Apresentação
O presente trabalho apresenta a situação-limite encontrada pelos sujeitos
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido José Vaz, visando expor as fragilidades
da mesma, com sua possível viabilidade.
Das
situações limites ao inédito viável
Dariane Urrutia Dorneles
Dariane Urrutia Dorneles
Com base nos movimentos anteriores do eixo de Cultura, Processos e Escolarização,
nos textos disponíveis no ambiente, nas observações e diálogos na escola parceira
e na leitura atenta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, irei
apresentar tópicos a fim de elucidar as situações-limites, o PPP da escola, a
visão dos sujeitos, a relação com a aprendizagem, finalizando com o inédito
viável.
Através das observações e pesquisas realizadas na escola parceira pude ter
uma noção maior de como é o funcionamento da mesma, em diálogos com os sujeitos
da escola o que foi apontado, tanto por pais como por professores e funcionários,
como maior obstáculo para o aprendizado dos alunos foi a falta de participação
de alguns pais na vida escolar de seus filhos com uma inversão de valores onde
a família esta transferindo a responsabilidade de educar somente para a escola,
isso se vislumbrou como a maior dificuldade dentro da escola.
No PPP existem itens e discussões que são sugestões e tentativas de sanar
tal situação-limite apresentada, neste existe uma análise da realidade desta escola
onde fala que “Em relação a questão organizativa a escola possui o Círculo de
Pais e Mestres e o Conselho Escolar. O Círculo de Pais e Mestres tem por
finalidade colaborar na assistência e formação do educando, por meio da aproximação
entre pais, alunos e professores, promovendo a integração comunidade-escola.
Esta integração se faz necessária, devido a grande importância da participação
dos pais na vida escolar do aluno.”,de inicio o PPP destaca o Circulo de Pais e
Mestres e o Conselho Escolar, ambos com participação ativa dos pais, com
intencionalidade de perfazer uma efetiva participação e integração dos pais.
Além disto também busca aproximar os pais através de reuniões e
incentivando-lhes a participar de COM e Conselho Escolar, como esta em outro
trecho do PPP “...acontecem reuniões trimestrais com pais, CPM e Conselho Escolar”.
Nos objetivos específicos do PPP da escola parceira existe um item que se
refere a busca pela integração da escola com a família, onde diz que um dos objetivos
é “Fazer da escola um ambiente acolhedor, criando estratégias que motivem a
comunidade a assumir o compromisso da educação para todos conscientizando-a da
busca da necessidade de aprender, adaptando-se às novas necessidades e a
urgência na educação integral.” Isto nos diz que a escola procura criar
estratégias para incentivar a família de seus alunos a estar presente no
ambiente escolar para que assim possa compreender as necessidades de sempre
aprender freqüentar a escola.
Outro ponto do PPP da escola parceira que busca reverter esta situação limite
esta em alguns itens das metas da escola para este ano como: “Integração escola-família-comunidade;
Criação de sala de recursos multifuncionais; Adaptação do espaço físico para
atender a Educação Infantil”, estes itens além de chamar as famílias para a
escola e incluir a promoção de atividades que envolvam toda a comunidade, falam
sobre melhorias na infra estrutura do ambiente escolar, o que é algo novo, o
que sempre tem um bom aceitamento por parte de todos.
Através de diálogos, observações e investigações foi possível notar que os
sujeitos da escola parceira possuem suas opiniões formadas em relação à situação-limite
colocada neste trabalho, pois, cada sujeitos expressou de sua forma suas ideais
e seus anseios.
Uma mãe de aluno quando indagada sobre o assunto relatou o seguinte: “Eu
não estudei, mas quero que minha filha estude para ser alguém na vida”, esta fala
apresenta o interesse que esta mãe demonstra em sua filha estudar diferente dela
que não teve a mesma oportunidade que agora a filha esta tendo, isto demonstra
o oposto da situação-limite apresenta aqui, pois, temos na escola parceira
algumas exceções de famílias que se importam com a vida escola de seus filhos.
Em contraponto a isto existem aqueles que não se importam com isto, pois, não
sabem direito nem quem é o professor da turma em que seu filho esta estudando,
isto acontece mais frequentemente nos anos finais do ensino fundamental, nos
anos iniciais não é comum.
Uma funcionaria da escola relatou o seguinte: “Acho que todos nos que trabalhamos
na escola temos o papel de educar as crianças, cada um em seu setor. Acho que
pela nossa escola ser pequena e se localizar em vila da cidade, alguns pais não
estão nem ai para os filhos aprenderem alguma coisa para suas vidas.”
Uma professora relata o seguinte: “Acredito que uma as maiores dificuldades
encontradas na escola é a falta de interesse por parte dos pais em acompanhar a
vida escolar de seus filhos, com isso temos um aumento na evasão escolar e uma
diminuição no rendimento escolar de nossos alunos. Nossa escola tem muitas
potencialidades, com ótimos funcionários, desde o diretor até os serventes, e
acredito que todos nós podemos contribuir de alguma forma para termos melhorias
na educação.”
A diretora da escola falou o seguinte: “Sempre se tem alguma dificuldade,
na nossa escola elas são quanto à inversão de valores que existe na família, a família
esta transferindo a responsabilidade de educar somente para a escola.” As professoras
dizem que algumas fragilidades que podem surgir é a falta de participação dos
pais na vida escolar dos filhos. Os pais reclamam de alguns professores e
também falam de pais que não dão interesse em mandar seus filhos para a escola.
A servente disse o seguinte: “Na minha opinião, os pais não ajudam as crianças
em casa e isso não compete somente a escola e os pais deixam a responsabilidade
toda para a escola, deixam os filhos soltos na rua e nem se interessam em
mandar eles para a aula.”
Como foi possível notarmos, na escola existem diferentes tipos de sujeitos
com diferentes formas de pensar e cabe a nós tentar entender e compreender que
cada sujeito é único e tem o direito de ter suas convicções, assim acredito que
o que pode ser um ponto negativo na escola parceira é a falta de interesse da parte
de alguns pais em ir até a escola para saber se seus filhos estão indo bem nos
estudos, e isto eu senti também em conversa com os próprios pais, alguns não
demonstram mínimo interesse em saber como é a forma de avaliação da escola ou
até mesmo se existe alguém que observa o recreio na escola que são fatores
simples de serem observados por estes. Mas pude observar também que a escola
tem muitos pontos positivos vistos por estes sujeitos que fazem parte desta
escola, como ter bons professores e saber que seus filhos estão bem cuidados na
escola e que estão aprendendo algo para seu futuro.
A situação-limite destacada interfere diretamente na aprendizagem de alguns
alunos, pois, estes alunos que não podem contar com o apoio e a colaboração das
pessoas que deveriam ser seus maiores exemplos para a vida, fica cada vez mais
difícil resgatar este avanço nos estudos e na vida.
Assim podemos dizer que a intencionalidade da escola deve ser a de auxiliar
estes alunos, pois, sem o amparo da família, estes ficam prejudicados em seu
aprendizado. Mas, não podemos transferir o papel de educar somente para a escola,
fazendo o papel que caberia a família.
As possibilidades para qualificar a situação-limite apresentada, seria promover
mais eventos e reuniões ao decorrer do ano, com encontros entre as famílias e
os profissionais da escola para que assim possa haver uma maior interação entre
os sujeitos que fazem parte deste processo. Também poderiam ser realizadas
palestras que fossem do interesse dos pais, para estes irem até a escola para
assim se interarem do que acontece na escola de seus filhos.
Acredito que na escola parceira seja viável a superação desta situação-limite,
visto que a escola esta situada em um bairro pequeno da cidade em que a mesma é
uma referência para todos naquela comunidade, assim, posso dizer que o motivo
desta situação-limite seria somente a falta de interesse por parte de alguns
pais.
Referências
bibliográficas:
Projeto Político
Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido José Vaz
Textos de apoio
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