DAS SITUAÇÕES LIMITES AO INÉDITO VIÁVEL
Durante as horas de
estágio realizadas, obtive informações significativas a respeito do andamento
da escola e o seu papel como instituição de ensino. Os integrantes da
comunidade escolar estão cientes da importância do seu trabalho, em especial os
professores que estão em sala de aula, procuram desempenhar com criatividade e
dedicação as suas aulas, para chamar a atenção e despertar o interesse dos
alunos pelo estudo. A direção e coordenação pedagógica além de apoiarem dão
sugestões para os projetos e aulas diferenciadas, que saiam da rotina.
A instituição escolar tende a
desenvolver o processo de planejamento para ver o comprometimento de todos os
envolvidos com o ato educativo, construindo uma escola voltada para valorização
do pedagógico e do aluno como um todo, usando o potencial como um cidadão
agente da transformação social, contando com a escola como um espaço de
elaboração de inovações constantes integrando assim a ação coletiva de todos os
segmentos da comunidade escolar, tendo um significado democrático,
participativo.
Alguns dos desafios da escola, é diminuir a
repetência e evasão, para amenizar esse problema buscam diferentes estratégias,
como a valorização do aluno como indivíduo inserido na sociedade, eles têm
livre acesso, as dependências da escola, e liberdade para opinar sobre assuntos
de interesse de todos. Todo trabalho desenvolvido, visa ajudar o aluno a ser
crítico, construtor do seu conhecimento, e se tornar um cidadão consciente de
seus direitos e deveres.
“Não
há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de
chegada. Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso
futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente. Temos de saber o que
fomos e o que somos para saber o que seremos.” PAULO FREIRE
Durante as horas de estágio que
realizei pude perceber diversos aspectos importantes a respeito do ambiente
escolar e seus sujeitos.
Após conhecer e saber o que pensa,
alguns sujeitos, da escola pesquisada analisei suas falas e argumentação em
relação as dificuldades, (situação limite) no ambiente e andamento do trabalho
escolar. Nesta comunidade há pessoas comprometidas com o trabalho, que desejam
fornecer aos alunos uma educação de qualidade, mas por ser público esbarram em
muitas dificuldades, que muitas vezes os levam a desistir de alguns projetos
pedagógicos. Um dos problemas existentes é o espaço físico do refeitório, ele é
pequeno e com pouca ventilação, além de ser junto com a cozinha, o local que as
merendeiras preparam os alimentos é o mesmo que os alunos fazem suas refeições.
Isso faz com que haja maior possibilidade de contaminação por bactérias nos
alimentos. E não tem verba suficiente para resolver esse problema.
Outra observação a ser coloca é que esta
escola é localizada num bairro humilde da cidade, talvez por esse motivo todos
tenham a preocupação em proporcionar um ensino de qualidade, onde o educando
seja o sujeito do processo educativo. Dessa maneira visam a educação como principio fundamental,
englobando suas ramificações como por exemplo: valores morais, éticos, sociais
e intelectuais, pois a ideia é formar cidadãos conscientes, críticos e capazes
de compor uma sociedade mais justa e igualitária.
Pensando em todos esses aspectos foi implantado a Escola Aberta, este
projeto é muito importante porque além de ocupar o tempo ocioso do aluno nos
fins de semana, onde são realizadas diversas atividades como, jogos e oficinas
envolvendo a comunidade, com isso todos participam ativamente do meio escolar,
deixando um ambiente familiar e agradável. Proporcionando assim condições para
que possam, a partir de sua realidade e experiências, desenvolver aspectos
humanos, psicológicos e sociais.
Dessa maneira vimos a
importância de construir o PPP, pois através dele haverá condições suficientes
para saber a direção a ser tomada na escola tanto a parte pedagógica como
administrativa, sempre com acompanhamento constante e flexibilidade para
mudanças visando o que tem de mais
importante que é a aprendizagem do educando e a melhoria da educação.
CONCLUSÃO:
Através do estágio em
gestão escolar pude conhecer um pouco mais a minha escola parceira, pois todos visam
construir um verdadeiro processo de conscientização e comprometimento,
repercutindo assim a importância e a necessidade do planejamento. Pois os
projetos são elaborados e discutidos, e fazem com que o trabalho de gestão
escolar se torne um pouco mais fácil, porque o gestor terá apoio e os dados necessários de todos os seguimentos
da escola.
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