APRESENTAÇÃO:
O presente
trabalho partiu da necessidade de realizar um estudo mais aprofundado sobre a
importância da Gestão Escolar ser mais democrática dentro das escolas.
Através do
Estágio de Gestão em Processos Educativos, foi possível conhecer a realidade
escolar enquanto síntese de múltiplas relações. Para tanto, buscamos através da
aproximação, uma reflexão e apropriação das questões próprias da gestão
escolar, do mapeamento dos temas significativos e dos temas geradores ligados à
comunidade atendida pela escola, percebendo as singularidades da mesma.
A partir dos
movimentos realizados ate aqui, fomos instigados a refletir criticamente sobre
a realidade concreta da escola, com o propósito de apontar os limites e as
potencialidades das proposições legais e cotidianas de uma gestão democrática.
Este trabalho
visa apontar quais são os obstáculos e as possibilidades de ir além dos limites
da democracia e ensino de qualidade dentro da minha escola parceira. Através do
Estagio de Gestão, foi possível visualizar as situações limites enfrentada pela
escola e pelos sujeitos que fazem parte dela, além de uma breve leitura do
Projeto Político Pedagógico para buscar identificar momentos que se aproximam
da realidade, das suas relações com a aprendizagem e de seus limites. Também
foi possível dialogar com os diferentes sujeitos que compõem a escola, para
apontar quais as questões que limitam o seu desenvolvimento.
Através de todas
as discussões realizadas até este momento, possuímos argumentos que nos
possibilitam apontar e identificar quais as possibilidades diante das situações
limite destacadas.
Ao buscar
conhecer e refletir como funciona uma gestão escolar democrática foi possível
investigar e abordar vários temas que fazem parte do dia a dia de uma
instituição de ensino. Entre os temas abordados esta a questão da Situação
Limite enfrentada pelas escolas como um obstáculo no desenvolvimento de suas
atividades.
Após dialogar com os diferentes sujeitos
que compõem a minha escola parceira, realizando o estágio em gestão escolar,
pude ter uma visão global e mais avançada da organização de uma escola,
buscando entender como cada um dos sujeitos se relaciona diante dos temas
gerais que envolvem o dia a dia de uma instituição. Através da observação dos
processos escolares, compreendi a importância de fazer com que a escola se
torne um espaço democrático envolvendo a participação da comunidade.
A partir das diferentes visitas
realizadas na escola parceira, é possível perceber o quão diverso é o
entendimento dos sujeitos em relação aos vários temas abordados durante os
diálogos estabelecidos. Além disso, estamos nos aproximando cada vez mais da
realidade que envolve o universo escolar, onde a idéia principal é pensar propriamente
sobre o que devemos refletir e observar após cada momento vivido dentro da
escola.
Através da elaboração de um quadro com as
falas dos diferentes sujeitos, foi possível refletir e entender que cada um vê
a escola de uma maneira bem diferente, visto que os sujeitos com os quais me
relacionei através do diálogo abordaram em geral os mesmos temas, porém com uma
visão divergente dos mesmos.
Após os diálogos obtidos com os
diferentes sujeitos, percebi que a escola tem como situações-limite à falta de
apoio dos órgãos competentes municipais, que na visão dos sujeitos poderiam
investir mais na busca de recursos para ajudar na execução de projetos e planos
que a escola possui. Outro ponto que pude observar é a falta de adaptações
físicas no prédio da escola e um pouco a falta de participação de alguns pais,
sendo que uma minoria não participa nem das reuniões de entrega de boletins,
mas ao mesmo tempo a maioria esta sempre colaborando na organização de festas e
eventos promovidos pela escola, através do CPM e do Conselho Escolar, que
possui na sua constituição a colaboração e participação de pais, alunos e
professores.
Através destes diálogos obtidos, pude
compreender que a escola São José é uma escola que proporciona aos alunos
coisas novas, é um ambiente que trabalha unido em favor dos estudantes e dos
pais, buscando inovar seus objetivos.
Ao fazer a leitura do Projeto Político
Pedagógico, foi possível identificar elementos que buscam a participação da
comunidade escolar, e principalmente busca valorizar seus conhecimentos, como
este destacado no PPP da escola:
“Com vista no desenvolvimento
integral do aluno, nos propomos a fazer da escola, um espaço favorável à
construção social do saber, valorizando o conhecimento popular, a inclusão
social e a participação da comunidade escolar nos processos pedagógicos e
administrativos”.
“Primamos por uma educação que
contribua para a formação de um cidadão solidário, crítico, responsável e
participativo, sendo um agente social da mudança.”
O grupo que
elaborou este projeto teve a intenção de valorizar a realidade dos sujeitos que
fazem parte da escola, afim de que os mesmos se sintam responsáveis pelo
processo educacional de seus filhos e pela conservação do ambiente escolar,
buscando conscientizar-se da importância do estudo motivando e efetivando a
permanência dos alunos na escola.
Através do diálogo estabelecido com os
diferentes sujeitos que compõem a escola, pude observar as proximidades e o
distanciamento entre o entendimento de cada um desses sujeitos.
Visualizando os espaços da escola,
percebi que a mesma apresenta ambientes favoráveis para desenvolver suas
práticas e atender a todos de uma forma coletiva.
Durante uma conversa com a merendeira,
informou-me que o refeitório da escola é freqüentado por todos os sujeitos,
inclusive pela diretora que é informada e tem acesso ao cardápio da merenda
escolar tendo conhecimento do que é ofertado aos seus alunos, sendo que o mesmo
é elaborado pela nutricionista do município especificamente para cada dia da
semana.
Durante uma visita feita à escola, pude
conversar com a merendeira, a servente, a diretora e com uma professora
procurando saber qual é o papel da escola, sua identidade, quais suas
potencialidades e fragilidades.
Perguntei para a merendeira da escola
qual o papel que ela enquanto funcionária da escola atribui à mesma?
“Vejo que o papel da escola é de ensinar,
mostrando o que é certo e o que é errado. Penso que a escola mostra o caminho
para as crianças se tornarem boas pessoas e eu como merendeira contribuo para a
educação das crianças”.
Conversando com a servente da escola que
esta recentemente trabalhando na mesma ela define a escola “vejo a escola como
um lugar de adquirir conhecimentos e pelo pouco tempo que estou trabalhando
aqui, vi que a escola trabalha bem unida e busca mostrar para as crianças que
devemos valorizar este espaço e aproveitar todas as coisas boas que ela
oferece”.
Conversando com a diretora sobre as
potencialidades e fragilidades da escola, a mesma me relatou que “A nossa
escola São José apresenta muitos valores, apesar de ser uma escola do interior
com um baixo número de alunos e eu estar começando minha gestão como diretora,
a escola possui suas potencialidades, pois ela conta com uma equipe unida que
faz com que ela caminhe para o crescimento, e também corre atrás dos seus
objetivos buscando ofertar novidades para os alunos trazendo eles para a
escola, pois quanto mais nós puder proporcionar novidades aos alunos melhor,
pois nós enquanto escola estamos sempre buscamos novos desafios”.
E por fim a minha conversa com uma das
professoras da escola, me disse que “a escola é uma escola muito boa, trabalha
em equipe e nós professores estamos sempre prontos a ajudar seja nos projetos
que ela desenvolve, ou seja, em qualquer outra atividade, apesar de contar com
pouca participação dos pais na minha visão ela busca incentivar os alunos e
resgatar seus valores, e sempre que posso enquanto professora colaboro e ajudo
no que for preciso para desenvolvermos uma educação de qualidade e com
objetivos novos favorecendo toda a classe e a equipe escolar”.
Através destes diálogos obtidos, pude
identificar e compreender os limites que a escola enfrenta na visão dos
diferentes sujeitos, e também qual a atribuição da escola na formação de
cidadãos críticos, responsáveis e solidários. A escola São José é uma escola
que proporciona aos alunos coisas novas, é um ambiente que trabalha unido em
favor dos estudantes e dos pais, buscando inovar seus objetivos.
Retornando ao PPP da escola a fim de
perceber o papel da mesma quanto à situação-limite, a falta de participação de
alguns pais na vida escolar de seus filhos, acaba afetando o seu
desenvolvimento e prejudicando o seu aprendizado, pois a falta de apoio em casa
faz com que as crianças procurem o estudo somente na escola.
O papel da escola São José é respeitar e
valorizar as experiências de vida dos educando e de suas famílias. Tendo como
propósito fortalecer nos alunos a postura humana e os valores aprendidos: a
criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das
situações difíceis.
A escola apresenta como objetivos,
estabelecer procedimentos para o desenvolvimento de uma cultura de sociedade
inclusiva, por meio de práticas educacionais que respeitem e valorizem as
diferenças. Como forma de enriquecimento cultural das pessoas e dos grupos
sociais.
Criar condições para que os alunos
desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em
sociedade.
Melhorar a qualidade de ensino, motivando
e efetivando a permanência do aluno na escola.
Manter na escola ambiente acolhedores e
agradáveis, motivando a comunidade escolar a comprometer-se com a educação,
conscientizando-se da necessidade de aprender, adaptando-se as novas
necessidades e circunstâncias do mundo moderno.
Busca resgatar valores indispensáveis ao
convívio social e promove a integração escola-comunidade.
A escola tem também como um principal
objetivo o aluno, buscando integra-lo com atividades extracurriculares,
ofertando novidades através de projetos que ocupem o seu tempo além da sala de
aula.
Construir um ambiente educativo onde
todos os segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis pelo processo
educativo e pela conservação do patrimônio escolar.
Salientar a importância do estudo, como
fonte de conhecimento e apta-afirmação.
Estimular a participação da comunidade
nas ações da escola.
Ser um espaço de interação e discussão
conduzindo na busca de alternativas.
Ter todas as crianças em idade escolar,
freqüentando a escola.
Construir regras de convivência na escola
juntamente com a comunidade escolar, sendo a mesma registrada em ata.
Com vista no desenvolvimento integral do
aluno, a escola juntamente com seus professores se propõe a desenvolver
atividades que desperte suas curiosidades, onde através de novas metodologias
buscam desenvolver atividades criativa despertando nos alunos a vontade de
aprender e querer conhecer mais sobre os conteúdos.
Os professores da escola estão sempre
dispostos procurando inovar sua forma de ensinar, fazendo com que os alunos
tomem gosto pelo aprender.
A avaliação da aprendizagem é continua,
através dos trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras e provas.
As avaliações buscam acompanhar e
verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos.
A Escola São José é muito bem
desenvolvida e estruturada em relação ao desenvolvimento intelectual, pois
todos que fazem parte dela desenvolvem suas atribuições com muita competência.
Na parte social e emocional todos buscam sempre primar pelo bem da escola,
preservando e respeitando o ambiente de trabalho de cada um, todos buscam
sempre unidos objetivos para o bem da escola.
“A conquista da cidadania
requer um esforço dos educadores em estimular instâncias e práticas de
participação popular. A participação da comunidade possibilita à população o
conhecimento e a avaliação dos serviços oferecidos e a intervenção organizada
na vida da escola podendo influenciar na democratização da gestão e na melhoria
da qualidade de ensino (LIBÂNEO, 2001).”
A escola esta sempre buscando novos ideais
para o seu bom desenvolvimento, entre esses ideais é fazer com que os pais
freqüentem mais a escola e acompanhem mais de perto a vida escolar de seus
filhos. Através de reuniões e comemorações é que a escola busca trazer as
famílias para dentro dela.
A partir das discussões e movimentos
realizados ate aqui, faz-se necessário buscar estratégias que possam amenizar
as situações limites enfrentadas pela escola, que neste caso é a falta de
participação de alguns pais e falta de apoio dos órgãos competentes municipais
que no ver dos sujeitos poderiam batalhar mais na busca de recursos e verbas
para a execução de seus projetos.
Sendo assim, uma maneira para tentar
resolver ou amenizar esta situação-limite, é buscar estratégias que busquem
atingir o inédito-viável para atrair os pais e comunidade para dentro da escola.
Entre estas, procurar promover encontros e ofertar palestras educacionais
mostrando aos pais a importância que sua participação tem na vida escolar de
seus filhos, além de fazer com que a aprendizagem desenvolva suas curiosidades
e vontade de aprender e descobrir coisas novas.
Deste modo torna-se fundamental a
participação da família, onde em parceria com a escola devem caminhar em busca
de um mesmo objetivo, que é a formação do aluno, uma boa educação e um bom
processo de ensino aprendizagem. Esta situação é inédito-viavel, pois só
necessita de uma participação da família e escola para uma melhor articulação
em prol de um ensino aprendizagem de qualidade.
Ao concluir este trabalho, afirmamos que
nossa escola precisa ser um espaço aberto onde todos os sujeitos sejam
estimulados ao exercício da escolha, nas pequenas e nas grandes coisas, de modo
que assim aprendam a cultivar valores e a refletir sobre eles, o tempo todo.
Somente assim seremos e escola que almejamos.
“A democracia se expressa como
valor e como processo. Ou seja, de um lado, afirma ideais, intenções e desejos
(aquilo que se quer) de outro, requer formas de manifestação que a concretizem
(aquilo que se pratica). Uma sociedade não é democrática pela simples afirmação
de valores, mas, também e, sobretudo, pela construção e prática cotidiana dos
mesmos, ou seja, pelos processos que os instauram e reafirmam (VIEIRA, 2002).”
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
LIBÂNEO,
J. C. Organização e gestão da escola: teoria
e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
VIEIRA,
S. L. (Org.). Gestão da escola: desafios
a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Projeto
Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José.
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