quinta-feira, 3 de abril de 2014

DAS SITUAÇÕES LIMITES AO INÉDITO VIÁVEL



Apresentação

O presente trabalho apresenta a situação-limite encontrada pelos sujeitos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido José Vaz, visando expor as fragilidades da mesma, com sua possível viabilidade.

Das situações limites ao inédito viável

                                                                                                         Dariane Urrutia Dorneles

Com base nos movimentos anteriores do eixo de Cultura, Processos e Escolarização, nos textos disponíveis no ambiente, nas observações e diálogos na escola parceira e na leitura atenta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, irei apresentar tópicos a fim de elucidar as situações-limites, o PPP da escola, a visão dos sujeitos, a relação com a aprendizagem, finalizando com o inédito viável.
Através das observações e pesquisas realizadas na escola parceira pude ter uma noção maior de como é o funcionamento da mesma, em diálogos com os sujeitos da escola o que foi apontado, tanto por pais como por professores e funcionários, como maior obstáculo para o aprendizado dos alunos foi a falta de participação de alguns pais na vida escolar de seus filhos com uma inversão de valores onde a família esta transferindo a responsabilidade de educar somente para a escola, isso se vislumbrou como a maior dificuldade dentro da escola.
No PPP existem itens e discussões que são sugestões e tentativas de sanar tal situação-limite apresentada, neste existe uma análise da realidade desta escola onde fala que “Em relação a questão organizativa a escola possui o Círculo de Pais e Mestres e o Conselho Escolar. O Círculo de Pais e Mestres tem por finalidade colaborar na assistência e formação do educando, por meio da aproximação entre pais, alunos e professores, promovendo a integração comunidade-escola. Esta integração se faz necessária, devido a grande importância da participação dos pais na vida escolar do aluno.”,de inicio o PPP destaca o Circulo de Pais e Mestres e o Conselho Escolar, ambos com participação ativa dos pais, com intencionalidade de perfazer uma efetiva participação e integração dos pais. Além disto também busca aproximar os pais através de reuniões e incentivando-lhes a participar de COM e Conselho Escolar, como esta em outro trecho do PPP “...acontecem reuniões trimestrais com pais, CPM e Conselho Escolar”.
Nos objetivos específicos do PPP da escola parceira existe um item que se refere a busca pela integração da escola com a família, onde diz que um dos objetivos é “Fazer da escola um ambiente acolhedor, criando estratégias que motivem a comunidade a assumir o compromisso da educação para todos conscientizando-a da busca da necessidade de aprender, adaptando-se às novas necessidades e a urgência na educação integral.” Isto nos diz que a escola procura criar estratégias para incentivar a família de seus alunos a estar presente no ambiente escolar para que assim possa compreender as necessidades de sempre aprender freqüentar a escola.
Outro ponto do PPP da escola parceira que busca reverter esta situação limite esta em alguns itens das metas da escola para este ano como: “Integração escola-família-comunidade; Criação de sala de recursos multifuncionais; Adaptação do espaço físico para atender a Educação Infantil”, estes itens além de chamar as famílias para a escola e incluir a promoção de atividades que envolvam toda a comunidade, falam sobre melhorias na infra estrutura do ambiente escolar, o que é algo novo, o que sempre tem um bom aceitamento por parte de todos.
Através de diálogos, observações e investigações foi possível notar que os sujeitos da escola parceira possuem suas opiniões formadas em relação à situação-limite colocada neste trabalho, pois, cada sujeitos expressou de sua forma suas ideais e seus anseios.
Uma mãe de aluno quando indagada sobre o assunto relatou o seguinte: “Eu não estudei, mas quero que minha filha estude para ser alguém na vida”, esta fala apresenta o interesse que esta mãe demonstra em sua filha estudar diferente dela que não teve a mesma oportunidade que agora a filha esta tendo, isto demonstra o oposto da situação-limite apresenta aqui, pois, temos na escola parceira algumas exceções de famílias que se importam com a vida escola de seus filhos. Em contraponto a isto existem aqueles que não se importam com isto, pois, não sabem direito nem quem é o professor da turma em que seu filho esta estudando, isto acontece mais frequentemente nos anos finais do ensino fundamental, nos anos iniciais não é comum.
Uma funcionaria da escola relatou o seguinte: “Acho que todos nos que trabalhamos na escola temos o papel de educar as crianças, cada um em seu setor. Acho que pela nossa escola ser pequena e se localizar em vila da cidade, alguns pais não estão nem ai para os filhos aprenderem alguma coisa para suas vidas.”
Uma professora relata o seguinte: “Acredito que uma as maiores dificuldades encontradas na escola é a falta de interesse por parte dos pais em acompanhar a vida escolar de seus filhos, com isso temos um aumento na evasão escolar e uma diminuição no rendimento escolar de nossos alunos. Nossa escola tem muitas potencialidades, com ótimos funcionários, desde o diretor até os serventes, e acredito que todos nós podemos contribuir de alguma forma para termos melhorias na educação.”
A diretora da escola falou o seguinte: “Sempre se tem alguma dificuldade, na nossa escola elas são quanto à inversão de valores que existe na família, a família esta transferindo a responsabilidade de educar somente para a escola.” As professoras dizem que algumas fragilidades que podem surgir é a falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos. Os pais reclamam de alguns professores e também falam de pais que não dão interesse em mandar seus filhos para a escola. A servente disse o seguinte: “Na minha opinião, os pais não ajudam as crianças em casa e isso não compete somente a escola e os pais deixam a responsabilidade toda para a escola, deixam os filhos soltos na rua e nem se interessam em mandar eles para a aula.”
Como foi possível notarmos, na escola existem diferentes tipos de sujeitos com diferentes formas de pensar e cabe a nós tentar entender e compreender que cada sujeito é único e tem o direito de ter suas convicções, assim acredito que o que pode ser um ponto negativo na escola parceira é a falta de interesse da parte de alguns pais em ir até a escola para saber se seus filhos estão indo bem nos estudos, e isto eu senti também em conversa com os próprios pais, alguns não demonstram mínimo interesse em saber como é a forma de avaliação da escola ou até mesmo se existe alguém que observa o recreio na escola que são fatores simples de serem observados por estes. Mas pude observar também que a escola tem muitos pontos positivos vistos por estes sujeitos que fazem parte desta escola, como ter bons professores e saber que seus filhos estão bem cuidados na escola e que estão aprendendo algo para seu futuro.
A situação-limite destacada interfere diretamente na aprendizagem de alguns alunos, pois, estes alunos que não podem contar com o apoio e a colaboração das pessoas que deveriam ser seus maiores exemplos para a vida, fica cada vez mais difícil resgatar este avanço nos estudos e na vida.
Assim podemos dizer que a intencionalidade da escola deve ser a de auxiliar estes alunos, pois, sem o amparo da família, estes ficam prejudicados em seu aprendizado. Mas, não podemos transferir o papel de educar somente para a escola, fazendo o papel que caberia a família.
As possibilidades para qualificar a situação-limite apresentada, seria promover mais eventos e reuniões ao decorrer do ano, com encontros entre as famílias e os profissionais da escola para que assim possa haver uma maior interação entre os sujeitos que fazem parte deste processo. Também poderiam ser realizadas palestras que fossem do interesse dos pais, para estes irem até a escola para assim se interarem do que acontece na escola de seus filhos.
Acredito que na escola parceira seja viável a superação desta situação-limite, visto que a escola esta situada em um bairro pequeno da cidade em que a mesma é uma referência para todos naquela comunidade, assim, posso dizer que o motivo desta situação-limite seria somente a falta de interesse por parte de alguns pais.


Referências bibliográficas:

Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido José Vaz
Textos de apoio

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