Uma
Relação Dialógica na Construção do Conhecimento
Avaliar é mediar o processo ensino-aprendizagem,coletando
dados que permitam ao professor intervir
positivamente no ensino,reconhecer a possibilidade de estabelecer um
encontro no qual no dialogo e a interação se falam presentes.
Ao avaliar o aluno o professor esta avaliando o seu
trabalho ,a tarefa do educando não é discutir a aprovação ,reprovação e atender
a suas necessidades educacionais ,abrindo assim possibilidades de
crescimento de construção de uma auto
imagem positiva.
Temos que ter cuidado para não ficarmos responsáveis
pelos alunos desinteressados e desatentos ,e tentar estudar um método de ensino
com aqueles que precisam,ou seja uma
disponibilidade do professor para um atendimento a esses alunos fora da sala de aula.
A Prática de Pedagógica consiste na explicação clara;o
professor vem realizando esse trabalho no sentido de acompanhar ,de observar e
registrar todo o tempo que o aluno é capaz de demonstrar a sua evolução no
sentido da aprendizagem,dessa forma já realizou uma “avaliação” que vai
conceber o conhecimento e apropriação do saber pelo aluno e pelo o professor.
A escola não tem que ter como papel principal a
classificação de alunos,determinar aqueles que são bons e aqueles que são melhores
ainda,isto ocorre uma atitude de exclusão;para isso há que se pensar em uma nova estruturação do currículo uma
estrutura do tempo escolar .
O grande problema da avaliação é a sua vinculação a uma
lógica social de exclusão ,através dos mecanismos de classificação a que está
submetida.
Um professor mediador utiliza a observação como um aliado
na construção do conhecimento.
POSTADO POR SANDRA CALMON
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7091992012353075800#editor/target=post;postID=7987253073599877922
http://clpdpedagogia.blogspot.com.br/
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7091992012353075800#editor/target=post;postID=7987253073599877922
http://clpdpedagogia.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário