O Papel do docente em relação à matemática
Na Educação
Infantil é clara a necessidade da construção de uma proposta pedagógica centrada
na criança, em seu processo de
desenvolvimento
e aprendizagem, onde o cuidar e o educar são indissociáveis, uma vez que o seu
desenvolvimento está ligado às aprendizagens realizadas por meio das interações
estabelecidas com o outro, que ao mesmo tempo influenciam e potencializam seu crescimento
individual e a construção de seu saber cultural.
O cuidar não se
relaciona apenas com o desenvolvimento físico, mas também com o emocional, com
o cognitivo e com o social da criança, pois à medida que vão sendo satisfeitas
suas necessidades relacionadas à exploração do mundo, de si mesmas e do outro.
O
Trabalho com a relação de ordem dos números é necessário para mostrar ,o foco apenas
na contagem de forma como elas se
apropriam do sistema de numeração. E também ignora o fato de que, desde
pequenas, elas já entraram em contato com representações numéricas fora da
escola, como calendários, fitas métricas, réguas ou álbuns de figurinhas.
Uma
das estratégias é começar com a facilidade que as crianças têm em trabalhar com
os números redondos antes daqueles que se posicionam nos intervalos; elas conseguem identificar o
posicionamento dos números, mesmo que apresentados fora da seqüência.
Apresentaria
a turma uma tabela numérica (pode ser de 0 a 50, com 10 números em cada linha)
para que todos visualizem a ordem em que os algarismos aparecem e comecem a
perceber a lógica que presenta os jogos, em que as crianças são desafiadas a
descobrir os números que faltam no quadro, é preciso incentivar que todos
colaborem, considerem as opiniões dos colegas e argumentem as escolhas feitas.
·
Jogos básicos, de computador, do tipo labirintos e explorações de
subterrâneos e cavernas com tesouros escondidos, ensinam as crianças os conceitos de seqüência,
tamanho, geometria e contagem.
·
Jogos mais complexos, tais como Banco Imobiliário, ensina uma matemática mais avançada,
gerenciamento de dinheiro e valores.
·
Jogos como Jogo
da velha, Damas e Xadrez, ensinam
estratégia e lógica.
Sabendo como o aluno pensa, temos condições de fazer um planejamento
mais elaborado de boas atividades, as intervenções do professor devem,
portanto, contribuir para que a criança avance cada vez mais no sentido de se
apropriar, compreender como se organiza o sistema de numeração decimal. Se o
conteúdo for bem trabalhado, as crianças poderão surpreender ao reconhecer e
escrever o sistema de numeração,
que proporcionem a vivência de conflitos com base nos quais os alunos possam
revisar e ajustar suas concepções, para fazer a Matemática mais compreensível.
Matemática
é experimentação. Um bom professor sabe como incentivar crianças e adolescentes
a raciocinar e a chegar aos resultados pelos seus próprios caminhos. Quando se
entende a Matemática, ela se torna uma atividade prazerosa.Apesar de uma
atividade intelectual, Matemática é suor: não é fácil e exige muito do nosso
cérebro. Crianças e adolescentes vão perceber que só consegue as respostas
certas quem se esforça de verdade - e essa é uma lição que valerá por toda a
vida.
Expectativas de aprendizagem
Utilizar
números para expressar a ordem dos elementos de uma coleção ou seqüência.
Utilizar
números na função de código, para identificar linhas de ônibus, telefones, -
placas de carros, registros de identidade.
Comparar
e ordenar números (em ordem crescente e decrescente)
Utilizar
diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem,
formação pares...
Compreensão das relações estabelecidas entre os sons da fala e os
códigos lingüísticos, entendendo a escrita como forma de expressão e registro.
Quando se trabalha o corpo, a ludicidade e o jogo desenvolveram diversas
potencialidades como a criatividade, o prazer, a interação entre as pessoas
entendo que as atividades lúdicas cooperativas contribuem e oportunizam as
crianças momentos de expressão, criação e de troca de informação, além de
trabalhar a cooperação. Torna-se necessário também que o educador reavalie seus
conceitos a respeito dessas atividades, principalmente com relação com o sistema de numerais , O
professor ao propor algum tipo de atividade, deve deixá-lo à vontade, pois
através da troca de experiências com outros colegas, da criatividade e busca de
soluções, ele conseguirá construir seu próprio conhecimento,mas sempre
interferir quando necessário.
M atemática é vida.
A vida é unica.
T enha coragem e tente resolver alguns problemas da vida.
E sta é a sua chance de aprender.
M atemática não é um bicho de sete cabeças.
A coisa mais fácil para aprender matemática é se sentar, ler, compreender e exercitar.
T entar resolver problemas difíceis é uma boa alternativa.
I maginar problemas é bom.
C ompreendê-los é muito bom para uma coisa: Aprender.
A arte principal da vida é a MATEMÁTICA.
A vida é unica.
T enha coragem e tente resolver alguns problemas da vida.
E sta é a sua chance de aprender.
M atemática não é um bicho de sete cabeças.
A coisa mais fácil para aprender matemática é se sentar, ler, compreender e exercitar.
T entar resolver problemas difíceis é uma boa alternativa.
I maginar problemas é bom.
C ompreendê-los é muito bom para uma coisa: Aprender.
A arte principal da vida é a MATEMÁTICA.
Beatriz da Silva Carneiro
O sucesso dos alunos em determinadas
áreas se mede pela forma como conseguem, ao longo de sua trajetória, responder
a novos questionamentos e não como conseguem obter respostas iguais a problemas
sempre iguais.
O processo de ensino tem
como compromisso organizar-se levando em consideração o protagonismo dos
sujeitos e sua capacidade de construir conhecimento a partir dos conhecimentos
que já possuem. Enfim, precisa ser organizado a partir do processo de
aprendizagem, preservando as características do objeto de conhecimento a ser
construído
Postado por Nadine Vargas
http://clpdpedagogia.blogspot.com.br/
Postado por Nadine Vargas
http://clpdpedagogia.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário