terça-feira, 1 de abril de 2014

A importância do Planejamento na escola!

   Todos os dias todos nós seres humanos fazemos planejamento, sem mesmo percebemos, acordamos e planejamos como será nosso dia, que tarefas devemos fazer e organizamos nosso tempo para realiza-las. O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. É importante considerar que o planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação.
   De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.
   Muitas vezes os professores trocam o que seria o seu planejamento pela escolha de um livro didático. Infelizmente, quando isso acontece, na maioria das vezes, esses professores acabam se tornando simples administradores do livro escolhido. Deixam de planejar seu trabalho a partir da realidade de seus alunos para seguir o que o autor do livro considerou como mais indicado.
   O bom planejamento deve levar em conta as especificidades da turma, a realidade dos alunos, pensando no conhecimento prévio dos alunos, deve-se ter articulação da teoria com a prática, utilizando metodologias diversificadas, inovados e divertidas, deve-se também ter consciência do tempo de aula, do tempo que as crianças necessitam para realizar aquela tarefa, sem falar que em ter flexibilidade para enfrentar situações imprevistas. Além disso, o professor deve pensar qual tipo de escola e de sociedade essas crianças estão inseridas, sendo ideal que esse planejamento de aula seja construído em conjunto com outros professores ou com a equipe pedagógica, dando um apoio maior ao professor de sala de aula.
   Existem situações na vida do aluno, na escola, no município e com a família que não podem ser desprezadas no cotidiano da escola, ás vezes sendo tão importantes que é necessário reformular várias vezes o planejamento de aula. Por isso é importante que o professor reflita suas ações, antes e depois das atividades, para ter maior clareza de que estratégias estão dando certo e quais precisam ser modificadas. Enfim, o planejamento deve conter o conteúdo, a forma como apresenta-lo para turma e a forma de avaliação, mas acredito que o principal critério para se formular o planejamento é a Flexibilidade, pois assim o professor terá várias opções de realizar as tarefas, sem deixar a desejar em situações imprevistas.
   O importante é salientar que o planejamento sirva para o professor e para os alunos, que ele seja favorável e funcional a quem se destina, através de uma ação consciente e responsável, desconsiderando a noção de planejamento como uma receita pronta, pois cada sala de aula é uma realidade diferente, com problemas e soluções diferentes. Nesse sentido, cabe ao professor, em conjunto com os demais profissionais da escola, adaptar o seu planejamento, para que assegure o bom desenvolvimento a que ele se propõe, que é o de guiar as práticas docentes em sala de aula.

   Acredito na frase dita, que Planejar é reunir atividades, pois a ideia de planejar deve estar presente em todas as atividades realizadas, planejar é pensar e reunir todas as atividades que achamos pertinentes para serem elaboradas dentro daquela turma, é reunir em um só plano todas as estratégias possíveis para se chegar aos objetivos que queremos, e ao longo do tempo, em que vamos conhecendo os alunos, as suas habilidades, o seu tempo, ir adequando e REplanejando essas atividades.

Brenda de Castro Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário