quinta-feira, 3 de abril de 2014

Resenha: Estratégias Metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos

Estratégias Metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos.
O artigo, Estratégias metodológicas para o ensino de Alunos Surdos, dos autores, CAETANO,Juliana F.,LACERDA, Cristina B. F. de; SANTOS, Lara F. dos (orgs.). Introdução a Libras e educação de surdos. São Carlos. EdUFSCar. 2013. nos mostra que o professor de escolas onde há a inclusão de alunos surdos deve ter uma nova visão de ensino, considerando as singularidades de apreensão e construção de sentidos do aluno surdo, ter muita sensibilidade e atenção para perceber as necessidades do aluno, permitir que o aluno estabeleça relações do aprendizado lá de fora com o que ele aprende dentro da escola.
O professor deve facilitar o aprendizado do aluno surdo, usando várias formas e estratégias que auxiliam o aluno a uma maior compreensão dos temas trabalhados em sala de aula, explorar a linguagem visual através de recursos visuais como; filmagem de trechos de filmes, vídeos, criação de programas pedagógicos que utilizam a tecnologia do computador, dança, teatro, imagens.
O aluno surdo tem uma maior percepção visual e maior capacidade de captar e compreender o “saber” e a “abstração” cabe ao professor oferecer subsídios para ampliar seus olhares, desenvolver práticas que beneficiem o seu aprendizado, além disso, o professor sabe que o aluno surdo possui uma língua que deve ser valorizada em sala de aula, ministrado pelo Interprete de Língua de Sinais, devendo o professor dar espaço para o interprete realizar seu trabalho, porém isso não é suficiente para um bom aprendizado do aluno.
O professor deve promover uma parceria com o ILS, para que eles juntos consigam realizar um bom trabalho, dar autonomia para que ele possa acessar o conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula, fazer uma reflexão com o interprete e juntos  buscar meios para se aprofundarem na temática, e assim atingir o objetivo que é a formação do aluno surdo.  

Ao ser professor de aluno surdo não nos obriga saber a língua de sinais corretamente, para isso existe o interprete de libras, devemos dar a chance do aluno se expressar, tentar compreender através dos gestos e olhares, respeitar o aprendizado que ele trás de suas vivencias. Estar sempre buscando estratégias que propiciem um bom aprendizado da turma, em especial o aluno surdo, formar parceria com o ILS, para que juntos possamos realizar um bom trabalho.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário