quarta-feira, 2 de abril de 2014

A ESCOLA E SUA IDENTIDADE


De acordo com o trabalho realizado até hoje pude observar a importância da escola Fernão Dias para sua comunidade escola.
A escola esta situada num bairro afastada do centro da cidade, de difícil acesso, de extrema pobreza da grande maioria dos moradores, com alto índice de ocorrências policiais, não possuindo transporte escolar, com isso fica difícil aumentar o numero de alunos da escola, e com isso torna uma escola pequena com aproximadamente 85 alunos e cada vez mais vem reduzindo o numero de alunos devido às condições das famílias que morram no bairro que é de extrema pobreza da grande maioria, o que faz as famílias irem embora tanto do bairro quanto da cidade em busca de trabalho, com tudo isso a equipe e a comunidade escolar não desiste da escola, tentando trazer os alunos para escola com projetos ou os estimulam e ajudam a eles melhorarem sua auto estima e com atividade em sala de aula contra turno.
A escola se caracteriza positivamente pela busca e execução de projetos sociais que auxiliam na formação das crianças e adolescentes no desenvolvimento cognitivo e também pela direção participativa.
A escola quando inserida no bairro tornou-se muito importante para  as pessoas que ali morram, tem como objetivo ajudar seus alunos e suas famílias para que essas tenham uma boa estrutura para manter seus filhos na escola.
Os professores e funcionaria junto coma direção trabalham na busca de desenvolver essas crianças e adolescentes para um futuro bom e positivo, que não cheguem até o 7° ano e parem de estudar, então esse trabalho não termina quando essas crianças ou adolescentes saem da escola continua la fora também, os professores usam uma forma de metodologia em busca de ensinar os alunos a explorarem e descobrirem tudo que possam, para eles na possibilidade de que tenham idéias a desenvolver capazes de se relacionar em busca de seus espaços e por isso as aulas não são chatas  e sim chamativas para que esses alunos tenham vontade de vir para escola. O ensinar da escola são programados e inseridos no conteúdo a serem trabalhadas nas aulas, não são apenas em sala de aula os professores saem com os alunos para que eles pesquisem a sua volta e mostram que não é só na escola que aprendemos, os tem liberdade para por sua opinião em aula do que achou mais interessante na aula toda.
 A escola esta sempre aberta para os pais procurando sempre envolve-los na escola, buscando no projetos que a escola desenvolve assim trazendo esses pais para dentro da escola, mostrando o quanto eles são importantes para escola e que sua presença é fundamental para seus filhos, assim os pais se tornam amigos dos professores, direção  e funcionaria, eles chegam na escola e se sentem em casa, tomam chimarrão, são suas idéias, que são trabalhadas nas reuniões, alguns viajam com a escola nos projetos que a mesma desenvolve, com tudo isso a escola articula e pensa na busca desses pais para ajudar seus filhos na escola.
A aproximação escola família rende frutos, tanto a escola com a participação e apoio dos pais, nos projetos sociais, que sempre nos ensaios ou nos passeios ou apresentações tem a presença dos pais, ou no voluntariado para manutenção da escola, a escola pelo apoio e a confiança que os pais prestam a mesma, e os pais se sentem prestigiados e valorizados pelos convites, assim todos saem ganhando,    
O modelo de gestão da escola é democrática, principalmente pela participação dos  professores, pois ainda ontem participei de um jantar dançante dos 80 anos da escola Fernão Dias, onde todos os professores estavam participando, e dava para sentir a felicidades de todos de fazerem parte daquele momento, acredito e tenho conhecimento e até experiência própria, onde não existe uma gestão democrática ou até mesmo um comprometimento de todos com esta gestão, alguns dos professores não estariam presentes, a participação dos pais mesmo com toda as dificuldades enfrentadas, também se faziam presentes.

Mas o mais importante e que deve ser levado em consideração na questão da gestão, foi que já participei de reunião onde todos os freqüentadores puderam expressar suas opiniões, e foram ouvidos, tanto pais quanto professores ou funcionaria, esta e uma gestão democrática, e que também traz os pais para junto da escola, participando não só das reuniões, mas dando suas opiniões e idéias, ou simplesmente participando com sua presença, mas também sendo chamada e respondendo sim, para acompanhar nos passeios de estudos e apresentações sociais de seus filhos.  
DÉBORA DE ÁVILA BRASIL STANGHERLIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário