sexta-feira, 4 de abril de 2014

Artigo

DAS SITUAÇÕES LIMITES AO INÉDITO VIÁVEL


Durante as horas de estágio realizadas, obtive informações significativas a respeito do andamento da escola e o seu papel como instituição de ensino. Os integrantes da comunidade escolar estão cientes da importância do seu trabalho, em especial os professores que estão em sala de aula, procuram desempenhar com criatividade e dedicação as suas aulas, para chamar a atenção e despertar o interesse dos alunos pelo estudo. A direção e coordenação pedagógica além de apoiarem dão sugestões para os projetos e aulas diferenciadas, que saiam da rotina.
                 A instituição escolar tende a desenvolver o processo de planejamento para ver o comprometimento de todos os envolvidos com o ato educativo, construindo uma escola voltada para valorização do pedagógico e do aluno como um todo, usando o potencial como um cidadão agente da transformação social, contando com a escola como um espaço de elaboração de inovações constantes integrando assim a ação coletiva de todos os segmentos da comunidade escolar, tendo um significado democrático, participativo.
Alguns dos desafios da escola, é diminuir a repetência e evasão, para amenizar esse problema buscam diferentes estratégias, como a valorização do aluno como indivíduo inserido na sociedade, eles têm livre acesso, as dependências da escola, e liberdade para opinar sobre assuntos de interesse de todos. Todo trabalho desenvolvido, visa ajudar o aluno a ser crítico, construtor do seu conhecimento, e se tornar um cidadão consciente de seus direitos e deveres.
“Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada. Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente. Temos de saber o que fomos e o que somos para saber o que seremos.” PAULO FREIRE

          Durante as horas de estágio que realizei pude perceber diversos aspectos importantes a respeito do ambiente escolar e seus sujeitos.
             Após conhecer e saber o que pensa, alguns sujeitos, da escola pesquisada analisei suas falas e argumentação em relação as dificuldades, (situação limite) no ambiente e andamento do trabalho escolar. Nesta comunidade há pessoas comprometidas com o trabalho, que desejam fornecer aos alunos uma educação de qualidade, mas por ser público esbarram em muitas dificuldades, que muitas vezes os levam a desistir de alguns projetos pedagógicos. Um dos problemas existentes é o espaço físico do refeitório, ele é pequeno e com pouca ventilação, além de ser junto com a cozinha, o local que as merendeiras preparam os alimentos é o mesmo que os alunos fazem suas refeições. Isso faz com que haja maior possibilidade de contaminação por bactérias nos alimentos. E não tem verba suficiente para resolver esse problema.
Outra observação a ser coloca é que esta escola é localizada num bairro humilde da cidade, talvez por esse motivo todos tenham a preocupação em proporcionar um ensino de qualidade, onde o educando seja o sujeito do processo educativo. Dessa maneira visam a  educação como principio fundamental, englobando suas ramificações como por exemplo: valores morais, éticos, sociais e intelectuais, pois a ideia é formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de compor uma sociedade mais justa e igualitária.
         Pensando em todos esses aspectos foi implantado a Escola Aberta, este projeto é muito importante porque além de ocupar o tempo ocioso do aluno nos fins de semana, onde são realizadas diversas atividades como, jogos e oficinas envolvendo a comunidade, com isso todos participam ativamente do meio escolar, deixando um ambiente familiar e agradável. Proporcionando assim condições para que possam, a partir de sua realidade e experiências, desenvolver aspectos humanos, psicológicos e sociais.
Dessa maneira vimos a importância de construir o PPP, pois através dele haverá condições suficientes para saber a direção a ser tomada na escola tanto a parte pedagógica como administrativa, sempre com acompanhamento constante e flexibilidade para mudanças  visando o que tem de mais importante que é a aprendizagem do educando e a melhoria da educação.
CONCLUSÃO:
Através do estágio em gestão escolar pude conhecer um pouco mais a minha escola parceira, pois todos visam construir um verdadeiro processo de conscientização e comprometimento, repercutindo assim a importância e a necessidade do planejamento. Pois os projetos são elaborados e discutidos, e fazem com que o trabalho de gestão escolar se torne um pouco mais fácil, porque o gestor terá apoio e  os dados necessários de todos os seguimentos da escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário