quarta-feira, 2 de abril de 2014

DAS SITUAÇÕES LIMITES AO INÉDITO VIÁVEL


APRESENTAÇÃO:

O presente trabalho partiu da necessidade de realizar um estudo mais aprofundado sobre a importância da Gestão Escolar ser mais democrática dentro das escolas.

Através do Estágio de Gestão em Processos Educativos, foi possível conhecer a realidade escolar enquanto síntese de múltiplas relações. Para tanto, buscamos através da aproximação, uma reflexão e apropriação das questões próprias da gestão escolar, do mapeamento dos temas significativos e dos temas geradores ligados à comunidade atendida pela escola, percebendo as singularidades da mesma.

A partir dos movimentos realizados ate aqui, fomos instigados a refletir criticamente sobre a realidade concreta da escola, com o propósito de apontar os limites e as potencialidades das proposições legais e cotidianas de uma gestão democrática.

Este trabalho visa apontar quais são os obstáculos e as possibilidades de ir além dos limites da democracia e ensino de qualidade dentro da minha escola parceira. Através do Estagio de Gestão, foi possível visualizar as situações limites enfrentada pela escola e pelos sujeitos que fazem parte dela, além de uma breve leitura do Projeto Político Pedagógico para buscar identificar momentos que se aproximam da realidade, das suas relações com a aprendizagem e de seus limites. Também foi possível dialogar com os diferentes sujeitos que compõem a escola, para apontar quais as questões que limitam o seu desenvolvimento.

Através de todas as discussões realizadas até este momento, possuímos argumentos que nos possibilitam apontar e identificar quais as possibilidades diante das situações limite destacadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao buscar conhecer e refletir como funciona uma gestão escolar democrática foi possível investigar e abordar vários temas que fazem parte do dia a dia de uma instituição de ensino. Entre os temas abordados esta a questão da Situação Limite enfrentada pelas escolas como um obstáculo no desenvolvimento de suas atividades.

Após dialogar com os diferentes sujeitos que compõem a minha escola parceira, realizando o estágio em gestão escolar, pude ter uma visão global e mais avançada da organização de uma escola, buscando entender como cada um dos sujeitos se relaciona diante dos temas gerais que envolvem o dia a dia de uma instituição. Através da observação dos processos escolares, compreendi a importância de fazer com que a escola se torne um espaço democrático envolvendo a participação da comunidade.

A partir das diferentes visitas realizadas na escola parceira, é possível perceber o quão diverso é o entendimento dos sujeitos em relação aos vários temas abordados durante os diálogos estabelecidos. Além disso, estamos nos aproximando cada vez mais da realidade que envolve o universo escolar, onde a idéia principal é pensar propriamente sobre o que devemos refletir e observar após cada momento vivido dentro da escola.

Através da elaboração de um quadro com as falas dos diferentes sujeitos, foi possível refletir e entender que cada um vê a escola de uma maneira bem diferente, visto que os sujeitos com os quais me relacionei através do diálogo abordaram em geral os mesmos temas, porém com uma visão divergente dos mesmos.

Após os diálogos obtidos com os diferentes sujeitos, percebi que a escola tem como situações-limite à falta de apoio dos órgãos competentes municipais, que na visão dos sujeitos poderiam investir mais na busca de recursos para ajudar na execução de projetos e planos que a escola possui. Outro ponto que pude observar é a falta de adaptações físicas no prédio da escola e um pouco a falta de participação de alguns pais, sendo que uma minoria não participa nem das reuniões de entrega de boletins, mas ao mesmo tempo a maioria esta sempre colaborando na organização de festas e eventos promovidos pela escola, através do CPM e do Conselho Escolar, que possui na sua constituição a colaboração e participação de pais, alunos e professores.

Através destes diálogos obtidos, pude compreender que a escola São José é uma escola que proporciona aos alunos coisas novas, é um ambiente que trabalha unido em favor dos estudantes e dos pais, buscando inovar seus objetivos.

Ao fazer a leitura do Projeto Político Pedagógico, foi possível identificar elementos que buscam a participação da comunidade escolar, e principalmente busca valorizar seus conhecimentos, como este destacado no PPP da escola:

“Com vista no desenvolvimento integral do aluno, nos propomos a fazer da escola, um espaço favorável à construção social do saber, valorizando o conhecimento popular, a inclusão social e a participação da comunidade escolar nos processos pedagógicos e administrativos”.

“Primamos por uma educação que contribua para a formação de um cidadão solidário, crítico, responsável e participativo, sendo um agente social da mudança.”

O grupo que elaborou este projeto teve a intenção de valorizar a realidade dos sujeitos que fazem parte da escola, afim de que os mesmos se sintam responsáveis pelo processo educacional de seus filhos e pela conservação do ambiente escolar, buscando conscientizar-se da importância do estudo motivando e efetivando a permanência dos alunos na escola.

Através do diálogo estabelecido com os diferentes sujeitos que compõem a escola, pude observar as proximidades e o distanciamento entre o entendimento de cada um desses sujeitos.

Visualizando os espaços da escola, percebi que a mesma apresenta ambientes favoráveis para desenvolver suas práticas e atender a todos de uma forma coletiva.

Durante uma conversa com a merendeira, informou-me que o refeitório da escola é freqüentado por todos os sujeitos, inclusive pela diretora que é informada e tem acesso ao cardápio da merenda escolar tendo conhecimento do que é ofertado aos seus alunos, sendo que o mesmo é elaborado pela nutricionista do município especificamente para cada dia da semana.

Durante uma visita feita à escola, pude conversar com a merendeira, a servente, a diretora e com uma professora procurando saber qual é o papel da escola, sua identidade, quais suas potencialidades e fragilidades.

Perguntei para a merendeira da escola qual o papel que ela enquanto funcionária da escola atribui à mesma?

“Vejo que o papel da escola é de ensinar, mostrando o que é certo e o que é errado. Penso que a escola mostra o caminho para as crianças se tornarem boas pessoas e eu como merendeira contribuo para a educação das crianças”.

Conversando com a servente da escola que esta recentemente trabalhando na mesma ela define a escola “vejo a escola como um lugar de adquirir conhecimentos e pelo pouco tempo que estou trabalhando aqui, vi que a escola trabalha bem unida e busca mostrar para as crianças que devemos valorizar este espaço e aproveitar todas as coisas boas que ela oferece”.

Conversando com a diretora sobre as potencialidades e fragilidades da escola, a mesma me relatou que “A nossa escola São José apresenta muitos valores, apesar de ser uma escola do interior com um baixo número de alunos e eu estar começando minha gestão como diretora, a escola possui suas potencialidades, pois ela conta com uma equipe unida que faz com que ela caminhe para o crescimento, e também corre atrás dos seus objetivos buscando ofertar novidades para os alunos trazendo eles para a escola, pois quanto mais nós puder proporcionar novidades aos alunos melhor, pois nós enquanto escola estamos sempre buscamos novos desafios”.

E por fim a minha conversa com uma das professoras da escola, me disse que “a escola é uma escola muito boa, trabalha em equipe e nós professores estamos sempre prontos a ajudar seja nos projetos que ela desenvolve, ou seja, em qualquer outra atividade, apesar de contar com pouca participação dos pais na minha visão ela busca incentivar os alunos e resgatar seus valores, e sempre que posso enquanto professora colaboro e ajudo no que for preciso para desenvolvermos uma educação de qualidade e com objetivos novos favorecendo toda a classe e a equipe escolar”.

Através destes diálogos obtidos, pude identificar e compreender os limites que a escola enfrenta na visão dos diferentes sujeitos, e também qual a atribuição da escola na formação de cidadãos críticos, responsáveis e solidários. A escola São José é uma escola que proporciona aos alunos coisas novas, é um ambiente que trabalha unido em favor dos estudantes e dos pais, buscando inovar seus objetivos.

Retornando ao PPP da escola a fim de perceber o papel da mesma quanto à situação-limite, a falta de participação de alguns pais na vida escolar de seus filhos, acaba afetando o seu desenvolvimento e prejudicando o seu aprendizado, pois a falta de apoio em casa faz com que as crianças procurem o estudo somente na escola.

O papel da escola São José é respeitar e valorizar as experiências de vida dos educando e de suas famílias. Tendo como propósito fortalecer nos alunos a postura humana e os valores aprendidos: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis.

A escola apresenta como objetivos, estabelecer procedimentos para o desenvolvimento de uma cultura de sociedade inclusiva, por meio de práticas educacionais que respeitem e valorizem as diferenças. Como forma de enriquecimento cultural das pessoas e dos grupos sociais.

Criar condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade.

Melhorar a qualidade de ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno na escola.

Manter na escola ambiente acolhedores e agradáveis, motivando a comunidade escolar a comprometer-se com a educação, conscientizando-se da necessidade de aprender, adaptando-se as novas necessidades e circunstâncias do mundo moderno.

Busca resgatar valores indispensáveis ao convívio social e promove a integração escola-comunidade.

A escola tem também como um principal objetivo o aluno, buscando integra-lo com atividades extracurriculares, ofertando novidades através de projetos que ocupem o seu tempo além da sala de aula.

Construir um ambiente educativo onde todos os segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis pelo processo educativo e pela conservação do patrimônio escolar.

Salientar a importância do estudo, como fonte de conhecimento e apta-afirmação.

Estimular a participação da comunidade nas ações da escola.

Ser um espaço de interação e discussão conduzindo na busca de alternativas.

Ter todas as crianças em idade escolar, freqüentando a escola.

Construir regras de convivência na escola juntamente com a comunidade escolar, sendo a mesma registrada em ata.

Com vista no desenvolvimento integral do aluno, a escola juntamente com seus professores se propõe a desenvolver atividades que desperte suas curiosidades, onde através de novas metodologias buscam desenvolver atividades criativa despertando nos alunos a vontade de aprender e querer conhecer mais sobre os conteúdos.

Os professores da escola estão sempre dispostos procurando inovar sua forma de ensinar, fazendo com que os alunos tomem gosto pelo aprender.

A avaliação da aprendizagem é continua, através dos trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras e provas.

As avaliações buscam acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos.

A Escola São José é muito bem desenvolvida e estruturada em relação ao desenvolvimento intelectual, pois todos que fazem parte dela desenvolvem suas atribuições com muita competência. Na parte social e emocional todos buscam sempre primar pelo bem da escola, preservando e respeitando o ambiente de trabalho de cada um, todos buscam sempre unidos objetivos para o bem da escola.

“A conquista da cidadania requer um esforço dos educadores em estimular instâncias e práticas de participação popular. A participação da comunidade possibilita à população o conhecimento e a avaliação dos serviços oferecidos e a intervenção organizada na vida da escola podendo influenciar na democratização da gestão e na melhoria da qualidade de ensino (LIBÂNEO, 2001).”

A escola esta sempre buscando novos ideais para o seu bom desenvolvimento, entre esses ideais é fazer com que os pais freqüentem mais a escola e acompanhem mais de perto a vida escolar de seus filhos. Através de reuniões e comemorações é que a escola busca trazer as famílias para dentro dela.

A partir das discussões e movimentos realizados ate aqui, faz-se necessário buscar estratégias que possam amenizar as situações limites enfrentadas pela escola, que neste caso é a falta de participação de alguns pais e falta de apoio dos órgãos competentes municipais que no ver dos sujeitos poderiam batalhar mais na busca de recursos e verbas para a execução de seus projetos.

Sendo assim, uma maneira para tentar resolver ou amenizar esta situação-limite, é buscar estratégias que busquem atingir o inédito-viável para atrair os pais e comunidade para dentro da escola. Entre estas, procurar promover encontros e ofertar palestras educacionais mostrando aos pais a importância que sua participação tem na vida escolar de seus filhos, além de fazer com que a aprendizagem desenvolva suas curiosidades e vontade de aprender e descobrir coisas novas.

Deste modo torna-se fundamental a participação da família, onde em parceria com a escola devem caminhar em busca de um mesmo objetivo, que é a formação do aluno, uma boa educação e um bom processo de ensino aprendizagem. Esta situação é inédito-viavel, pois só necessita de uma participação da família e escola para uma melhor articulação em prol de um ensino aprendizagem de qualidade.

Ao concluir este trabalho, afirmamos que nossa escola precisa ser um espaço aberto onde todos os sujeitos sejam estimulados ao exercício da escolha, nas pequenas e nas grandes coisas, de modo que assim aprendam a cultivar valores e a refletir sobre eles, o tempo todo. Somente assim seremos e escola que almejamos.

“A democracia se expressa como valor e como processo. Ou seja, de um lado, afirma ideais, intenções e desejos (aquilo que se quer) de outro, requer formas de manifestação que a concretizem (aquilo que se pratica). Uma sociedade não é democrática pela simples afirmação de valores, mas, também e, sobretudo, pela construção e prática cotidiana dos mesmos, ou seja, pelos processos que os instauram e reafirmam (VIEIRA, 2002).”

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

VIEIRA, S. L. (Org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José.

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