mais especifica, pois alguns sabiam ler,
outros só conheciam as letras, mas não sabiam formar palavras e ler, outros
sabiam calcular com a cabeça, mas outros só através da forma de bolinhas, mas
cada um tem seu ritmo e seu tempo para aprender e para fazer as atividades.
O aluno por sua vez deve
construir a compreensão do assunto abordado, interagindo com o meio, porém
guiado pelo professor. Diante disso a aprendizagem dos alunos envolve a relação
entre o aluno e o meio e para que isso ocorra com êxito é preciso que o
professor se atente aos fatores que os motivem a aprender, através de um senso
critico que entende o processo ensino-aprendizagem.
O professor além de ser
educador é transmissor de conhecimento, deve atuar, ao mesmo tempo, como
mediador. Deve-se colocar como ponte entre o estudante e o conhecimento, para
que o aluno aprenda “pensar” e a questionar por si mesmo e não mais receba as
informações como se fosse um depósito de educador.
O ensino da melhor
qualidade é aquele que cria condições para a formação de alguém que sabe ler,
escrever e contar. Ler não apenas as cartilhas, mas os sinais do mundo, a
cultura de seu tempo. Escrever não apenas nos cadernos, mas no contexto de que
participa, deixando seus sinais, seus símbolos. (RIOS, 2005, p. 92)
Cabe ao educador mediar
conhecimentos historicamente acumulados bem como os conhecimentos atuais,
possibilitando ao fim de todo o processo, que o educando tinha a capacidade de
reelaborar o conhecimento e de expressar uma compreensão da pratica em termos
tão elaborados quanto era possível ao educador. O professor precisa ter o
entendimento de que ensinar não é simplesmente transferir o conhecimento, mas
ao contrario, é possibilitar ao aluno momentos de reelaboração do saber
dividido permitindo o seu acesso crítico.
A missão da regência foi
ajudar o educando a construir seu próprio olhar de mundo, de sociedade,
esclarecer e proteger o direito do aluno a uma identidade própria como membro ativo
da sociedade. Essa identidade deve ser pelo aluno construído, para que seja a
sua verdade, mas, o papel do educador é fundamental na direção e na utilização
das ferramentas para essa construção.
Considerar as
diferenças é, então, colocar cada aluno diante de situações ótimas de
aprendizagem. As pedagogias diferenciadas aceitam esse desafio e propõem
inovações nas maneiras de resolver o problema. (Perrenoud, 2000, p. 84)
O professor deve
reconhecer que existem diferentes níveis de ritmo e tempo e que os alunos
saibam usar esse tempo para construir o seu olhar. Há que se adequar o ensino à
necessidade e ao meio em que vivem os alunos, já que a educação não pode ser um
processo técnico - cientifico com inúmeras verdades, mas sim um processo de
criação e construção do saber dentro de uma realidade coletiva e individual.
Cunha (1977, p.30) diz
que:
O ser humano sente,
pensa, age e cria como um todo, de maneira integrativa e, no sentir, no pensar,
no agir e no criar, que constituem sua trajetória existencial, é sensível as
mudanças ambientais, a fim de ajustar a própria mudança pessoal. Sendo assim,
podemos afirmar que o comportamento criativo pertence a categoria dos
comportamentos integrativos.
Somente conhecendo os
alunos é que podemos criar situações de ensino que atendam as características
de aprendizagem dos estudantes, e que garantam a eficácia do seu papel do
educador, buscando variar constantemente os seus métodos de ensino visando
atender as diferentes formas de aprendizagem e, ser sensível às diferenças e
respeitando as individualidades dos alunos.
O profissional de educação
deve ser provido de uma postura ética e moral, ter paixão e amor pelo que faz
vontade constante de mudar e ajudar o mundo. Este vem tendo um papel
fundamental na formação do conhecimento. Este artigo tem como finalidade
principal levar aos educandos a reflexão um pouco mais sobre sua importância no
aprendizado discente, levando-os a repensar no seu papel na vida pessoal e
profissional do aluno.
Assim,
o professor tendo na sua prática a afetividade como estimulo, ativa o interesse
do aluno tornando mais fácil sua aprendizagem. Dentro da sala de aula
verifica-se o empenho e a dedicação da professora em fazer com que seus alunos
desenvolvam-se tanto cognitivo e intelectualmente utilizando-se de materiais
acessíveis ao entendimento dos mesmos.
Através
deste trabalho conclui-se que a formação docente é fundamentada sobre a pessoa
do professor, sua experiência, a escola como construtora da cidadania,
entendendo que é preciso recorrer a teorias, aos conhecimentos pedagógicos,
para que se possa atuar como verdadeiro mediador da aprendizagem do aluno.
REFERÊNCIAS
CUNHA, Rose Marie Maron. Criatividade
e processos cognitivos- um estudo teórico- Editora Vozes. Petrópolis: 1977
PERRENOUD, Philipe. Pedagogia
diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender
e ensinar. Editora Cortez. São
Paulo: 2005.
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