terça-feira, 22 de abril de 2014

Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento

Avaliar é mediar o processo ensino-aprendizagem,coletando dados que permitam ao professor intervir  positivamente no ensino,reconhecer a possibilidade de estabelecer um encontro no qual no dialogo e a interação se falam presentes.
Ao avaliar o aluno o professor esta avaliando o seu trabalho ,a tarefa do educando não é discutir a aprovação ,reprovação e atender a suas necessidades educacionais ,abrindo assim possibilidades de crescimento  de construção de uma auto imagem positiva.
Temos que ter cuidado para não ficarmos responsáveis pelos alunos desinteressados e desatentos ,e tentar estudar um método de ensino com aqueles que precisam,ou  seja uma disponibilidade do professor para um atendimento a esses alunos  fora da sala de aula.
A Prática de Pedagógica consiste na explicação clara;o professor vem realizando esse trabalho no sentido de acompanhar ,de observar e registrar todo o tempo que o aluno é capaz de demonstrar a sua evolução no sentido da aprendizagem,dessa forma já realizou uma “avaliação” que vai conceber o conhecimento e apropriação do saber pelo aluno e pelo o professor.
A escola não tem que ter como papel principal a classificação de alunos,determinar aqueles que são bons e aqueles que são melhores ainda,isto ocorre uma atitude de exclusão;para isso há que se pensar  em uma nova estruturação do currículo uma estrutura do tempo escolar .
O grande problema da avaliação é a sua vinculação a uma lógica social de exclusão ,através dos mecanismos de classificação a que está submetida.
Um professor mediador utiliza a observação como um aliado na construção do conhecimento.iaçalho no sentido de acompanhar ,de observar e registrar todo o tempo que o aluno a d

POSTADO POR SANDRA CALMON

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7091992012353075800#editor/target=post;postID=7987253073599877922
http://clpdpedagogia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário