quarta-feira, 2 de abril de 2014

Resenha do Artigo-Estratégias Metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos


Após realizar a leitura do artigo Estratégias Metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos, foi possível constatar que para que aconteça a aprendizagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em alunos que possuem deficiência auditiva, é muito importante que eles possam visualizar aquilo que lhes esta sendo ensinado.

Falando como futuros educadores, é muito importante que possamos pensar e ver cada aluno com suas singularidades, pois cada um possui suas dificuldades, formas de pensar e agir diante das situações, e nós ouvintes vemos as coisas de uma modo mais fácil, enquanto que para aqueles que possuem deficiência auditiva, se torna um pouco mais complicado entender a linguagem social. Sendo então necessário desenvolver a Linguagem de Sinais para que possa haver comunicação com a sociedade e que encontrem um espaço em sala de aula para que possam estabelecer relações com aquilo que é vivido fora dela.

Para que o aluno surdo construa seu conhecimento em uma sala de aula, ele deve ser estimulado a pensar e a raciocinar, assim como os alunos ouvintes. Portanto, o professor deve desenvolver estratégias pedagógicas que despertem o interesse do aluno surdo.

Pensando nas possibilidades de aprendizagem dos alunos surdos, é muito importante que estas tarefas sejam apresentadas a eles de forma clara e que possa haver a compreensão dos mesmos através de imagens e também de associar os objetos concretos com os gestos para que possam visualizar e assimilar o que esta sendo mostrado e ensinado.

Conforme escrito no artigo, não se espera de um professor o domínio da língua de sinais, pois para isto existe o intérprete, porém, é necessário que o professor regente busque um aprofundamento em Libras, pois para ele seria de grande proveito poder auxiliar o aluno na compreensão dos conteúdos. Porém não basta apenas dominar a língua de sinais, se não existir uma metodologia adequada para apoiar aquilo que se esta explanando, o que incide na necessidade de formação de futuros professores que saibam elaborar boas aulas, sendo elas claras e que facilitem à atuação do intérprete e consequentemente a compreensão do aluno surdo.

Os surdos, de um modo geral, têm muita dificuldade no aprendizado do português escrito e isso acontece porque os alunos na sua maioria, não conseguem escrever como os ouvintes, uma vez que pensam e transcrevem este pensamento em Língua de Sinais para a sua escrita.

Sabe-se que a grande maioria da população surda, nasce em lares de pais “ouvinte”, os quais nunca tiveram contato com surdo antes, o que pode trazer conseqüências ao desenvolvimento global dessas crianças, e muito provavelmente dificultará acesso à língua e a linguagem e a todos os recursos que advêm destas capacidades.

Então acredito que nos que seremos futuros educadores devemos estar preparados para receber qualquer aluno seja ele normal ou com alguma deficiência, pois acredito que todos nos seres humanos temos direito a educação e não só isso, por sermos todos iguais os direitos de todos também devem ser iguais.

Sabemos que é um grande desafio transformar a escola comum existente, porém, esta é a escola para todos e de todos. Temos, pois, que transformar suas práticas educativas, vencendo os desafios.

 

 

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