quinta-feira, 3 de abril de 2014

                                         Parâmetros curriculares
Existem varias maneiras para criar um projeto de ensino que considere as relações do espaço e das configurações históricas do território
No ensino fundamental das series iniciais o professor tem que elaborar projetos em que trabalhem o tempo histórico, não apenas focando nas datas comemorativas mais importantes, mas, além disso, criar oportunidades para que os alunos possam pesquisar a sua própria historia. Assim eles conseguem compreender melhor as mudanças que ocorrem com o tempo, sabendo que todas essas mudanças a sua volta também são fatos históricos.
O conceito de tempo histórico pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas). A transposição dos métodos de pesquisa da Historia para o ensino de Historia propicia situações pedagógicas para o desenvolvimento de capacidades e intelectuais autônomas do estudante na leitura de obras, do presente e do passado.
As crianças, desde pequenas, recebem um grande numero de informações sobre as reações interpessoais e coletivas. Entretanto, suas reflexões sustentam-se geralmente, em concepções de senso comum, cabe à escola interferir em suas concepções de mundo, para que desenvolvam uma observação atenta do seu entorno.
Para essa proposta de ensino é necessário que o professor conte com a ajuda de materiais que potencializem esse trabalho. Em relação ao tempo histórico, podem-se escolher temas de estudos que possibilitem comparar acontecimentos do presente com outras épocas e lugares, estudar acontecimentos de curta, media e longa duração. Nas rotinas diárias, registro com os alunos do dia da semana e do mês, do mês e do ano, dos aniversários, festas, feriados, acontecimentos do passado e do presente que estão estudando.
Já em relação ao espaço é significativo, para alunos e professor trabalhos que envolvam a saída de sala de aula ou mesmo da escola: visitar exposição em um museu, visitar uma fabrica, fazer uma pesquisa no bairro etc.
Essas situações são geralmente lúdicas e representam oportunidades especiais para todos se colocarem diante de situações didáticas diferentes, o estudo do meio não se relaciona à simples obtenção de informações fora da sala de aula ou encontradas em livros didáticos e sim, envolve uma metodologia de pesquisa e de organização de novos saberes.

Andréa Lichtenecker
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFPEL


Nenhum comentário:

Postar um comentário