sexta-feira, 4 de abril de 2014

Artigo

Planejamento escolar
          Podemos dizer que planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque a educação não é o processo, em que os resultados podem ser totalmente pré-definidos ou determinados, como se fossem originados de uma ação mecânica e impensável. Dessa maneira, devemos planejar a ação educativa para que a educação, permita ao ser humano criar  sua própria história.
        Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração é em relação ao fato de que o planejamento não deve ser usado como um regulador das ações humanas e sim um norteador na busca da autonomia, na tomada de decisões, nas resoluções de problemas e nas escolhas dos caminhos a serem percorridos. Assim podemos tratar o planejamento como a organização prévia ou forma de orientar o “caminho a ser trilhado”. No âmbito educacional,  o planejamento precisa acontecer antes do ano letivo, durante as atividades de aula, e ao fechamento dos processos de ensino, pois, cada etapa do processo escolar exige um novo plano. Este novo plano pode ser construído com base nos planos anteriores e nos fatos atuais, o planejamento um processo contínuo.
             Os professores precisam quebrar o paradigma de que o planejamento é um ato simplesmente técnico e passar a se questionarem sobre o tipo de cidadão que tendem formar, analisando a sociedade na qual ele está inserido, bem como suas necessidades para se tornar atuante nesta sociedade. Para Luckesi (2001, p.108):

              Planejar é reunir atividades, pois através do planejamento será analisado as necessidades dos alunos, e assim o professor poderá saná-las através de um bom planejamento.

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