Estratégias
Metodológicas para o ensino de alunos surdos.
No artigo os autores abordam
a pedagogia visual,que é amplamente utilizada nas práticas educacionais,e com a
inclusão ,uma pedagogia para alunos surdos com elaboração de um currículo ,
práticas ,disciplinas e estratégias começando com criação de jogos
educativos para surdos ,procurando
explorar novas formas de apreensão do mundo visual ,pois os alunos surdos se
encontram imersos no mundo visual e aprendem a partir dele utilizando-se da
língua de sinais ,uma língua visuogestual.
Para o aluno surdo deve-se
apresentar os conteúdos em libras e explicá-los ,utilizando a potencialidade
visual da língua de sinais,um trabalho que deve ser realizado com signo em
língua de sinais , utilizando-se dos braços ,dos corpos,traços visuais
,expressões corporais e faciais ,mãos ,dedos,pés,pernas,com o objetivo de
favorecer a aprendizagem dos alunos .
Fala também do uso da imagem
,que pode levar a várias reflexões ,e
que por isso devem ser bem exploradas pela escola na busca da construção de
sentidos e em se tratando de surdos favorece o trabalho do interprete de
libras,quando a informação visual é acessível ,pois com imagens o aluno surdo
poderá construir conceitos tornando a aprendizagem mais reflexiva e efetiva.Também
traz como recurso o uso dos mapas conceituais que servem tanto para
apresentar conteúdos ,ou como forma de
sintetizar ou avaliar os conhecimentos construídos de determinado conteúdo.E os
slides recursos tão essencial nas aulas ,mas lembrando se não houver uma boa
explicação de nada valerá .
O professor que tenha em sua
sala um aluno surdo deverá ter um bom planejamento com práticas adequadas,a
este aluno ,sendo indispensável a parceria
com o interprete de libras ,envolvendo –o no planejamento das atividades
para que este possa se preparar com antecedência e assim oferecer uma boa
interpretação ,pois o professor será
mais que parceiro,assumirá a postura de
formador do interprete de libras .
Na avaliação de alunos
surdos o interprete de libras é fundamental importância ,pois é ,ele quem
devera importar-se com a compreensão e o aprendizado deles,então é necessário
que o professor esteja acessível e disponível para essa relação ,para beneficiar o processo educacional.
O eixo de libras foi um
desafio de grande valia ,pois me trouxe conhecimentos que não tinha noção e que
se me deparasse com um aluno surdo em sala de aula não saberia como agir,penso
que todos os cursos devem abordar libras em seus currículos ,para que se tenha
noção das necessidades educacionais dos alunos surdo.
Acredito que é fundamental
considerar a formação ,o conhecimento como imprescindíveis para trabalhar com
alunos surdos,pois o conhecimento das libras facilita e favorece a
comunicação em sala de aula .
Também faz-se necessário que
o professor faça um diagnostico dos conhecimentos prévios do aluno surdo seus
interesses,suas necessidades,buscando interagir com a família para então
juntamente com o interprete de libras traçar um planejamento que venha tornar
sua aprendizagem significativa,estando atento para rever suas estratégias
quando perceber que suas metas não estão sendo alcançadas.
Postado Por Nadine Vargas
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