Existem varias maneiras para
criar um projeto de ensino que considere as relações do espaço e das configurações
históricas do território
No ensino fundamental das series
iniciais o professor tem que elaborar projetos em que trabalhem o tempo
histórico, não apenas focando nas datas comemorativas mais importantes, mas,
além disso, criar oportunidades para que os alunos possam pesquisar a sua
própria historia. Assim eles conseguem compreender melhor as mudanças que
ocorrem com o tempo, sabendo que todas essas mudanças a sua volta também são
fatos históricos.
O conceito de tempo histórico
pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas). A
transposição dos métodos de pesquisa da Historia para o ensino de Historia
propicia situações pedagógicas para o desenvolvimento de capacidades e
intelectuais autônomas do estudante na leitura de obras, do presente e do
passado.
As crianças, desde pequenas,
recebem um grande numero de informações sobre as reações interpessoais e
coletivas. Entretanto, suas reflexões sustentam-se geralmente, em concepções de
senso comum, cabe à escola interferir em suas concepções de mundo, para que
desenvolvam uma observação atenta do seu entorno.
Para essa proposta de ensino é
necessário que o professor conte com a ajuda de materiais que potencializem
esse trabalho. Em relação ao tempo histórico, podem-se escolher temas de
estudos que possibilitem comparar acontecimentos do presente com outras épocas
e lugares, estudar acontecimentos de curta, media e longa duração. Nas rotinas
diárias, registro com os alunos do dia da semana e do mês, do mês e do ano, dos
aniversários, festas, feriados, acontecimentos do passado e do presente que
estão estudando.
Já em relação ao espaço é
significativo, para alunos e professor trabalhos que envolvam a saída de sala
de aula ou mesmo da escola: visitar exposição em um museu, visitar uma fabrica,
fazer uma pesquisa no bairro etc.
Essas situações são geralmente
lúdicas e representam oportunidades especiais para todos se colocarem diante de
situações didáticas diferentes, o estudo do meio não se relaciona à simples
obtenção de informações fora da sala de aula ou encontradas em livros didáticos
e sim, envolve uma metodologia de pesquisa e de organização de novos saberes.
Andréa Lichtenecker
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFPEL
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