Estratégias
Metodológicas para o Ensino de Alunos Surdos.
O artigo, Estratégias
metodológicas para o ensino de Alunos Surdos, dos autores, CAETANO,Juliana
F.,LACERDA, Cristina B. F. de; SANTOS, Lara F. dos (orgs.). Introdução a Libras
e educação de surdos. São Carlos. EdUFSCar. 2013. nos mostra que o professor de
escolas onde há a inclusão de alunos surdos deve ter uma nova visão de ensino,
considerando as singularidades de apreensão e construção de sentidos do aluno
surdo, ter muita sensibilidade e atenção para perceber as necessidades do
aluno, permitir que o aluno estabeleça relações do aprendizado lá de fora com o
que ele aprende dentro da escola.
O professor deve facilitar o
aprendizado do aluno surdo, usando várias formas e estratégias que auxiliam o
aluno a uma maior compreensão dos temas trabalhados em sala de aula, explorar a
linguagem visual através de recursos visuais como; filmagem de trechos de
filmes, vídeos, criação de programas pedagógicos que utilizam a tecnologia do
computador, dança, teatro, imagens.
O aluno surdo tem uma maior
percepção visual e maior capacidade de captar e compreender o “saber” e a
“abstração” cabe ao professor oferecer subsídios para ampliar seus olhares,
desenvolver práticas que beneficiem o seu aprendizado, além disso, o professor
sabe que o aluno surdo possui uma língua que deve ser valorizada em sala de
aula, ministrado pelo Interprete de Língua de Sinais, devendo o professor dar
espaço para o interprete realizar seu trabalho, porém isso não é suficiente
para um bom aprendizado do aluno.
O professor deve promover
uma parceria com o ILS, para que eles juntos consigam realizar um bom trabalho,
dar autonomia para que ele possa acessar o conteúdo a ser desenvolvido em sala
de aula, fazer uma reflexão com o interprete e juntos buscar meios para se aprofundarem na
temática, e assim atingir o objetivo que é a formação do aluno surdo.
Ao ser professor de aluno
surdo não nos obriga saber a língua de sinais corretamente, para isso existe o
interprete de libras, devemos dar a chance do aluno se expressar, tentar
compreender através dos gestos e olhares, respeitar o aprendizado que ele trás
de suas vivencias. Estar sempre buscando estratégias que propiciem um bom
aprendizado da turma, em especial o aluno surdo, formar parceria com o ILS,
para que juntos possamos realizar um bom trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário