quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ARTIGO LUCIANE

ARTIGO PRÁTICA DOCENTE

Desde muito cedo a criança revela seu esforço para compreender o mundo em que vive, mais é na educação infantil que ela experimenta o prazer pelo aprender, esse processo se dá de forma ativa, pois ela vive intensamente, agindo e pensando, seu espírito curioso e atento mantém-se em constante transformação.
Dessa forma torna-se imprescindível que a proposta pedagógica possibilite uma aprendizagem significativa e diversificada em função de uma boa formação pessoal e social, onde a criança possa olhar com interesse pela vida e possa estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo.
A turma onde estagiei’’ pré B’’demonstrou bastante interesse e satisfação com as estagiarias, para eles foi um momento novo estagiei na parte da tarde das 13:00hs, as 17:15 notou-se que o planejamento foi adequado conforme a faixa etária deles, percebi  que tiveram facilidade em desenvolver  as atividades com exceção a dois alunos mais lentos que sempre estávamos ajudando a cumprirem as tarefas ,e os outros tiveram mais facilidade mais sempre estávamos instruindo a todos,a turma é bem organizada a professora é muito querida por todos .
A receptividade positiva da turma quanto da direção da escola encorajou-me a propor o que de melhor eu poderia oferecer, resultando num trabalho criativo e diversificado.
Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um. (Platão)
1-    Etapa de ensino
Acredito que esse estágio realizado foi de grande aprendizado para a realização dos processos pedagógicos, usamos da criatividade para desenvolver e entusiasmar as crianças, trabalhamos com as vogais, numerais do 1 a 5,pinturas ,colagens,bolinhas de papeis,confecção de cartazes,cantos,histórias,brincadeiras lúdicas,recortes,montagem de um animalzinho com sucatas,higiene pessoal,alimentação saudável .notei que quando chegamos no estágio na primeira semana as crianças eram mais lentas,trabalhavam mais com pinturas então começamos a interagir com eles a desenvolver o planejamento, eles foram  acompanhando, então na segunda semana já estavam acostumados a desenvolver as tarefas com mais agilidade então começamos a acrescentar mais trabalhinhos para eles sempre fazendo com que eles sentisse prazer em desenvolve-los na terceira semana continuaram com a mesma agilidade realizando todas tarefas propostas.
Acredito que o amor pela profissão é o que faz com que o professor obtenha sucesso ao realizar seu trabalho passando tudo aquilo de bonito que aprendeu e que sabe para seus alunos, penso que a base de tudo é o amor a valorização com cada criança que está ali, sabendo que é um processo de transformação pela qual eles passarão.
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. (Jean Piaget)
Na hora de avaliar um aluno é importante que o professor veja seu desempenho nas tarefas, seu comportamento, observar o aluno na sua totalidade levando em conta a realidade de cada um.
O planejamento deve ser elaborado conforme a idade dos alunos, mantendo os alunos atentos com atividades diversificadas conseguindo propor um planejamento de aula de grande aproveitamento e prazeroso, respeitando as rotinas da escola os tempos, o professor deve usar os matérias necessários para um bom desempenho da aula explorando novos materiais de ensino, o papel do professor não é só ensinar ler e escrever mais sim transformar em cidadãos de bem que viva em sociedade, tenha respeito e amor pelo próximo tanto no âmbito social como cultural.

"Valorizar, nas crianças, a construção de identidade pessoal e de sociabilidade, o que envolve um aprendizado de direitos e deveres (bem como) ampliar certos requisitos necessários para adequada inserção da criança no mundo atual: sensibilidade (estética e interpessoal), solidariedade (intelectual e comportamental) e senso crítico (autonomia, pensamento divergente)" (Oliveira, 2002: 49-50).

2-    Processo de ensino
O ato pedagógico na educação infantil é mais que o ensino formal é a visão crítica da realidade nos dias de hoje, educar para o bem, para o respeito ao próximo e porque não dizer para a ética humana e profissional futura.
Não há valores que se sustentem sem bons exemplos e sem o investimento afetivo, baseado no respeito, na família, na perseverança, nas amizades.
"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." (Augusto Cury)
O planejamento foi elaborado por nós duas eu e minha colega Marta, pensamos na idade das crianças uma turma com 19 alunos na faixa etária de 6 anos de idade,o planejamento foi executado completo, acrescentando uma tarefa a mais por dia  respeitando os limites de cada criança ,eles acompanharam com grande desempenho as atividades propostas ,eu acredito que conseguimos alcançar o objetivo por nós proposto na aprendizagem com as crianças, fiquei muito feliz por vê-los  tão  entusiasmados ,no dia da aula sobre alimentação saudável ensinei para eles a musiquinha nhoc nhoc eles adoraram ,seguiram fazendo a tarefa e cantando depois pedi para que desenhasse o alimento que mais gostavam e chamei cada um á frente para eles socializarem com os demais colegas dizendo o que tinham desenhado ,todos levantavam o dedo e queriam ir  foi muito legal ver essa interação deles
Eu particularmente consegui ter uma ótima relação com as crianças, como é gratificante chegar à escola e receber um abraço um beijo de um aluno eu gosto muito dessa interação com eles professor e aluno, sempre gostei muito de crianças e tive facilidade em conquistá-los por que tenho verdadeira adoração por essa arte de educar, sei que tenho muito ainda o que aprender mais é praticando que seremos lapidados aos poucos, somos eternos aprendizes.
Penso que quando eu estiver trabalhando com minha própria turma será diferente terei maior liberdade de trabalhar de brincar, cantar,de sair com as crianças sem ter alguém opinando ,é claro que sempre respeitando as regras da escola.
 O estágio correu tudo bem conforme planejado, a professora é muito querida, porém não se desliga muito dos alunos não dando maior liberdade, aprendi também que nem sempre um planejamento pode ser executado a risca como está ali escrito, por que acontecem imprevistos na escola, muitas vezes tendo que ser mudado e conforme vai trabalhando com a turma o professor vai conhecendo os limites de cada aluno, e quando um planejamento é elaborado tudo isso deve ser pensado antes.
Atuar na educação infantil é oportunamente poder alicerçar um aprendizado crítico, prazeroso fundamentado no conhecimento de mundo.


3-Aprendizagem dos alunos
Ser professor de educação infantil é um ato de imensa responsabilidade é ter nas mãos uma obra de arte de infinito valor, cujo momento de criação não deve em hipótese alguma ser desperdiçada.
Ter a clara consciência do papel de formador de um pequeno cidadão avaliando a qualidade de processo educativo e inovando em busca de valores humanos universais para preparar a criança corretamente para viver em sociedade.
Percebi que a professora trabalha mais é com pinturas com as crianças, e nosso planejamento pode ajudar as crianças a aprenderem um pouquinho mais, pude ver a vontade deles fazendo as atividades foi muito legal e gratificante para nós que ali estávamos ensinando eles, tem duas meninas que tem maior dificuldade mais investigando a respeito delas pude notar uma grande desestrutura familiar que acaba prejudicando as meninas, porém durante o tempo de estágio ajudamos elas fazerem os trabalhos, então elas conseguiram realizar corretamente, fiquei muito contente, penso que crianças assim precisam de maior atenção ser compreendidas, porque muitas vezes são crianças que não tem nem um tipo de carinho e atenção em casa ,e quando chegam a escola elas tem que sentir o quanto são queridas por todos e precisam ser entendidas e sentirem-se  valorizadas , tentei compreende-las,  elas se apegaram muito comigo e isso ajudou porque estavam conseguindo realizar as tarefas.
Acredito que essa turma do pré B, é uma turma com um grande potencial de aprendizagem, crianças muito espertas, de vários níveis sociais por se tratar de uma creche alguns chegam pela manhã e passam o dia,são muito bem cuidados.
Acredito que para que os alunos se desenvolvam de forma ainda melhor é preciso ver a fundo o que acontece com as famílias dessas crianças que tem maior dificuldade, para poder ajudá-las enquanto ainda são pequenas para que não cresça crianças frustradas e bem cedo abandonem os estudos, acredito que essa parte é muito delicada por se tratar do futuro de uma criança.
"uma educação aberta, democrática, que estimulasse nas crianças o gosto da pergunta, a paixão do saber, da curiosidade, a alegria de criar e o prazer do risco, sem o qual não há criação" (Freire, 2001: 141).


4-Trabalho docente
Acredito que o trabalho docente é um dos mais lindos trabalhos, através dele podemos adquirir juntos novos saberes, abrindo novos horizontes de aprendizagem para as crianças, acredito que é uma troca de saberes entre professor e aluno a partir daí percebe-se concretamente á prática pedagógica, no que diz respeito à qualidade do fazer pedagógico e principalmente onde queremos chegar enquanto educadores.
A realidade vivenciada desperta alguns questionamentos que leva a considerar a postura que os futuros professores querem adotar diante da própria escolha docente.
Assim. A consciência da obrigação de saber a verdadeira utilidade daquilo que é ensinado para que os alunos cresçam com visão de mundo, dotados de autonomia e consciência crítica.
O professor deve manter a sala de aula bem organizada, dominar os conteúdos propostos, e montar o planejamento conforme a realidade dos alunos.
Para que o trabalho docente seja realizado com sucesso, o professor tem que amar aquilo que faz,tem que encantar e ser encantado por seus alunos para que consiga obter o objetivo almejado. .
Acredito que o meu estágio tenha me proporcionado uma grande oportunidade de aprendizado é praticando que vamos desenvolver nossas habilidades como professores, seja em que área for à teoria nos ensina muito, mais só praticando é que vamos saber se é aquilo que realmente queremos, eu estou muito feliz por mais uma etapa vencida, sempre tive a certeza do que eu queria e agora ainda mais apaixonada por essa arte de educar que me fascina.

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem  sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário