Comunidade
e Gestão Pública
A parceria entre escola e
comunicação é indispensável para uma educação de qualidade e depende de uma boa
relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes. A
participação de pais e membros da comunidade nas decisões da escola fortalece a
sintonia e permite troca de informações relevantes entre escola e família, além
de contribuir para elevar o engajamento da comunidade na manutenção da unidade
escolar.
É fundamental a participação
da comunidade na escola, acompanhando o processo pedagógico de ensino e
aprendizagem como meio de contribuir para o fortalecimento do ensino e a
valorização do próprio aluno que se sente amado e valorizado, mesmo com a
dificuldade dos pais em administrar um tempo entre trabalho e família, mas
ficou claro a todos como é fundamental
organizar um horário para auxiliar seus filhos nas atividades escolar.
A participação da comunidade
escolar é formada por alguns componentes básicos: constituição do conselho
escolar, elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e
participativa, definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade
escolar, divulgação e transparência na prestação de contas, avaliação
institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica,
eleição direta para diretor.
Entende-se por gestão democrática
o ato de administrar, gerir uma instituição que promova a participação de todos
os atores envolvidos no processo educacional de forma democrática, para que
assim ocorra a busca pela melhoria do ensino. Ela vem substituir o
autoritarismo empregado durante décadas, envolvendo todos os segmentos sociais
que compõem a escola, para proporcionar uma reflexão quanto ao papel do gestor
na busca de uma escola pública de qualidade.
A organização do trabalho
pedagógico na escola pública não é uma tarefa fácil, requer uma formação de boa
qualidade além de exigir do gestor um trabalho coletivo que busque a autonomia
e a participação na construção do projeto político-pedagógico. Numa gestão democrática, o gestor precisará
saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá ter competência para
buscar novas alternativas e que as mesmas atendam os interesses da comunidade
escolar, deverá também, compreender que a qualidade da escola, deverá também,
compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos
os envolvidos no processo, respeitando individualidade de cada um e buscando
nos conhecimentos individuais novas ideias para enriquecer o trabalho coletivo.
A gestão democrática exige participação. ”Democracia e participação são dois
termos inseparáveis, a medida que um conceito remete ao outro”. (LUCK, 2006,
p.54)
Para tanto, é necessário
compreendermos gestão democrática como um processo de administração onde todos
os membros da comunidade escolar estão envolvidos na busca da melhoria do
ensino. Assim, os problemas e dificuldades encontradas na escola não são mais
do “diretor”, do “professor” ou de alguém específico, mas sim de todos: alunos,
pais, funcionários e comunidade.
Os
Espaços da Escola:
Secretária
escolar- o secretário é o responsável direto pelo registro
e documentação da escola. Seu papel
reveste-se de indiscutível importância para o melhor funcionamento da escola,
competindo-lhe a organização e preservação de toda a documentação da Unidade Educativa,
seja de forma escrita ou digitalizada. É através de seus relatórios, dos seus
registros, de sua história e organização que a Unidade Educativa poderá
respaldar o seu Projeto Político Pedagógico.
Coordenação
Pedagógica- prioridade da coordenação pedagógica é o trabalho
do professor junto com o aluno, trabalham com mídia, blogs, emails, dando apoio
aos professores, Ensino Fundamental, Médio, EJA, currículo, ENEM, processos
seletivos nas universidades.
Orientador
Educacional- proporcionar condições que facilitem a
integração entre ESCOLA-FAMILIA-COMUNIDADE.
Biblioteca-
serve para fazermos pesquisas, trabalhos em grupos ou individuais, o professor
responsável pela biblioteca deve dar acesso as coleções, dar suporte ao uso de
recursos destinados a consulta como: livros, revistas, pesquisas periódicas e
internet para todos os usuários.
Laboratório
de Informática- lugar pra pesquisa onde o aluno
adquire o conhecimento e desenvolve o seu aprendizado.
Auditório-
é um espaço amplo com cadeiras estufadas, um palco com cortina para
apresentação de peças teatrais, eventos escolares, palestras, reuniões e
festas. O auditório também serve para cursos de formação dos professores
municipais e estaduais.
Sala
de Educação Física- é um espaço sempre ligado ao pátio
interno da escola, com finalidade de guardar os materiais, facilitando assim a
ação dos professores.
Sala
de Xerox- onde são feitos todos os tipos de cópias,
documentos internos para o administrativo, provas para os alunos de todos os
turnos.
Brinquedoteca
-
um espaço de aprendizagem e lazer onde a criança desenvolve o raciocínio lógico
e sua criatividade. Portanto não devemos conceber a infância longe do
brinquedo, principalmente de proporcionar o brinquedo em ambientes preparados
para que a criança brinque com liberdade de ação em total interação com outras
crianças.
Área
Coberta- é um espaço amplo no interior da escola, ponto de
encontro dos alunos no recreio, nos intervalos de troca de períodos,
apresentações de trabalhos juntamente com seus professores.
Cozinha
e Refeitório- as merendeiras trabalham direto com o
aluno proporcionando um bem estar ao aluno durante sua permanência na escola
como instrumento de promoção e saúde, socialização, educação alimentar,
formação de hábitos e atitudes saudáveis.
Funcionários
de Infraestrutura- onde a função é a limpeza e a
manutenção do espaço escolar.
Na parte externa da
escola temos uma praça com brinquedos onde as crianças de séries iniciais
brincam no recreio acompanhado dos funcionários da escola. Quanto a comparação do
Caderno Temático, a Gestão Democrática do mesmo não nos ajuda em muita coisa, o
Caderno Temático nos traz uma gestão do estado do Paraná enquanto a nossa
realidade fica na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, as escolas com a
realidade completamente diferente onde sobrevivem através da verba
governamental, onde o gestor deve aplicar nas prioridades da escola.
A escola pública
sobrevive através da verba estadual que o governo disponibiliza para a mesma.
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