RESENHA do artigo CAETANO, Juliana F
. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In:
LACERDA, Cristina B. F. de; SANTOS, Lara F. dos (orgs). Tenho um aluno surdo, e
agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2013.
Juliana
Ferrari da Silveira
É notória a falta de preparo de um
professor para realizar uma aula para aluno surdo, mas a busca pelo difícil
precisa ser superada e através de pesquisas e experimentos, é possível alcançar
êxito.
Nos dias de hoje, é muito comum
encontrar dentro de uma sala de aula algum aluno surdo, e os cursos superiores
estão procurando dar ênfase à disciplina de libras, para que o universitário
consiga explorar cada vez mais esta inovação.
Segundo o artigo Estratégias
Metodológicas para o ensino de alunos surdos de Juliana Caetano, existem
diversas estratégias que poderão favorecer o acesso dos alunos surdos aos
conteúdos de sala de aula.
Segundo o autor Campelo ele defende a
idéia que a potencialidade visual é um campo que explora a visualidade a partir
do qual podem ser investigados aspectos da cultura surda, ou seja, através da
linguagem labial é possível haver uma comunicação com o aluno surdo. E através
de uma imagem também pode-se levar o leitor a inúmeras reflexões de situações,
principalmente se usada juntamente com a mídia televisiva e jornalística.
Já sobre a teoria de mapas conceituais
desenvolvida por Joseph Novak, o mesmo define o mapa conceitual como uma
ferramenta para organizar e representar o conhecimento, de modo que a
representação gráfica esteja relacionada e construída em duas dimensões e que
elas sejam evidentes. Podem aparecer dentro de caixas (quadrados, círculos,
retângulos, entre outros), este recursos pode ser utilizado pelo professor para
uma primeira apresentação/abordagem, favorecendo uma visão panorâmica daquilo
que se pretende trabalhar.
Sendo assim, a importância de um
intérprete em sala de aula seria de grande valia, porque ele poderia ajudar o
docente a se comunicar com o aluno surdo, sem constrangê-lo perante os outros
colegas.
A linguagem de sinais também é uma
ótima opção para um bom entendimento com o aluno surdo, porque possibilita
maior clareza no que se pretendem explicar ou ensinar, só que para isso, exige
certo domínio e conhecimento nesta metodologia.
Portanto, a necessidade de um bom
planejamento que busque práticas de ensino adequadas é o que se pretende
destacar nesta resenha, pois os recursos visuais ainda são os mais explorados
durante uma aula. Mas ainda existe muita precariedade e falta de recursos nas
escolas, prejudicando assim o atendimento a esses alunos que necessitam de uma
aula igualitária.
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