quarta-feira, 22 de outubro de 2014

RESENHA do artigo CAETANO, Juliana F . Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, Cristina B. F. de; SANTOS, Lara F. dos (orgs). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2013.

Juliana Ferrari da Silveira

É notória a falta de preparo de um professor para realizar uma aula para aluno surdo, mas a busca pelo difícil precisa ser superada e através de pesquisas e experimentos, é possível alcançar êxito.
Nos dias de hoje, é muito comum encontrar dentro de uma sala de aula algum aluno surdo, e os cursos superiores estão procurando dar ênfase à disciplina de libras, para que o universitário consiga explorar cada vez mais esta inovação.
Segundo o artigo Estratégias Metodológicas para o ensino de alunos surdos de Juliana Caetano, existem diversas estratégias que poderão favorecer o acesso dos alunos surdos aos conteúdos de sala de aula.
Segundo o autor Campelo ele defende a idéia que a potencialidade visual é um campo que explora a visualidade a partir do qual podem ser investigados aspectos da cultura surda, ou seja, através da linguagem labial é possível haver uma comunicação com o aluno surdo. E através de uma imagem também pode-se levar o leitor a inúmeras reflexões de situações, principalmente se usada juntamente com a mídia televisiva e jornalística.
Já sobre a teoria de mapas conceituais desenvolvida por Joseph Novak, o mesmo define o mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento, de modo que a representação gráfica esteja relacionada e construída em duas dimensões e que elas sejam evidentes. Podem aparecer dentro de caixas (quadrados, círculos, retângulos, entre outros), este recursos pode ser utilizado pelo professor para uma primeira apresentação/abordagem, favorecendo uma visão panorâmica daquilo que se pretende trabalhar.
Sendo assim, a importância de um intérprete em sala de aula seria de grande valia, porque ele poderia ajudar o docente a se comunicar com o aluno surdo, sem constrangê-lo perante os outros colegas.
A linguagem de sinais também é uma ótima opção para um bom entendimento com o aluno surdo, porque possibilita maior clareza no que se pretendem explicar ou ensinar, só que para isso, exige certo domínio e conhecimento nesta metodologia.

Portanto, a necessidade de um bom planejamento que busque práticas de ensino adequadas é o que se pretende destacar nesta resenha, pois os recursos visuais ainda são os mais explorados durante uma aula. Mas ainda existe muita precariedade e falta de recursos nas escolas, prejudicando assim o atendimento a esses alunos que necessitam de uma aula igualitária.

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