
De acordo com os textos
expostos e vídeos assistidos no moodle, e com a leitura minuciosa do artigo “Estratégias
metodológicas para o ensino de alunos surdos”, podemos ver que todo o educador
deve estar bem preparado para ser professor de alunos surdos, pois essa é uma
missão muito importante, como sabemos, não basta apenas expor os conteúdos em
libras, é necessário explicar os conteúdos propostos, fazendo o uso de todas as
formas visuais possíveis.
O autor “Campello” fala no
texto que ele defende que, uma simiótica imagética, como um novo campo que
explora a visualidade dos surdos, penso que as palavras do autor são bem
positivas quanto a falar sobre a visualidade que os surdos têm na hora de
assimilarem, compreenderem, pois a aprendizagem deles se concretiza de melhor
maneira, quando damos uma aula bem objetiva e concreta aos educandos surdos.
Já para “Vasconcellos” ele
conceitua o ato de planejar como se fosse uma antecipação mentalmente de uma
ação ou um conjunto de ações a ser realizadas, e agir de acordo com o previsto,
o planejamento para o autor é uma construção necessária para a mediação
teórica.
Não basta apenas dominar a
língua, se não existir uma metodologia adequada para apoiar o que se esta
explanando, o educador precisa elaborar boas aulas, ter um bom planejamento que
busque práticas de ensino adequadas a realidade do aluno surdo.
Os alunos com deficiência
auditiva necessitam de muitos métodos e recursos didáticos para serem
alfabetizados, pois sabemos que as crianças normais não é fácil de aprenderem,
pois requer todo um contexto um preparo, imagina os alunos surdos, que requer
do educador muita compreensão, planejamento, visualização, concreto e também
muito amor e carinho, pois alunos surdos por muitas vezes são seres humanos que
são excluídos, isolados no mundinho deles.Lilian de Vargas Fruet
Nenhum comentário:
Postar um comentário