quinta-feira, 3 de abril de 2014

Resenha do artigo “Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos”



Inclusão do ensino de alunos surdos nas escolas

                                                                                    Dariane Urrutia Dorneles



Ser professor em uma classe que possui um aluno surdo requer um bom planejamento de aula com boas estratégias para transmitir conhecimento para o aluno e exige uma enorme parceria tanto com este aluno surdo, como com um intérprete de língua de sinais (ILS), se este existir na escola em atuação, pois, sabemos que nossa realidade é de que não temos um ILS disponível em nossas escolas, principalmente em escolas públicas. O fato de se ter um ILS ou não dentro da sala de aula nos faz pensar em como transmitir para o aluno o conteúdo que se pretende que estas crianças aprendam, nos faz pensar de como passar para estas crianças todo este aprendizado sem o auxilio de um ILS ou sem ter uma noção da Língua brasileira de sinais (LIBRAS), pois, sem esta noção de LIBRAS realmente a troca de conhecimento é dificultada tanto do professor para o aluno como da aluno para o professor.

Assim como o aluno ouvinte precisa do concreto para ter um melhor entendimento de um determinado assunto, o aluno surdo precisa mais ainda, pois, para estes alunos tudo é muito visual, eles precisam ver para entender e a visão é o sentido que os auxiliará a ter um maior entendimento do assunto, sendo que não escutam, mas são capazes de obter entendimento através de sua visão e senso critico das coisas e situações.

Acredito que uma aula preparada sendo direcionada para um aluno surdo deve ser pensada como sendo uma aula expositiva e muito visual, com a utilização de vários recursos e ferramentas como uma apresentação de slides, cartazes, imagens, maquetes, uso de internet, encenações, demonstrações como nos fala um trecho do texto Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos “...para favorecer a aprendizagem do aluno surdo, não basta apenas apresentar os conteúdos em LIBRAS, é preciso explicar os conteúdos de sala de aula utilizando toda a potencialidade visual que essa língua tem”, nesta perspectiva posso dizer que é essencial que sempre seja utilizado o concreto, associando a realidade destas crianças ao conteúdo estudado, pois, a realidade dos sujeitos deve sempre ser valorizada nas mais diversas situações. 

Outro trecho do texto Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos diz que: “Contudo, não basta apenas dominar a língua se não existir uma metodologia adequada para apoiar o que se está explanando, o que incide na necessidade de formação de futuros professores que saibam elaborar boas aulas - visualmente claras e que facilitem a atuação do intérprete e a compreensão do aluno surdo.”, assim podemos dizer que o uso da criatividade na hora de preparar uma aula para alunos surdos é de fundamental importância e se há disponível um ILS na escola, esta aula deve ser preparada em conjunto com o mesmo, para que na hora de passar o conhecimento ao aluno a aprendizagem se torne mais eficiente e facilitada. 
 O eixo ECO - LIBRAS foi uma grande experiência que realmente não poderia faltar em nosso curso de Licenciatura em Pedagogia, pois, com ele foi possível aprender muito sobre a língua brasileira de sinais, assim podendo lidar com as mais diversas situações que podem surgir no decorrer de nossas vidas profissionais. 

Dariane Urrutia Dorneles


Referências bibliográficas:

CAETANO, Juliana F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, Cristina B. F. de; SANTOS, Lara F. dos (orgs). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2013.

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