quinta-feira, 9 de outubro de 2014

CURRÍCULO ESCOLAR


CURRÍCULO ESCOLAR

     Segundo a autora Délia Lener, todos os problemas que se enfrentam-na produção curricular são didáticos , e que somente a didática da língua pode contribuir para resolver, os saberes outras disciplinas proporcionam não são suficientes para resolverem os problemas curriculares.
        O problema didático fundamental que se deve enfrentar é o da preservação do sentido do saber ou das práticas que estão se ensinando. Em relação ao projeto curricular deve-se preservar o sentido do objeto de ensino( leitura e escrita) gerando uma certa fidelidade a forma como eles são ensinados e aprendidos, por outro lado a preservação do sentido deve ser considerado simultâneo e articulado do ponto de vista do conhecimento e da perspectiva do sujeito que está tentando construir este conhecimento, o ideal é que cada conteúdo seja apresentado para a criança de tal modo que ele consiga interpretá-lo com os conhecimentos prévios que eleja possui e ao mesmo tempo torne necessário a construção do conhecimento que se deseja ensinar.
       Segundo a autora elaborar currículos é um desafio e uma responsabilidade muito grande, porque certas decisões afetam muito as escolas, sendo que cada uma possui uma realidade e problemas diferenciados e nem tudo que é bom para uma serve para a outra.
   Por isso se espera, de quem elabora os currículos, é que tomem decisões levando em conta as diferenças sociais e culturais dos alunos, currículos estes que devem valorizar os saberes que os alunos adquirem antes de chegar a escola e a partir disso construir seus conhecimentos.
    Uma transformação no ensino da leitura e da escrita favoreceria uma aprendizagem significativa, diminuindo a desigualdade que existe entre as classes sociais.
     É imprescindível construir condições favoráveis para, assim, formar  cidadãos leitores e escritores, para que possam tornarem-se sujeitos capazes e conscientes  do seu poder social.
     Portanto, o que percebi nas por onde trabalhei é que existem alguns profissionais que não estão muito abertos a inovações e a valorização do saber que o aluno adquiriu antes de entrar na escola, profissionais estes que deveriam passar por uma reciclagem, revendo a sua prática de ensinar, porque já foi o tempo em que o professor era para ensinar e o aluno para aprender.

      Mas também percebi que existem profissionais comprometidos com sua classe, com seus alunos, profissionais que não hesitam em mudar de estratégia quando percebem que o resultado não está sendo satisfatório, professores que estão sempre buscando o melhor para seus alunos e assim formando “cidadãos” que é o verdadeiro papel da escola.

Um comentário: