quinta-feira, 3 de abril de 2014

Resumo do texto: Da nossa escola Primária, do livro Sobre Educação- Diálogos - Paulo Freire e Sergio Guimarães, Volume I –  Ed. Paz e Terra.


Paulo Freire aborda a educação como contribuição social e sua contribuição na vida, também a linguagem da escola enquanto instituição social.


                                         Resumo da nossa escola primária

                              A escola como instituição educacional e a educação por ela apresentada nos leva a refletir sobre a formação dos professores atuantes desde a escola primária que o autor Paulo Freire se refere na obra “Da nossa escola primária” até os dias atuais.
                             O autor Paulo freire dá ênfase na metodologia do processo de construção do conhecimento partindo da pesquisa da realidade do educando. Já a instituição escolar nem sempre se utiliza desta prática. Pois a maioria se impõe de cima para baixo. A escola propõe aos alunos a  imobilidade mental, onde os educandos são meros expectadores, perdendo o gosto pela instigação. Esta forma de educação estática onde os alunos não participam, o conhecimento oferecido vem pronto, inibindo o aluno a duvidar.
                              A educação centralizada e políticas educacionais que não vislumbre a melhoria das condições de aprendizagem dos educandos, cada vez mais criticada precisa ser repensada. Segundo Sergio, a educação pode ser feita através de pesquisa da realidade dos educandos, onde o professor atuaria como mediador, onde se poderia ensinar matemática, biologia, ciências naturais e meio ambiente. Para Madalena FreireWeffor em “a paixão de conhecer o mundo” a escola não é boa nem ruim, apenas não contempla todas as necessidades de aprendizagens dos indivíduos.
                              Para Sergio um dos estudiosos dos problemas educacionais os governantes não tem interesse em criar políticas educacionais que venham melhorar a capacitação profissional e financeira dos profissionais que atuam na educação. Assim, nem professor, nem aluno tem estímulos para construir saberes. Mas mesmo sabendo da importância de seu papel na sociedade o professor sente-se impotente e desestimulado para trabalhar.
                             Ao longo dos tempos a educação transpassa gerações com um sistema autoritário. As clientelas derivadas das massas populares, periferias de nossa cidade, nos levam a fazer uma avaliação das políticas educacionais mais apresentadas e reivindicadas melhorias neste setor.
                             As organizações sociais, comunidades também precisam discutir sobre educação no meio onde estão inseridas. Todas as organizações juntas precisam discutir e buscar soluções que ajudem melhorar a qualidade da educação da sua própria comunidade. A educação propiciada com riqueza de recursos didáticos, tecnologia e metodologias significativas baseada na realidade de sua comunidade bem planejada terão sucesso na aprendizagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário