A escola e sua identidade
Penso que a escola deve ter uma missão
genuína para que as pessoas deem o melhor de si e adotem uma visão
compartilhada, na qual prevaleça o compromisso e o comprometimento em lugar da
aceitação. Assim, os líderes aprendem que não há como querer ditar uma visão,
acreditando que ela será assimilada automaticamente. Pois a unidade de aprendizagem moderna é o grupo e
não o indivíduo. O diálogo facilita a aprendizagem em equipe e, quando esta
produz resultados, seus integrantes
crescem mais rápido e a organização também.
Esta escola é constituída da
seguinte maneira: o diretor que é o profissional escolhido por sua comunidade
escolar para planejar e agir com o conselho escolar e a equipe de professores e
funcionários numa integração democrática. As ações e decisões são tomadas com a
participação de todos os seus segmentos, através de reuniões e assembleias.
Durante as horas de estágio realizadas, obtive
informações significativas a respeito do andamento da escola e o seu papel como
instituição de ensino. Os integrantes da comunidade escolar estão cientes da
importância do seu trabalho, em especial os professores que estão em sala de
aula, procuram desempenhar com criatividade e dedicação as suas aulas, para chamar
a atenção e despertar o interesse dos alunos pelo estudo. A direção e
coordenação pedagógica além de apoiarem dão sugestões para os projetos e aulas
diferenciadas, que saiam da rotina.
Em relação ao processo de ensino aprendizagem, professores
e alunos estão envolvidos sempre aprendendo juntos, construir o conhecimento
com o intuito de desenvolver o espírito critico. Nos anos iniciais, em especial
o 1º ano, o processo de aprendizagem é desenvolvido de forma lúdica respeitando
a idade, a unidade e a lógica da criança. A aprendizagem do aluno é acompanhada
diariamente em sala de aula pela assiduidade, respeito com os colegas,
desenvolvimento do conhecimento, aplicação de prova e a observação da prática.
No ensino fundamental nos anos iniciais do 1º ao 5º ano avaliação é globalizada
e expressa por parecer descritivo trimestral em ficha individual.
A instituição escolar tende a
desenvolver o processo de planejamento para ver o comprometimento de todos os
envolvidos com o ato educativo, construindo uma escola voltada para valorização
do pedagógico e do aluno como um todo, usando o potencial como um cidadão
agente da transformação social, contando com a escola como um espaço de
elaboração de inovações constantes integrando assim a ação coletiva de todos os
segmentos da comunidade escolar, tendo um significado democrático,
participativo.
Portanto, o seu objetivo é promover espaços para valorização das
expressões culturais, e também desenvolver o espirito de cooperação e
solidariedade. Pois a mesma esta localizada na periferia da cidade, e muitos
alunos não têm perspectivas para o futuro. É por isso que todos apostam num
trabalho intenso, no qual leve uma realidade, totalmente diferente da que eles presenciam
em seu cotidiano. Estimulam a participação do educando e sua família nas
atividades escolares e intensificam as ações socialmente relevantes para a
comunidade escolar.
Alguns
dos desafios da escola, é diminuir a repetência e evasão, para amenizar esse
problema buscam diferentes estratégias, como a valorização do aluno como
indivíduo inserido na sociedade, eles têm livre acesso, as dependências da
escola, e liberdade para opinar sobre assuntos de interesse de todos. Todo
trabalho desenvolvido, visa ajudar o aluno a ser crítico, construtor do seu
conhecimento, e se tornar um cidadão consciente de seus direitos e deveres.
“Não há
transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de
chegada. Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso
futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente. Temos de saber o que
fomos e o que somos para saber o que seremos.” PAULO FREIRE
Esta é uma escola inovadora que
esta sempre aberta a novas tendências e desafios, esta bem inserida com a
comunidade, onde os vizinhos colaboram com a segurança da mesma. Tem como desenvolver
com todas as pessoas da comunidade envolvidas no processo educacional, alunos
capazes de responder aos desafios de uma sociedade de constante mudança,
indivíduos dinâmicos, críticos e solidários, capazes de construir seu próprio
conhecimento.
Maria Sirlei Benites da Silva Pereira
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