quinta-feira, 3 de abril de 2014

Estratégias Metodológicas

De acordo com os textos expostos e vídeos assistidos no moodle, e com a leitura minuciosa do artigo “Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos”, podemos ver que todo o educador deve estar bem preparado para ser professor de alunos surdos, pois essa é uma missão muito importante, como sabemos, não basta apenas expor os conteúdos em libras, é necessário explicar os conteúdos propostos, fazendo o uso de todas as formas visuais possíveis.
O autor “Campello” fala no texto que ele defende que, uma simiótica imagética, como um novo campo que explora a visualidade dos surdos, penso que as palavras do autor são bem positivas quanto a falar sobre a visualidade que os surdos têm na hora de assimilarem, compreenderem, pois a aprendizagem deles se concretiza de melhor maneira, quando damos uma aula bem objetiva e concreta aos educandos surdos.
Já para “Vasconcellos” ele conceitua o ato de planejar como se fosse uma antecipação mentalmente de uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas, e agir de acordo com o previsto, o planejamento para o autor é uma construção necessária para a mediação teórica.
Não basta apenas dominar a língua, se não existir uma metodologia adequada para apoiar o que se esta explanando, o educador precisa elaborar boas aulas, ter um bom planejamento que busque práticas de ensino adequadas a realidade do aluno surdo.
Os alunos com deficiência auditiva necessitam de muitos métodos e recursos didáticos para serem alfabetizados, pois sabemos que as crianças normais não é fácil de aprenderem, pois requer todo um contexto um preparo, imagina os alunos surdos, que requer do educador muita compreensão, planejamento, visualização, concreto e também muito amor e carinho, pois alunos surdos por muitas vezes são seres humanos que são excluídos, isolados no mundinho deles.

Lilian de Vargas Fruet





Nenhum comentário:

Postar um comentário