domingo, 6 de abril de 2014

Cuidando do Lixo na Escola

1. IDENTIFICAÇÃO


 

a. Tema: Cuidando do lixo na escola.
b. Delimitação do tema: A importância do cuidado do lixo na escola Estadual Nossa Senhora das Vitórias.
c. Coordenadora:
d. Equipe responsável pela execução: Jussara Flores e Nelci
e. Período de realização: março a dezembro de 2014
2 Objetivo(s)
2.1 Geral
Conscientizar a comunidade e os alunos de que o homem não deve ser apenas um consumidor, mas deve também economizar e preservar a natureza, e que todos possam perceber que alguns recursos se renovam, mas outros se esgotam.
2.1 Específicos
a)Estimular em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.
b)        Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
c)            Desenvolver programa de educação ambiental a fim de melhorar a qualidade de vida do bairro;
d)            Promover a sensibilização dos professores com atividades práticas de tempo pré-estabelecidos, a fim de motivá-los a priorizar a consciência ambiental, abrangendo saúde, segurança e meio ambiente, encorajando-as a respeitar, colaborar e aderir às práticas ambientais do município.

3. Justificativa

            Considerando a necessidade de despertar nos alunos o gosto e o interesse de preservar o meio ambiente, existe a necessidade de conscientizar a comunidade, que o homem é o principal destruidor da natureza e que os seres vivos também dependem do meio em que vivem. É preciso conscientizar a comunidade em geral, para que os mesmos preservem o meio ambiente e patrimônio público do município.

4. Fundamentação teórica

        A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
O CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente- definiu a EA como um processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais, e de atividades que levem a participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.
A Educação Ambiental se caracteriza por incorporar as dimensões sócio-econômica, política, cultural e histórica, não podendo basear-se em pautas rígidas e de aplicação universal, devendo considerar as condições e estágio de cada país, região e comunidade sob uma perspectiva histórica. Assim sendo, a educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e interpretar a interdependências entre os diversos elementos que conformam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfação material e espiritual da sociedade no presente e no futuro.
Para fazê-lo a educação ambiental deve capacitar ao pleno exercício da cidadania, através da formação de uma base conceitual abrangente, técnica e culturalmente capaz de permitir a superação dos obstáculos à utilização sustentada do meio. O direito à informação e o acesso as tecnologias capazes de viabilizar o desenvolvimento sustentável constituem, assim, um dos pilares, deste processo de formação de uma nova consciência em nível planetário sem perder a ótica local, regional e nacional.
Como vimos as definições são abundantes, mas de certa forma, as mais recentes guardam, entre si, vários pontos comuns quando acentuam a necessidade de considerarmos os vários aspectos que compõem uma dada questão ambiental, isto é, a necessidade de uma abordagem integradora, holística.
Para construção de uma consciência cidadã é necessário anteriormente ter clareza sobre o que define um cidadão e reconhecer-se como tal. Para Aristóteles antes de falar em cidadania é necessário questionar: quem é cidadão e quem realmente pode ser chamado cidadão.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a quantidade de lixo produzido. Esse processo é realizado a partir de materiais que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente.
A reciclagem de materiais usados consiste no seu reprocessamento e incorporação na produção de novos objetos, num ciclo praticamente interminável, com ou sem adição de matéria prima virgem que começa e finaliza no agente consumidor através da transformação de material usado num outro pronto a ser usado.
As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento ou incineração. O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização.
Portanto é muito importante proporcionar diversas metodologias para que o aluno entenda melhor como funciona a preservação do meio ambiente com a coleta do lixo e a reciclagem.


5. Metodologia

Produzir textos, peças teatrais e murais so­bre a reciclagem e Meio Ambiente.
-       Os alunos confeccionam crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preserva­ção do Meio Ambiente.
-       Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.
-       “Apresentação de Jornal Falado”: utilizan­do reportagens de jornais e revistas.
-       Produzir textos poéticos sobre o Meio Am­biente.
-       Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.


6. Cronograma das atividades

Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva.
·  Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:
Azul:   papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.
                 Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc.
Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de mar­garina, etc.
·  Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.
      O   que fazer com as sobras?
·  As sobras da merenda escolar, folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar.
·  Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística.
Discussão:
a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.
b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?
c)         Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha nenhum, elabore um projeto para implantá-lo.

Reciclagem do papel
·  Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.
·  Discussão - Comentar com seus alunos que, caixas de papelão, jornais, etc. são obtidos pela reciclagem do papel; assim, eles terão a idéia de quanto a reciclagem contribui para poupar a derrubada de árvores em nosso país. Dessa maneira, podemos evitar a derrubada desnecessária de muitas árvores.
·  Construir um mural educativo, mostrando a composição do lixo e sugestões para diminuir a quantidade de lixo na escola.


7. Referências

Revista de EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Coleção SENAR RS
MOTA , S. Introdução à Engenharia Ambiental. 2 ed. Rio de Janeiro: ABES, 2000.
RICKLEFS, R.E. A economia da Natureza. BUENO, C. SILVA, P.P.L. (trd). Rio de Janeiro: Guanabara, 1996. 470 p.
RODRIGUES, Luiz Francisco; CARVALHO, Volume Maria. Lixo: de onve vem? Para onde vai?  São Paulo: Moderna, 1997.
PRÓ-GUAÍBA- Projeto de Educação Ambiental. Experiências em educação ambiental.. 1ªed.  Porto Alegre.



JUSSARA FLORES VARGAS











Nenhum comentário:

Postar um comentário