quinta-feira, 3 de abril de 2014

A Prática Educativa

A PRÁTICA  EDUCATIVA  REQUER UMA ORGANIZAÇÃO  DE ATIVIDADES  PLANEJADAS , QUE CONSISTE  EM UMA PREVISÃO  DAS AÇÕES  A SEREM  VIABILIZADAS  NA ROTINA ESCOLAR .DEVEMOS  OPORTUNIZAR MOMENTOS  SATISFATÓRIOS ,COM  ATIVIDADES  DIVERSIFICADAS ,E FAZER COM QUE  CONSIGAMOS  PERCEBER O AVANÇO DE CADA EDUCANDO ,AO MESMO TEMPO  E EM TEMPOS DIFERENCIADOS ,A FIM DE  PROPOR  ATIVIDADES CRIADORAS  E DESAFIADORAS. 
 DE ACORDO COM HOFFMANN (1996 ,P.39):O ESPAÇO PEDAGÓGICO  QUE RESPEITA E VALORIZA  A CRIANÇA NO  SEU PRÓPRIO TEMPO É, ANTES DE MAIS NADA ,UM AMBIENTE  ESPONTÂNEO,SEGURO E DESAFIADOR.ESPONTÂNEO  NO SENTIDO DE   FAVORECER A EXPLORAÇÃO  LIVRE DE OBJETIVOS,DA VIVÊNCIA  DE SITUAÇÕES  ADEQUADAS AO TEMPO DA CRIANÇA,ONDE POSSA ESCOLHER BRINQUEDOS OU PARCEIROS ,NUM RITMO PRÓPRIO ,MESMO QUE DIFERENTE ENTRE ELAS ,SEM PRESSÕES  OU EXPECTATIVAS DOS ADULTOS A SEREM CUMPRIDAS.UM AMBIENTE  ACOLHEDOR ,PORQUE  SERÁ  COMPREENDIDA  E ACOMPANHADA PELO ADULTO,PRONTO A AMPARÁ-LA, A CONVERSAR COM ELA, A DAR-LHE  TODO O  AFETO  E ORIENTAÇÃO NECESSÁRIA.E ,AO MESMO TEMPO,DESAFIADOR,PORQUE  PLANEJADO E ORGANIZADO PELO EDUCADOR COM BASE  NAS CONQUISTAS DA PRÓPRIA CRIANÇA E SEMPRE NA DIREÇÃO DE NOVAS CONQUISTAS

É PRECISO DESCONSTRUIR MODELOS  PRONTOS ,O PLANEJAMENTO  DEVE SER ORGANIZADO  COM  PRÁTICAS  QUE FAVOREÇAM  O DESENVOLVIMENTO  GLOBAL DO EDUCANDO COM  UM TODO .PARA TANTO DEVEMOS SEMPRE  NÓS PLANEJARMOS ,POIS TUDO O QUE FIZERMOS  EM NOSSA VIDA E FOR BEM PLANEJADA,É CERTO QUE  IREMOS ATINGIR AS NOSSAS PROPOSTAS,OBJETIVOS , METAS  E AÇÕES, COM BOM ÊXITO.

LILIAN DE VARGAS FRUET

Nenhum comentário:

Postar um comentário