ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS
Resenha
Ser professor de alunos
surdos significa considerar suas singularidades de apreensão comparadas aos
alunos ouvintes.
É frequente que estes alunos
cheguem ao espaço escolar com conhecimento de mundo reduzido, talvez pela falta
de informações trazidas pela mídia.
Por isso a importância das
estratégias que facilitam o acesso dos alunos surdos aos conteúdos de sala de
aula.
A pedagogia é uma área do
conhecimento que procura acompanhar os avanços tecnológicos. Hoje, os recursos
visuais são amplos desde a mídia mais acessível como a televisão até as
inúmeras imagens propiciadas pelo mundo computadorizado. Esses avanços se
mostram presentes em diversas disciplinas.
Na educação artística, se
desenvolvem propostas educacionais voltadas para a arte e a cultura visual.
Para os surdos, os conceitos
são organizados em língua de sinais que por ser uma língua visuogestual pode
ser comparada a um filme. Assim para favorecer a aprendizagem do aluno surdo,
não basta apenas apresentar os conteúdos em libras, é preciso explicar os
conteúdos utilizando toda a potencialidade visual que essa língua tem.
Ainda dentro da perspectiva
de recursos de uma pedagogia visual, trazemos para discussão o uso de mapas
conceituais, uma ferramenta para organizar e
representar conhecimento. Nesse sentido é possível criar mapas para
temas simples e complexos, já que os
mapas se apoiam na organização visual dos conceitos.
É
difícil preparar aulas para alunos surdos?
Não basta apenas dominar a
língua se não existir uma metodologia adequada para apoiar o que está se
explanando. Esse tipo de formação só tem a contribuir com o aprendizado dos
alunos, sejam eles surdos ou ouvintes; uma boa apresentação de slides, por
exemplo, é fundamental para alunos ouvintes, e para os alunos surdos esse
recurso pode se tornar essencial. Mas é preciso trabalhar com a possibilidade
de não haver no momento tais recursos de mídia disponíveis.
É aí que entra a importância
também ressaltar a necessidade de um bom planejamento de aula que busque
práticas de ensino adequada a realidade do aluno surdo e adequada a realidade
da escola quanto aos seus recurdos humanos.
Andréa Lichtenecker
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distancia da UFPEL
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