quinta-feira, 3 de abril de 2014

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS



Resenha

Ser professor de alunos surdos significa considerar suas singularidades de apreensão comparadas aos alunos ouvintes.
É frequente que estes alunos cheguem ao espaço escolar com conhecimento de mundo reduzido, talvez pela falta de informações trazidas pela mídia.
Por isso a importância das estratégias que facilitam o acesso dos alunos surdos aos conteúdos de sala de aula.
A pedagogia é uma área do conhecimento que procura acompanhar os avanços tecnológicos. Hoje, os recursos visuais são amplos desde a mídia mais acessível como a televisão até as inúmeras imagens propiciadas pelo mundo computadorizado. Esses avanços se mostram presentes em diversas disciplinas.
Na educação artística, se desenvolvem propostas educacionais voltadas para a arte e a cultura visual.
Para os surdos, os conceitos são organizados em língua de sinais que por ser uma língua visuogestual pode ser comparada a um filme. Assim para favorecer a aprendizagem do aluno surdo, não basta apenas apresentar os conteúdos em libras, é preciso explicar os conteúdos utilizando toda a potencialidade visual que essa língua tem.
Ainda dentro da perspectiva de recursos de uma pedagogia visual, trazemos para discussão o uso de mapas conceituais, uma ferramenta para organizar e  representar conhecimento. Nesse sentido é possível criar mapas para temas simples  e complexos, já que os mapas se apoiam na organização visual dos conceitos.

É difícil preparar aulas para alunos surdos?

Não basta apenas dominar a língua se não existir uma metodologia adequada para apoiar o que está se explanando. Esse tipo de formação só tem a contribuir com o aprendizado dos alunos, sejam eles surdos ou ouvintes; uma boa apresentação de slides, por exemplo, é fundamental para alunos ouvintes, e para os alunos surdos esse recurso pode se tornar essencial. Mas é preciso trabalhar com a possibilidade de não haver no momento tais recursos de mídia disponíveis.
É aí que entra a importância também ressaltar a necessidade de um bom planejamento de aula que busque práticas de ensino adequada a realidade do aluno surdo e adequada a realidade da escola quanto aos seus recurdos humanos.

Andréa Lichtenecker
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distancia da UFPEL

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