Após realizar a leitura do artigo
Estratégias Metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos, foi possível
constatar que para que aconteça a aprendizagem de Libras (Língua Brasileira de
Sinais) em alunos que possuem deficiência auditiva, é muito importante que eles
possam visualizar aquilo que lhes esta sendo ensinado.
Falando como futuros educadores,
é muito importante que possamos pensar e ver cada aluno com suas
singularidades, pois cada um possui suas dificuldades, formas de pensar e agir
diante das situações, e nós ouvintes vemos as coisas de uma modo mais fácil,
enquanto que para aqueles que possuem deficiência auditiva, se torna um pouco
mais complicado entender a linguagem social. Sendo então necessário desenvolver
a Linguagem de Sinais para que possa haver comunicação com a sociedade e que
encontrem um espaço em sala de aula para que possam estabelecer relações com
aquilo que é vivido fora dela.
Para que o aluno surdo construa seu
conhecimento em uma sala de aula, ele deve ser estimulado a pensar e a
raciocinar, assim como os alunos ouvintes. Portanto, o professor deve
desenvolver estratégias pedagógicas que despertem o interesse do aluno surdo.
Pensando nas possibilidades de aprendizagem
dos alunos surdos, é muito importante que estas tarefas sejam apresentadas a
eles de forma clara e que possa haver a compreensão dos mesmos através de
imagens e também de associar os objetos concretos com os gestos para que possam
visualizar e assimilar o que esta sendo mostrado e ensinado.
Conforme escrito no artigo, não
se espera de um professor o domínio da língua de sinais, pois para isto existe
o intérprete, porém, é necessário que o professor regente busque um
aprofundamento em Libras, pois para ele seria de grande proveito poder auxiliar
o aluno na compreensão dos conteúdos. Porém não basta apenas dominar a língua
de sinais, se não existir uma metodologia adequada para apoiar aquilo que se
esta explanando, o que incide na necessidade de formação de futuros professores
que saibam elaborar boas aulas, sendo elas claras e que facilitem à atuação do
intérprete e consequentemente a compreensão do aluno surdo.
Os surdos, de um modo geral, têm muita
dificuldade no aprendizado do português escrito e isso acontece porque os
alunos na sua maioria, não conseguem escrever como os ouvintes, uma vez que
pensam e transcrevem este pensamento em Língua de Sinais para a sua escrita.
Sabe-se que a grande maioria da
população surda, nasce em lares de pais “ouvinte”, os quais nunca tiveram
contato com surdo antes, o que pode trazer conseqüências ao desenvolvimento
global dessas crianças, e muito provavelmente dificultará acesso à língua e a
linguagem e a todos os recursos que advêm destas capacidades.
Então acredito que nos que
seremos futuros educadores devemos estar preparados para receber qualquer aluno
seja ele normal ou com alguma deficiência, pois acredito que todos nos seres
humanos temos direito a educação e não só isso, por sermos todos iguais os
direitos de todos também devem ser iguais.
Sabemos que é um grande desafio
transformar a escola comum existente, porém, esta é a escola para todos e de
todos. Temos, pois, que transformar suas práticas educativas, vencendo os
desafios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário