domingo, 6 de abril de 2014

Das Situações Limites ao Inédito Viável

   


Apresentação

Este trabalho apresenta um relatório sobre o estágio de gestão na Escola Nossa Senhora das Vitórias, tendo como objetivo a pesquisa sobre a gestão escolar quais suas metas, seus objetivos, o funcionamento da escola, quais os sujeitos, como é o relacionamento entre eles, como é a gestão, quais as dificuldades e o PPP e qual a relação deste com a aprendizagem e finalizando com o inédito-viável.

Das Situações Limites ao Inédito- Viável

Acredito que a escola deve ter um comprometimento com a sociedade onde todos aqueles que fazem parte do processo educativo se comprometem em fazer o melhor em todos os setores. Na minha escola parceira através de tantas horas de estágio pude observar que entre todos os funcionários há um bom relacionamento, e está sempre disposto ajudar uns aos outros.
            Onde ficou bem claro que o compromisso da escola é realizar um trabalho envolvendo todas as pessoas da comunidade, e formar alunos capazes de responder desafios de uma sociedade de constante mudança, formando indivíduos dinâmicos, críticos e solidários capazes de construir seu próprio conhecimento.
            Para que isso ocorra à escola conta a parceria dos pais, seria bem mais fácil se todas as famílias participassem do cotidiano escolar do seu filho, desenvolvendo seu papel de educar seus filhos e não deixando somente para a escola, claro que não são todos os pais que são omissos na educação de seus filhos e no processo educativo. A escola está sempre promovendo eventos palestras para chamar os pais pra dentro da escola, mas são sempre os mesmo que participam e esse é um grande desafio que a maioria das escolas enfrenta.
A escola conta com o “Programa Escola Aberta para a Cidadania”, que acontece nos finais de semana com várias oficinas: Culturais, Esportivas, Pedagógicas, Geração e Renda e Artes, sempre ministradas por oficineiros voluntários.
A escola conta atualmente com o “Programa Mais Educação”, que atenderá neste ano um grupo de 105 alunos em tempo integral através das oficinas de Letramento, Banda Fanfarra, Basquete de Rua, Informática... A coordenadora do Programa Mais Educação é a professora Mª Vanda Serra de Ávila.
Na escola também funciona o polo do E-TEC BRASIL quefunciona no turno da noite com três turmas: Técnico em Agroindústria, Técnico em Secretaria de Escola e Técnico em Informática, e neste ano está recebendo mais um curso: Técnico em Meio Ambiente, todos ministrados à distância.
Neste ano a escola Também se cadastrou no Programa Acelera e contará com uma turma com 10 alunos.
A nossa escola é localizada na periferia da cidade e não tem muitos recursos, através das conversas informais obtive a informação que um dos problemas enfrentados pela escola está na cozinha e refeitório onde o espaço físico é pequeno e com pouca ventilação, é o local onde é feita e servida à merenda, e a escola não possui verbas para resolver esse problema.  
A gestão é democrática onde todos participam através do voto, e no dia- a –dia todos tem a liberdade de opinar e dar sugestão através do Grêmio Estudantil, do Conselho de Pais e Mestre, através de reuniões e a direção e a coordenação são de fácil acesso. A escola do espaço para todos chegarem e exporem suas opiniões.
                             “As questões inerentes acerca da qualidade de ensino prepondera também na necessidade de conscientização política dos cidadãos para uma educação que seja efetivamente, de qualidade.” (Paro2000).
Acredito que nesse trecho acima Pro este completamente certo para acontecer uma educação de qualidade não depende apenas de boa vontade dos professores e direção das escolas, temos que ter mais investimentos na infraestrutura, e nos equipamentos das escolas principalmente na área de informatização, já que muitas crianças das periferias não tem contato algum com esses equipamentos, onde seria o único contato deles já que o mundo esta em constantes mudançaspara esses alunos não ficarem para trás dos demais.
Quando pensamos em educação com seu valor formativo e com representação na sociedade atual, na escola a todo o momento temos que repensar nossas propostas pedagógicas, e o Projeto Político Pedagógico nos abre este espaço para podermos encontrar os pontos altos e baixos, podendo direcionar nosso trabalho pedagógico e construir melhores resultados para nosso aluno.
O PPP é elaborado e construído com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, visando retratar a realidade de nossa escola de uma forma clara e objetiva mostrando o nossas metas, estratégias permanentes e objetivos que queremos alcançar, bem como atividades pedagógicas e administrativas.
O PPP de nossa escola foi construído após a pesquisa sócia antropológica realizada no início do ano de 2012, onde foram definidos alguns temas tais como; Saúde, Educação Ambiental, respeito à diversidade, a valorização do ser humano para com isto ajudar o aluno a tornar-se capaz de selecionar as atividades que melhor desenvolvam suas capacidades físicas, mentais e intelectuais, com alunos preocupados com o ambiente em que vivem e uma comunidade centrada no respeito às diferenças.
Por isto se faz necessário à construção do PPP, para que possamos saber a direção a ser tomada na escola tanto a parte pedagógica como a administrativa, sempre com acompanhamento constante e flexibilidade para mudançasvisando o que tem de mais importante que é a aprendizagem do educando e a melhoria da educação,

JUSSARA FLORES VARGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário