quinta-feira, 3 de abril de 2014

                                       Comunidade e  Gestão Pública

                  A parceria entre escola e comunicação é indispensável para uma educação de qualidade e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes. A participação de pais e membros da comunidade nas decisões da escola fortalece a sintonia e permite troca de informações relevantes entre escola e família, além de contribuir para elevar o engajamento da comunidade na manutenção da unidade escolar.
                 É fundamental a participação da comunidade na escola, acompanhando o processo pedagógico de ensino e aprendizagem como meio de contribuir para o fortalecimento do ensino e a valorização do próprio aluno que se sente amado e valorizado, mesmo com a dificuldade dos pais em administrar um tempo entre trabalho e família, mas ficou claro a todos como é fundamental  organizar um horário para auxiliar seus filhos nas atividades escolar.
                  A participação da comunidade escolar é formada por alguns componentes básicos: constituição do conselho escolar, elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa, definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar, divulgação e transparência na prestação de contas, avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica, eleição direta para diretor.
                  Entende-se por gestão democrática o ato de administrar, gerir uma instituição que promova a participação de todos os atores envolvidos no processo educacional de forma democrática, para que assim ocorra a busca pela melhoria do ensino. Ela vem substituir o autoritarismo empregado durante décadas, envolvendo todos os segmentos sociais que compõem a escola, para proporcionar uma reflexão quanto ao papel do gestor na busca de uma escola pública de qualidade.
                  A organização do trabalho pedagógico na escola pública não é uma tarefa fácil, requer uma formação de boa qualidade além de exigir do gestor um trabalho coletivo que busque a autonomia e a participação na construção do projeto político-pedagógico.  Numa gestão democrática, o gestor precisará saber como trabalhar os conflitos e desencontros, deverá ter competência para buscar novas alternativas e que as mesmas atendam os interesses da comunidade escolar, deverá também, compreender que a qualidade da escola, deverá também, compreender que a qualidade da escola dependerá da participação ativa de todos os envolvidos no processo, respeitando individualidade de cada um e buscando nos conhecimentos individuais novas ideias para enriquecer o trabalho coletivo. A gestão democrática exige participação. ”Democracia e participação são dois termos inseparáveis, a medida que um conceito remete ao outro”. (LUCK, 2006, p.54)
                Para tanto, é necessário compreendermos gestão democrática como um processo de administração onde todos os membros da comunidade escolar estão envolvidos na busca da melhoria do ensino. Assim, os problemas e dificuldades encontradas na escola não são mais do “diretor”, do “professor” ou de alguém específico, mas sim de todos: alunos, pais, funcionários e comunidade.

Os Espaços da Escola:
Secretária escolar- o secretário é o responsável direto pelo registro e documentação da escola.  Seu papel reveste-se de indiscutível importância para o melhor funcionamento da escola, competindo-lhe a organização e preservação de toda a documentação da Unidade Educativa, seja de forma escrita ou digitalizada. É através de seus relatórios, dos seus registros, de sua história e organização que a Unidade Educativa poderá respaldar o seu Projeto Político Pedagógico.
Coordenação Pedagógica- prioridade da coordenação pedagógica é o trabalho do professor junto com o aluno, trabalham com mídia, blogs, emails, dando apoio aos professores, Ensino Fundamental, Médio, EJA, currículo, ENEM, processos seletivos nas universidades.
Orientador Educacional- proporcionar condições que facilitem a integração entre ESCOLA-FAMILIA-COMUNIDADE.
Biblioteca- serve para fazermos pesquisas, trabalhos em grupos ou individuais, o professor responsável pela biblioteca deve dar acesso as coleções, dar suporte ao uso de recursos destinados a consulta como: livros, revistas, pesquisas periódicas e internet para todos os usuários.
Laboratório de Informática- lugar pra pesquisa onde o aluno adquire o conhecimento e desenvolve o seu aprendizado.
Auditório- é um espaço amplo com cadeiras estufadas, um palco com cortina para apresentação de peças teatrais, eventos escolares, palestras, reuniões e festas. O auditório também serve para cursos de formação dos professores municipais e estaduais.
Sala de Educação Física- é um espaço sempre ligado ao pátio interno da escola, com finalidade de guardar os materiais, facilitando assim a ação dos professores.
Sala de Xerox- onde são feitos todos os tipos de cópias, documentos internos para o administrativo, provas para os alunos de todos os turnos.
Brinquedoteca - um espaço de aprendizagem e lazer onde a criança desenvolve o raciocínio lógico e sua criatividade. Portanto não devemos conceber a infância longe do brinquedo, principalmente de proporcionar o brinquedo em ambientes preparados para que a criança brinque com liberdade de ação em total interação com outras crianças.
Área Coberta- é um espaço amplo no interior da escola, ponto de encontro dos alunos no recreio, nos intervalos de troca de períodos, apresentações de trabalhos juntamente com seus professores.
Cozinha e Refeitório- as merendeiras trabalham direto com o aluno proporcionando um bem estar ao aluno durante sua permanência na escola como instrumento de promoção e saúde, socialização, educação alimentar, formação de hábitos e atitudes saudáveis.
Funcionários de Infraestrutura- onde a função é a limpeza e a manutenção do espaço escolar.
Na parte externa da escola temos uma praça com brinquedos onde as crianças de séries iniciais brincam no recreio acompanhado dos funcionários da escola. Quanto a comparação do Caderno Temático, a Gestão Democrática do mesmo não nos ajuda em muita coisa, o Caderno Temático nos traz uma gestão do estado do Paraná enquanto a nossa realidade fica na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, as escolas com a realidade completamente diferente onde sobrevivem através da verba governamental, onde o gestor deve aplicar nas prioridades da escola.
A escola pública sobrevive através da verba estadual que o governo disponibiliza para a mesma.



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