Planejamento escolar
Podemos dizer que planejar o processo educativo é planejar o indefinido,
porque a educação não é o processo, em que os resultados podem ser totalmente
pré-definidos ou determinados, como se fossem originados de uma ação mecânica e
impensável. Dessa maneira, devemos planejar a ação educativa para que a educação,
permita ao ser humano criar sua própria história.
Outro aspecto importante que deve ser
levado em consideração é em relação ao fato de que o planejamento não deve ser
usado como um regulador das ações humanas e sim um norteador na busca da autonomia,
na tomada de decisões, nas resoluções de problemas e nas escolhas dos caminhos
a serem percorridos. Assim podemos tratar o planejamento como a organização
prévia ou forma de orientar o “caminho a ser trilhado”. No âmbito
educacional, o planejamento precisa
acontecer antes do ano letivo, durante as atividades de aula, e ao fechamento
dos processos de ensino, pois, cada etapa do processo escolar exige um novo
plano. Este novo plano pode ser construído com base nos planos anteriores e nos
fatos atuais, o planejamento um processo contínuo.
Os professores
precisam quebrar o paradigma de que o planejamento é um ato simplesmente
técnico e passar a se questionarem sobre o tipo de cidadão que tendem formar,
analisando a sociedade na qual ele está inserido, bem como suas necessidades
para se tornar atuante nesta sociedade. Para Luckesi (2001, p.108):
Planejar é
reunir atividades, pois através do planejamento será analisado as necessidades
dos alunos, e assim o professor poderá saná-las através de um bom planejamento.
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