De acordo com o trabalho realizado até hoje pude observar a importância
da escola Fernão Dias para sua comunidade escola.
A escola esta situada num bairro afastada do centro da cidade, de
difícil acesso, de extrema pobreza da grande maioria dos moradores, com alto
índice de ocorrências policiais, não possuindo transporte escolar, com isso
fica difícil aumentar o numero de alunos da escola, e com isso torna uma escola
pequena com aproximadamente 85 alunos e cada vez mais vem reduzindo o numero de
alunos devido às condições das famílias que morram no bairro que é de extrema
pobreza da grande maioria, o que faz as famílias irem embora tanto do bairro
quanto da cidade em busca de trabalho, com tudo isso a equipe e a comunidade
escolar não desiste da escola, tentando trazer os alunos para escola com
projetos ou os estimulam e ajudam a eles melhorarem sua auto estima e com
atividade em sala de aula contra turno.
A escola se caracteriza positivamente pela busca e execução de projetos
sociais que auxiliam na formação das crianças e adolescentes no desenvolvimento
cognitivo e também pela direção participativa.
A escola quando inserida no bairro tornou-se muito importante para as pessoas que ali morram, tem como objetivo
ajudar seus alunos e suas famílias para que essas tenham uma boa estrutura para
manter seus filhos na escola.
Os professores e funcionaria junto coma
direção trabalham na busca de desenvolver essas crianças e adolescentes para um
futuro bom e positivo, que não cheguem até o 7° ano e parem de estudar, então
esse trabalho não termina quando essas crianças ou adolescentes saem da escola
continua la fora também, os professores usam uma forma de metodologia em busca
de ensinar os alunos a explorarem e descobrirem tudo que possam, para eles na
possibilidade de que tenham idéias a desenvolver capazes de se relacionar em
busca de seus espaços e por isso as aulas não são chatas e sim chamativas para que esses alunos tenham
vontade de vir para escola. O ensinar da escola são programados e inseridos no
conteúdo a serem trabalhadas nas aulas, não são apenas em sala de aula os
professores saem com os alunos para que eles pesquisem a sua volta e mostram
que não é só na escola que aprendemos, os tem liberdade para por sua opinião em
aula do que achou mais interessante na aula toda.
A
escola esta sempre aberta para os pais procurando sempre envolve-los na escola,
buscando no projetos que a escola desenvolve assim trazendo esses pais para
dentro da escola, mostrando o quanto eles são importantes para escola e que sua
presença é fundamental para seus filhos, assim os pais se tornam amigos dos
professores, direção e funcionaria, eles
chegam na escola e se sentem em casa, tomam chimarrão, são suas idéias, que são
trabalhadas nas reuniões, alguns viajam com a escola nos projetos que a mesma
desenvolve, com tudo isso a escola articula e pensa na busca desses pais para
ajudar seus filhos na escola.
A aproximação escola família rende frutos,
tanto a escola com a participação e apoio dos pais, nos projetos sociais, que
sempre nos ensaios ou nos passeios ou apresentações tem a presença dos pais, ou
no voluntariado para manutenção da escola, a escola pelo apoio e a confiança
que os pais prestam a mesma, e os pais se sentem prestigiados e valorizados
pelos convites, assim todos saem ganhando,
O modelo de gestão da escola é democrática, principalmente
pela participação dos professores, pois
ainda ontem participei de um jantar dançante dos 80 anos da escola Fernão Dias,
onde todos os professores estavam participando, e dava para sentir a
felicidades de todos de fazerem parte daquele momento, acredito e tenho
conhecimento e até experiência própria, onde não existe uma gestão democrática
ou até mesmo um comprometimento de todos com esta gestão, alguns dos
professores não estariam presentes, a participação dos pais mesmo com toda as
dificuldades enfrentadas, também se faziam presentes.
Mas o mais importante e que deve ser levado
em consideração na questão da gestão, foi que já participei de reunião onde
todos os freqüentadores puderam expressar suas opiniões, e foram ouvidos, tanto
pais quanto professores ou funcionaria, esta e uma gestão democrática, e que
também traz os pais para junto da escola, participando não só das reuniões, mas
dando suas opiniões e idéias, ou simplesmente participando com sua presença,
mas também sendo chamada e respondendo sim, para acompanhar nos passeios de
estudos e apresentações sociais de seus filhos.
DÉBORA DE ÁVILA BRASIL STANGHERLIN
Nenhum comentário:
Postar um comentário