sexta-feira, 4 de abril de 2014

Artigo

A escola e sua identidade
             Penso que a escola deve ter uma missão genuína para que as pessoas deem o melhor de si e adotem uma visão compartilhada, na qual prevaleça o compromisso e o comprometimento em lugar da aceitação. Assim, os líderes aprendem que não há como querer ditar uma visão, acreditando que ela será assimilada automaticamente. Pois a unidade de aprendizagem moderna é o grupo e não o indivíduo. O diálogo facilita a aprendizagem em equipe e, quando esta produz resultados, seus integrantes crescem mais rápido e a organização também.
              Esta escola é constituída da seguinte maneira: o diretor que é o profissional escolhido por sua comunidade escolar para planejar e agir com o conselho escolar e a equipe de professores e funcionários numa integração democrática. As ações e decisões são tomadas com a participação de todos os seus segmentos, através de reuniões e assembleias.
              Durante as horas de estágio realizadas, obtive informações significativas a respeito do andamento da escola e o seu papel como instituição de ensino. Os integrantes da comunidade escolar estão cientes da importância do seu trabalho, em especial os professores que estão em sala de aula, procuram desempenhar com criatividade e dedicação as suas aulas, para chamar a atenção e despertar o interesse dos alunos pelo estudo. A direção e coordenação pedagógica além de apoiarem dão sugestões para os projetos e aulas diferenciadas, que saiam da rotina.
                Em relação ao processo de ensino aprendizagem, professores e alunos estão envolvidos sempre aprendendo juntos, construir o conhecimento com o intuito de desenvolver o espírito critico. Nos anos iniciais, em especial o 1º ano, o processo de aprendizagem é desenvolvido de forma lúdica respeitando a idade, a unidade e a lógica da criança. A aprendizagem do aluno é acompanhada diariamente em sala de aula pela assiduidade, respeito com os colegas, desenvolvimento do conhecimento, aplicação de prova e a observação da prática. No ensino fundamental nos anos iniciais do 1º ao 5º ano avaliação é globalizada e expressa por parecer descritivo trimestral em ficha individual.
                 A instituição escolar tende a desenvolver o processo de planejamento para ver o comprometimento de todos os envolvidos com o ato educativo, construindo uma escola voltada para valorização do pedagógico e do aluno como um todo, usando o potencial como um cidadão agente da transformação social, contando com a escola como um espaço de elaboração de inovações constantes integrando assim a ação coletiva de todos os segmentos da comunidade escolar, tendo um significado democrático, participativo.
          Portanto, o seu objetivo é promover espaços para valorização das expressões culturais, e também desenvolver o espirito de cooperação e solidariedade. Pois a mesma esta localizada na periferia da cidade, e muitos alunos não têm perspectivas para o futuro. É por isso que todos apostam num trabalho intenso, no qual leve uma realidade, totalmente diferente da que eles presenciam em seu cotidiano. Estimulam a participação do educando e sua família nas atividades escolares e intensificam as ações socialmente relevantes para a comunidade escolar.
           Alguns dos desafios da escola, é diminuir a repetência e evasão, para amenizar esse problema buscam diferentes estratégias, como a valorização do aluno como indivíduo inserido na sociedade, eles têm livre acesso, as dependências da escola, e liberdade para opinar sobre assuntos de interesse de todos. Todo trabalho desenvolvido, visa ajudar o aluno a ser crítico, construtor do seu conhecimento, e se tornar um cidadão consciente de seus direitos e deveres.
“Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada. Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente. Temos de saber o que fomos e o que somos para saber o que seremos.” PAULO FREIRE

            Esta é uma escola inovadora que esta sempre aberta a novas tendências e desafios, esta bem inserida com a comunidade, onde os vizinhos colaboram com a segurança da mesma. Tem como desenvolver com todas as pessoas da comunidade envolvidas no processo educacional, alunos capazes de responder aos desafios de uma sociedade de constante mudança, indivíduos dinâmicos, críticos e solidários, capazes de construir seu próprio conhecimento.

Maria Sirlei Benites da Silva Pereira

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