ARTIGO PRÁTICA DOCENTE
Desde muito cedo a criança revela seu esforço para
compreender o mundo em que vive, mais é na educação infantil que ela
experimenta o prazer pelo aprender, esse processo se dá de forma ativa, pois
ela vive intensamente, agindo e pensando, seu espírito curioso e atento
mantém-se em constante transformação.
Dessa forma torna-se imprescindível que a proposta
pedagógica possibilite uma aprendizagem significativa e diversificada em função
de uma boa formação pessoal e social, onde a criança possa olhar com interesse
pela vida e possa estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo.
A turma onde estagiei’’ pré B’’demonstrou bastante
interesse e satisfação com as estagiarias, para eles foi um momento novo estagiei
na parte da tarde das 13:00hs, as 17:15 notou-se que o planejamento foi
adequado conforme a faixa etária deles, percebi que tiveram facilidade em desenvolver as atividades com exceção a dois alunos mais
lentos que sempre estávamos ajudando a cumprirem as tarefas ,e os outros
tiveram mais facilidade mais sempre estávamos instruindo a todos,a turma é bem
organizada a professora é muito querida por todos .
A receptividade positiva da turma quanto da direção da
escola encorajou-me a propor o que de melhor eu poderia oferecer, resultando
num trabalho criativo e diversificado.
Não eduques as
crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo,
para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.
(Platão)
1- Etapa
de ensino
Acredito que esse estágio realizado foi de grande
aprendizado para a realização dos processos pedagógicos, usamos da criatividade
para desenvolver e entusiasmar as crianças, trabalhamos com as vogais, numerais
do 1 a 5,pinturas ,colagens,bolinhas de papeis,confecção de cartazes,cantos,histórias,brincadeiras
lúdicas,recortes,montagem de um animalzinho com sucatas,higiene
pessoal,alimentação saudável .notei que quando chegamos no estágio na primeira
semana as crianças eram mais lentas,trabalhavam mais com pinturas então
começamos a interagir com eles a desenvolver o planejamento, eles foram acompanhando, então na segunda semana já
estavam acostumados a desenvolver as tarefas com mais agilidade então começamos
a acrescentar mais trabalhinhos para eles sempre fazendo com que eles sentisse
prazer em desenvolve-los na terceira semana continuaram com a mesma agilidade
realizando todas tarefas propostas.
Acredito que o amor pela profissão é o que faz com que o
professor obtenha sucesso ao realizar seu trabalho passando tudo aquilo de
bonito que aprendeu e que sabe para seus alunos, penso que a base de tudo é o
amor a valorização com cada criança que está ali, sabendo que é um processo de transformação
pela qual eles passarão.
A
principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas
novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que
sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar
mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a
elas se propõe. (Jean Piaget)
Na hora de avaliar um aluno é importante que o professor
veja seu desempenho nas tarefas, seu comportamento, observar o aluno na sua
totalidade levando em conta a realidade de cada um.
O planejamento deve ser elaborado conforme a idade dos alunos,
mantendo os alunos atentos com atividades diversificadas conseguindo propor um
planejamento de aula de grande aproveitamento e prazeroso, respeitando as
rotinas da escola os tempos, o professor deve usar os matérias necessários para
um bom desempenho da aula explorando novos materiais de ensino, o papel do
professor não é só ensinar ler e escrever mais sim transformar em cidadãos de
bem que viva em sociedade, tenha respeito e amor pelo próximo tanto no âmbito
social como cultural.
"Valorizar, nas
crianças, a construção de identidade pessoal e de sociabilidade, o que envolve
um aprendizado de direitos e deveres (bem como) ampliar certos requisitos
necessários para adequada inserção da criança no mundo atual: sensibilidade
(estética e interpessoal), solidariedade (intelectual e comportamental) e senso
crítico (autonomia, pensamento divergente)" (Oliveira, 2002: 49-50).
2- Processo de ensino
O
ato pedagógico na educação infantil é mais que o ensino formal é a visão
crítica da realidade nos dias de hoje, educar para o bem, para o respeito ao
próximo e porque não dizer para a ética humana e profissional futura.
Não
há valores que se sustentem sem bons exemplos e sem o investimento afetivo, baseado
no respeito, na família, na perseverança, nas amizades.
"Ser educador
é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." (Augusto Cury)
O
planejamento foi elaborado por nós duas eu e minha colega Marta, pensamos na
idade das crianças uma turma com 19 alunos na faixa etária de 6 anos de idade,o
planejamento foi executado completo, acrescentando uma tarefa a mais por
dia respeitando os limites de cada
criança ,eles acompanharam com grande desempenho as atividades propostas ,eu
acredito que conseguimos alcançar o objetivo por nós proposto na aprendizagem
com as crianças, fiquei muito feliz por vê-los
tão entusiasmados ,no dia da aula
sobre alimentação saudável ensinei para eles a musiquinha nhoc nhoc eles adoraram
,seguiram fazendo a tarefa e cantando depois pedi para que desenhasse o
alimento que mais gostavam e chamei cada um á frente para eles socializarem com
os demais colegas dizendo o que tinham desenhado ,todos levantavam o dedo e
queriam ir foi muito legal ver essa
interação deles
Eu
particularmente consegui ter uma ótima relação com as crianças, como é
gratificante chegar à escola e receber um abraço um beijo de um aluno eu gosto
muito dessa interação com eles professor e aluno, sempre gostei muito de
crianças e tive facilidade em conquistá-los por que tenho verdadeira adoração
por essa arte de educar, sei que tenho muito ainda o que aprender mais é
praticando que seremos lapidados aos poucos, somos eternos aprendizes.
Penso
que quando eu estiver trabalhando com minha própria turma será diferente terei
maior liberdade de trabalhar de brincar, cantar,de sair com as crianças sem ter
alguém opinando ,é claro que sempre respeitando as regras da escola.
O estágio correu tudo bem conforme planejado,
a professora é muito querida, porém não se desliga muito dos alunos não dando
maior liberdade, aprendi também que nem sempre um planejamento pode ser
executado a risca como está ali escrito, por que acontecem imprevistos na
escola, muitas vezes tendo que ser mudado e conforme vai trabalhando com a
turma o professor vai conhecendo os limites de cada aluno, e quando um
planejamento é elaborado tudo isso deve ser pensado antes.
Atuar
na educação infantil é oportunamente poder alicerçar um aprendizado crítico, prazeroso
fundamentado no conhecimento de mundo.
3-Aprendizagem dos alunos
Ser
professor de educação infantil é um ato de imensa responsabilidade é ter nas
mãos uma obra de arte de infinito valor, cujo momento de criação não deve em
hipótese alguma ser desperdiçada.
Ter
a clara consciência do papel de formador de um pequeno cidadão avaliando a
qualidade de processo educativo e inovando em busca de valores humanos
universais para preparar a criança corretamente para viver em sociedade.
Percebi
que a professora trabalha mais é com pinturas com as crianças, e nosso
planejamento pode ajudar as crianças a aprenderem um pouquinho mais, pude ver a
vontade deles fazendo as atividades foi muito legal e gratificante para nós que
ali estávamos ensinando eles, tem duas meninas que tem maior dificuldade mais
investigando a respeito delas pude notar uma grande desestrutura familiar que
acaba prejudicando as meninas, porém durante o tempo de estágio ajudamos elas
fazerem os trabalhos, então elas conseguiram realizar corretamente, fiquei
muito contente, penso que crianças assim precisam de maior atenção ser compreendidas,
porque muitas vezes são crianças que não tem nem um tipo de carinho e atenção
em casa ,e quando chegam a escola elas tem que sentir o quanto são queridas por
todos e precisam ser entendidas e sentirem-se
valorizadas , tentei compreende-las,
elas se apegaram muito comigo e isso ajudou porque estavam conseguindo
realizar as tarefas.
Acredito
que essa turma do pré B, é uma turma com um grande potencial de aprendizagem, crianças
muito espertas, de vários níveis sociais por se tratar de uma creche alguns chegam
pela manhã e passam o dia,são muito bem cuidados.
Acredito
que para que os alunos se desenvolvam de forma ainda melhor é preciso ver a
fundo o que acontece com as famílias dessas crianças que tem maior dificuldade,
para poder ajudá-las enquanto ainda são pequenas para que não cresça crianças
frustradas e bem cedo abandonem os estudos, acredito que essa parte é muito
delicada por se tratar do futuro de uma criança.
"uma educação aberta,
democrática, que estimulasse nas crianças o gosto da pergunta, a paixão do
saber, da curiosidade, a alegria de criar e o prazer do risco, sem o qual não
há criação" (Freire, 2001: 141).
4-Trabalho docente
Acredito que o trabalho docente é um
dos mais lindos trabalhos, através dele podemos adquirir juntos novos saberes, abrindo
novos horizontes de aprendizagem para as crianças, acredito que é uma troca de
saberes entre professor e aluno a partir daí percebe-se concretamente á prática
pedagógica, no que diz respeito à qualidade do fazer pedagógico e
principalmente onde queremos chegar enquanto educadores.
A realidade vivenciada desperta alguns
questionamentos que leva a considerar a postura que os futuros professores
querem adotar diante da própria escolha docente.
Assim. A consciência da obrigação de
saber a verdadeira utilidade daquilo que é ensinado para que os alunos cresçam
com visão de mundo, dotados de autonomia e consciência crítica.
O professor deve manter a sala de aula
bem organizada, dominar os conteúdos propostos, e montar o planejamento
conforme a realidade dos alunos.
Para que o trabalho docente seja
realizado com sucesso, o professor tem que amar aquilo que faz,tem que encantar
e ser encantado por seus alunos para que consiga obter o objetivo almejado. .
Acredito
que o meu estágio tenha me proporcionado uma grande oportunidade de aprendizado
é praticando que vamos desenvolver nossas habilidades como professores, seja em
que área for à teoria nos ensina muito, mais só praticando é que vamos saber se
é aquilo que realmente queremos, eu estou muito feliz por mais uma etapa
vencida, sempre tive a certeza do que eu queria e agora ainda mais apaixonada
por essa arte de educar que me fascina.
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário