Resumo do texto: Da nossa escola Primária, do livro Sobre
Educação- Diálogos - Paulo Freire e Sergio Guimarães, Volume I – Ed. Paz e Terra.
Paulo Freire aborda a
educação como contribuição social e sua contribuição na vida, também a
linguagem da escola enquanto instituição social.
Resumo
da nossa escola primária
A escola como
instituição educacional e a educação por ela apresentada nos leva a refletir
sobre a formação dos professores atuantes desde a escola primária que o autor
Paulo Freire se refere na obra “Da nossa escola primária” até os dias atuais.
O autor Paulo
freire dá ênfase na metodologia do processo de construção do conhecimento
partindo da pesquisa da realidade do educando. Já a instituição escolar nem
sempre se utiliza desta prática. Pois a maioria se impõe de cima para baixo. A
escola propõe aos alunos a imobilidade
mental, onde os educandos são meros expectadores, perdendo o gosto pela instigação.
Esta forma de educação estática onde os alunos não participam, o conhecimento
oferecido vem pronto, inibindo o aluno a duvidar.
A educação
centralizada e políticas educacionais que não vislumbre a melhoria das condições
de aprendizagem dos educandos, cada vez mais criticada precisa ser repensada.
Segundo Sergio, a educação pode ser feita através de pesquisa da realidade dos
educandos, onde o professor atuaria como mediador, onde se poderia ensinar
matemática, biologia, ciências naturais e meio ambiente. Para Madalena
FreireWeffor em “a paixão de conhecer o mundo” a escola não é boa nem ruim,
apenas não contempla todas as necessidades de aprendizagens dos indivíduos.
Para Sergio um
dos estudiosos dos problemas educacionais os governantes não tem interesse em
criar políticas educacionais que venham melhorar a capacitação profissional e
financeira dos profissionais que atuam na educação. Assim, nem professor, nem
aluno tem estímulos para construir saberes. Mas mesmo sabendo da importância de
seu papel na sociedade o professor sente-se impotente e desestimulado para
trabalhar.
Ao longo dos
tempos a educação transpassa gerações com um sistema autoritário. As clientelas
derivadas das massas populares, periferias de nossa cidade, nos levam a fazer
uma avaliação das políticas educacionais mais apresentadas e reivindicadas
melhorias neste setor.
As organizações
sociais, comunidades também precisam discutir sobre educação no meio onde estão
inseridas. Todas as organizações juntas precisam discutir e buscar soluções que
ajudem melhorar a qualidade da educação da sua própria comunidade. A educação
propiciada com riqueza de recursos didáticos, tecnologia e metodologias significativas
baseada na realidade de sua comunidade bem planejada terão sucesso na
aprendizagem.
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