quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Papel do docente em relação à matemática

Na Educação Infantil é clara a necessidade da construção de uma proposta pedagógica centrada na criança, em seu processo de
desenvolvimento e aprendizagem, onde o cuidar e o educar são indissociáveis, uma vez que o seu desenvolvimento está ligado às aprendizagens realizadas por meio das interações estabelecidas com o outro, que ao mesmo tempo influenciam e potencializam seu crescimento individual e a construção de seu saber cultural.
O cuidar não se relaciona apenas com o desenvolvimento físico, mas também com o emocional, com o cognitivo e com o social da criança, pois à medida que vão sendo satisfeitas suas necessidades relacionadas à exploração do mundo, de si mesmas e do outro.
O Trabalho com a relação de ordem dos números é necessário para mostrar ,o foco apenas na contagem de  forma como elas se apropriam do sistema de numeração. E também ignora o fato de que, desde pequenas, elas já entraram em contato com representações numéricas fora da escola, como calendários, fitas métricas, réguas ou álbuns de figurinhas. 
Uma das estratégias é começar com a facilidade que as crianças têm em trabalhar com os números redondos antes daqueles que se posicionam nos intervalos; elas conseguem identificar o posicionamento dos números, mesmo que apresentados fora da seqüência.
Apresentaria a turma uma tabela numérica (pode ser de 0 a 50, com 10 números em cada linha) para que todos visualizem a ordem em que os algarismos aparecem e comecem a perceber a lógica que presenta os jogos, em que as crianças são desafiadas a descobrir os números que faltam no quadro, é preciso incentivar que todos colaborem, considerem as opiniões dos colegas e argumentem as escolhas feitas.
·         Jogos básicos, de computador, do tipo labirintos e explorações de subterrâneos e cavernas com tesouros escondidos, ensinam as crianças os conceitos de seqüência, tamanho, geometria e contagem.

·         Jogos mais complexos, tais como Banco Imobiliário, ensina uma matemática mais avançada, gerenciamento de dinheiro e valores.

·         Jogos como Jogo da velha, Damas e Xadrez, ensinam estratégia e lógica.

Sabendo como o aluno pensa, temos condições de fazer um planejamento mais elaborado de boas atividades, as intervenções do professor devem, portanto, contribuir para que a criança avance cada vez mais no sentido de se apropriar, compreender como se organiza o sistema de numeração decimal. Se o conteúdo for bem trabalhado, as crianças poderão surpreender ao reconhecer e escrever o sistema de numeração, que proporcionem a vivência de conflitos com base nos quais os alunos possam revisar e ajustar suas concepções, para fazer a Matemática mais compreensível.
Matemática é experimentação. Um bom professor sabe como incentivar crianças e adolescentes a raciocinar e a chegar aos resultados pelos seus próprios caminhos. Quando se entende a Matemática, ela se torna uma atividade prazerosa.Apesar de uma atividade intelectual, Matemática é suor: não é fácil e exige muito do nosso cérebro. Crianças e adolescentes vão perceber que só consegue as respostas certas quem se esforça de verdade - e essa é uma lição que valerá por toda a vida.


Expectativas de aprendizagem 
Utilizar números para expressar a ordem dos elementos de uma coleção ou seqüência. 
Utilizar números na função de código, para identificar linhas de ônibus, telefones, - placas de carros, registros de identidade. 
Comparar e ordenar números (em ordem crescente e decrescente)
Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, formação pares...
Compreensão das relações estabelecidas entre os sons da fala e os códigos lingüísticos, entendendo a escrita como forma de expressão e registro.

Quando se trabalha o corpo, a ludicidade e o jogo desenvolveram diversas potencialidades como a criatividade, o prazer, a interação entre as pessoas entendo que as atividades lúdicas cooperativas contribuem e oportunizam as crianças momentos de expressão, criação e de troca de informação, além de trabalhar a cooperação. Torna-se necessário também que o educador reavalie seus conceitos a respeito dessas atividades, principalmente com relação com o sistema de numerais , O professor ao propor algum tipo de atividade, deve deixá-lo à vontade, pois através da troca de experiências com outros colegas, da criatividade e busca de soluções, ele conseguirá construir seu próprio conhecimento,mas sempre interferir quando necessário. 

M atemática é vida.
A vida é unica.
T enha coragem e tente resolver alguns problemas da vida.
E sta é a sua chance de aprender.
M atemática não é um bicho de sete cabeças.
A coisa mais fácil para aprender matemática é se sentar, ler, compreender e exercitar.
T entar resolver problemas difíceis é uma boa alternativa.
I maginar problemas é bom.
C ompreendê-los é muito bom para uma coisa: Aprender.
A arte principal da vida é a MATEMÁTICA.
Beatriz da Silva Carneiro 



O sucesso dos alunos em determinadas áreas se mede pela forma como conseguem, ao longo de sua trajetória, responder a novos questionamentos e não como conseguem obter respostas iguais a problemas sempre iguais.

O processo de ensino tem como compromisso organizar-se levando em consideração o protagonismo dos sujeitos e sua capacidade de construir conhecimento a partir dos conhecimentos que já possuem. Enfim, precisa ser organizado a partir do processo de aprendizagem, preservando as características do objeto de conhecimento a ser construído

Postado por Nadine Vargas

http://clpdpedagogia.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário