quarta-feira, 9 de abril de 2014

Estratégias Metodológicas para o ensino de alunos surdos.

No artigo os autores abordam a pedagogia visual,que é amplamente utilizada nas práticas educacionais,e com a inclusão ,uma pedagogia para alunos surdos com elaboração de um currículo , práticas ,disciplinas e estratégias começando com criação de jogos educativos  para surdos ,procurando explorar novas formas de apreensão do mundo visual ,pois os alunos surdos se encontram imersos no mundo visual e aprendem a partir dele utilizando-se da língua de sinais ,uma língua visuogestual.
Para o aluno surdo deve-se apresentar os conteúdos em libras e explicá-los ,utilizando a potencialidade visual da língua de sinais,um trabalho que deve ser realizado com signo em língua de sinais , utilizando-se dos braços ,dos corpos,traços visuais ,expressões corporais e faciais ,mãos ,dedos,pés,pernas,com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos alunos .
Fala também do uso da imagem ,que pode levar a várias  reflexões ,e que por isso devem ser bem exploradas pela escola na busca da construção de sentidos e em se tratando de surdos favorece o trabalho do interprete de libras,quando a informação visual é acessível ,pois com imagens o aluno surdo poderá construir conceitos tornando a aprendizagem mais reflexiva e efetiva.Também traz como recurso o uso dos mapas conceituais que servem tanto para apresentar  conteúdos ,ou como forma de sintetizar ou avaliar os conhecimentos construídos de determinado conteúdo.E os slides recursos tão essencial nas aulas ,mas lembrando se não houver uma boa explicação de nada valerá .
O professor que tenha em sua sala um aluno surdo deverá ter um bom planejamento com práticas adequadas,a este aluno ,sendo indispensável a parceria  com o interprete de libras ,envolvendo –o no planejamento das atividades para que este possa se preparar com antecedência e assim oferecer uma boa interpretação  ,pois o professor será mais que parceiro,assumirá  a postura de formador do interprete de libras .
Na avaliação de alunos surdos o interprete de libras é fundamental importância ,pois é ,ele quem devera importar-se com a compreensão e o aprendizado deles,então é necessário que o professor esteja acessível e disponível para essa relação  ,para beneficiar o processo educacional.
O eixo de libras foi um desafio de grande valia ,pois me trouxe conhecimentos que não tinha noção e que se me deparasse com um aluno surdo em sala de aula não saberia como agir,penso que todos os cursos devem abordar libras em seus currículos ,para que se tenha noção das necessidades educacionais dos alunos surdo.
Acredito que é fundamental considerar a formação ,o conhecimento como imprescindíveis para trabalhar com alunos surdos,pois o conhecimento das libras facilita e favorece a comunicação  em sala de aula .

Também faz-se necessário que o professor faça um diagnostico dos conhecimentos prévios do aluno surdo seus interesses,suas necessidades,buscando interagir com a família para então juntamente com o interprete de libras traçar um planejamento que venha tornar sua aprendizagem significativa,estando atento para rever suas estratégias quando perceber que suas metas não estão sendo alcançadas.


Postado Por Nadine Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário